Zé, para os iletrados em desportos que apontam a buracos, como é o meu caso, explica lá isso do HCP 

HCP = Handicap
Nos torneios amadores é comum nivelarem-se os jogadores pelo seu Handicap com a "oferta" de pancadas que se somam ao Par (professional average result) do campo. Assim, um Handicap 18 num par 72 joga para 90 pancadas e um Handicap 5 joga pra 77 pancadas no mesmo campo.
No caso da aferição do HCP, quase todos os torneios são válidos, direi mais de 99%, até pó uma questão de credibilidade o que torna o processo muito mais verdadeiro. Neste momento, parece-me, que o Padel, por ser ainda muito jovem e estar em franca expansão, ainda não tem os jogadores devidamente alinhados e deveria ser prática dos clubes realizar torneios que contassem para o nivelamento dos jogadores - aqui incluo também as Ligas do fórum. É claro que FP Golfe não cobra nada por torneio aos clubes - estes pagam apenas uma quota anual e normal à FPG.
Julgo que assim fomentar-se-ia duma melhor forma a criação de torneios sérios e credíveis e todos os jogadores veriam o seu tempo bem ocupado com jogos mais nivelados. Um bom sistema informático é essencial. A FPG usa o datagolfe. Deve ter uns custos ainda significativos, mas é um sistema muito bom é fácil de usar.
Acho que este seria um bom caminho, mas pode haver outros. O que interessa é que se procure aumentar os número de jogadores nos torneios e a sua competitividade.
Abraço