ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Quantidade não é qualidade...  (Lida 7897 vezes)

JR

• Padel Geek
Quantidade não é qualidade...
« em: Maio 23, 2017, 05:49:50 pm »

Tenho andado há algum tempo a pensar se deveria escrever este tópico ou não mas cá vai (isto vai talvez ferir susceptibilidades mas pronto)...

O Padel é o desporto onde os jogadores mais insatisfeitos estão com a sua principal ferramenta de prática de desporto.
» No futebol, os jogadores não trocam de chuteiras de 3 em 3 meses;
» No hóquei em patins, os jogadores só trocam de stick quando o partem e raramente usam modelos diferentes;
» No ténis, os jogadores trocam cordas quando as partem e a raquete quando a partem. Não mudam assim de modelo tão facilmente;

Vem isto à baila por causa da foto em anexo. Uma pessoa conhecida minha tem em casa e no seu paletero a bela colecção de palas em anexo - 5. Uma redonda, goma soft (Wilson). As outras se me recordo são todas em lágrima, umas com mais, outras menos saída e potência, devem ter pesos e balanços diferentes de certeza...

Tenho sentido ultimamente junto com os meus amigos e conhecidos que muito facilmente se troca de pala, se vende e experimenta. Não só é injusto para o próprio jogador porque pega num formato que até pode ser semelhante mas com uma sensação diferente, como a marca fica com "má imagem" porque quando se joga uma ou duas vezes com uma pala não se consegue tirar tudo aquilo que a pala nos pode vir a dar - certo que já usei palas que me deram muito à primeira experiência e algumas que me derão zero...

Eu só peguei uma vez numa Head do Bela e como aquilo me fez doer muito o cotovelo "limpei" imediatamente Head da minha ideia e de repente no Porto usa-se muito a Head do Sanyo... Joguei uma vez com uma Belcher e nunca me adaptei e digo maravilhas da minha Yarara 2017 Edition...

Qual o vosso feeling? Conscientemente notam que experimentam demasiado e isso influencia o vosso jogo?

Abraço e bons jogos
JR

Registado

NS

• Administrador
  • Padel Geek
  • Moderador
Re: Quantidade não é qualidade...
« Responder #1 em: Maio 23, 2017, 06:21:10 pm »

Ora... eu tenho a mania de experimentar raquetes e por isso sinto-me à vontade de comentar este post.

Sobre ter várias raquetes:

Não faz sentido ter tantos modelos de raquetes... não há nenhuma razão pratica para isso... eventualmente há quem tenha duas porque:

Raquete diferente para inverno/verão: Com o calor do Verão e frio de Inverno o tema "saida" de bola é influenciado, pois com o calor toda a estrutura da pala fica mais mole e portanto mais elasticas

Raquete diferente para cotovelo cansado: há quem tenha duas raquetes, uma que gosta mesmo e outra que acaba por ter para quando exagera no numero de dias/horas de jogo

São estas as duas unicas razões logicas/válidas que fui vendo nos jogadores para se ter várias raquetes em simultaneo. Tudo o resto é mania. Cada um faz o que quer, logicamente, e não há censura por isso.

Sobre trocar várias vezes de raquete:

Aqui ainda menos razão há. A escolha de uma raquete não tem nada de cientifico. Uma raquete é "a certa" porque se gosta de jogar com ela. Por isso trocar de raquete alinha por essa logica...que é não ter logica nenhuma.
Há raquetes melhores para determinado estilo de jogo e tambem por isso, se pode tirar mais proveito das suas caracteristicas.
O que nao se deve nunca ter, é uma raquete que se espera que colmate as nossas falhas.
Ahhh eu nao sei fazer smash e por isso quero uma raquete de maior potencia!!
Ahhh as bolas fica todas na rede e por isso quero uma com mais saida
etc. etc.
Devemos ter uma raquete adequada e equilibrada se temos falhas (especialmente com maior swet spot e saida moderada).
E jogar e jogar e jogar com ela ate apurar a tecnica. Uma coisa é experimentar raquetes dos amigos...agora para jogar sendo nossa..é contraproducente.
Contra mim falo...Já tive umas 10 raquetes (?)..nem sei... e experimento quase tudo o que apanho mas é mania.
E voces que jogam comigo (pacientemente) bem que me dão na cabeça por isso.
É um facto... encontrem um tipo de molde/goma que se adapta a voces e variem pouco.

nota final:
para jogadores intensivos (varias vezes por semana) e caso batam com muita força... com os meses, a goma fica compactada e por isso altera o comportamento da raquete (na saida). Isso pode ser um factor de decisão para mudança

Enfim, querem jogar bem: comprem bons tenis/sapatilhas e vão ter aulas, usem a mesma raquete para ganhar memoria de braço, vão variando de adversarios para nao ganharem rotinas de jogar sempre contra os mesmos, no oposto tentem jogar o max de tempo com o mesmo parceiro para ganharem rotinas de dupla.

Chavões/conselhos:

"A escolha de uma raquete é uma questão muito menos tecnica do que se pensa" - by guru Plantier
"Mais vale uma boa raquete usada que uma má raquete nova" - by guru Pepper
"Se tiverem duvidas perguntem no forum" - by toda a gente!
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

PM

• Cromo
« Responder #2 em: Maio 23, 2017, 11:07:12 pm »

Bom sumario e coisas acertadas...
Acho que só faltou referir que com o evoluir do jogo/tecnica...  há alturas em que trocar de raquete é quase "obrigatório"... melhor dominio da tecnica... tambem requer/permite outro tipo de raquetes...  e que algumas vezes até ajuda
Mas como disseste e mto bem... não e a raquete que faz o jogador...

E uma raquete nova é sempre um encanto... pode é nao haver adaptação... ou lá está..... nao ter tecnica para ela.....
o que já me aconteceu umas 12 vezes :)

Não condeno o homem das 5 raquetes...mas tambem digo o que está no meu saco para não me crucificarem !!!

Registado

PM

• Cromo
« Responder #3 em: Maio 23, 2017, 11:22:01 pm »

Perdendo a vergonha....
Comecei a jogar padel há precisamente um ano ....

Drop Shot ????
Royal Padel whyp
Royal Padel Whyp Pro
Siux Platinum
StarVie R91 Basalto
Adidas Adipower Attack
Padel Session Cayman 2
Royal Padel Aniversario M27 2017
Royal Padel Any 2016
Black Crown Piton 5
BullPadel Hack
Siux Diablo Grafeno
Fakun 512
Siux Diablo Mate Dourada

Se pretenderem saber algo sobre estas... perguntem...
Registado

Farrajota

• Cromo
    • Ode aos Bolos
« Responder #4 em: Maio 23, 2017, 11:31:41 pm »

Olha, um tópico que é a minha cara.

Qual é a vossa média partir raquetes? Por aqui costumam durar 6 a 8 meses.

Atualmente tenho algumas raquetes:

- Falkom A500 Mix (Corsair)
- Falkom X31 Soft (Nemesis)
- Falkom B52 Mix (Predator)

Comprei inicialmente para testar qual a goma e o formato que mais me agradava, a goma é claramente a mix (soft-pro-soft) e como sou jogador de esquerda decidi ir para a mesma goma mas num formato ligeiramente mais lágrima. no entretanto também já consegui rachar a Corsair. e é por causa da goma é que tenho a Nemesis à venda. todas estas raquetes são bastante manejáveis (370~375 g).

- StarVie Pyramid R80 Soft

Raquete bastante equilibrada e perfeita para iniciantes, costuma ser a raquete que costumo emprestar, embora no passado tenha chegado a jogar torneios com ela. Também a tenho à venda caso apareça alguém interessado. Basicamente é uma raquete boa e barata que não me causa grande rombo ao andar no saco só porque sim.

- Black Crown Piton 5.0

Quando o pessoal insiste com bolas mais velhas ou quando as condições não são as melhores (frio, humidade) esta raquete é a ideal. Tem um pouco mais de saída de bola que as mix e um belo sweet spot, o que é suficiente para fazer a diferença em condições menos perfeitas. Também é uma raquete que dá bem para jogar no Verão, só tenho de me adaptar um pouco. é mais pesada que as Falkom que tenho (390 g) algo que se nota mais no braço do que propriamente na potência.

O meu objetivo é manter 3: Falkom Corsair, Falkom Predator, Black Crown Piton 5.0

Tenho ainda uma Diablo reparada "emprestada" ao meu tio, mas essa já nem a conto como minha. ;D
« Última modificação: Maio 23, 2017, 11:33:18 pm por Farrajota »
Registado
eternamente contra a corrente, salmão imortal.

votan

• Cromo
  • Tux Smash
« Responder #5 em: Maio 24, 2017, 09:04:41 am »

Eu tenho uma regra que vem dos meus tempos de Ténis de Mesa: Por muito má que a raquete pareça, tens que jogar pelo menos 6 meses com ela para saberes se é realmente boa ou não.
No Ténis de Mesa, a raquete tem muita influência no jogo. Escolher a raquete certa com as borrachas certas é um processo semelhante ao do Padel (escolher a saída que preferes, a dureza da raquete, etc) e a oferta também é muita. A minha abordagem sempre foi:
  • Pesquisar e decidir que setup quero usar
  • Usar pelo menos 6 meses antes de descartar a opção escolhida
No que toca a Padel, só jogo há 2 meses, portanto não tenho conhecimento para fazer uma escolha certeira de raquete, mas já comprei uma (mais influênciado pelo preço do que pela marca ou modelo, se bem que sei que prefiro raquetes lágrima) e agora, dê por onde der (salvo se a raquete se partir antes), vou usá-la durante 6 meses. Após esse tempo, vou pensar se gosto da raquete. Se não gostar, vou ver o que queria que ela tivesse/não tivesse e tentar encontrar um modelo que se aproxime mais da minha "raquete ideal".
Neste momento, para encontrar a "raquete ideal", primeiro tenho que saber qual é. Para isso é preciso jogar, treinar e conhecer o meu jogo.
Registado
The Penguin is the life.

jaba73

• Cromo
« Responder #6 em: Maio 24, 2017, 09:10:43 am »

Quando jogava ténis, tinha 2 raquetes e aí fazia sentido por causa das elevadas possibilidades de partir corda.

No padel...conheço quem tenha 3 iguais...ora se duas diferentes não me faz muito sentido, a menos que seja um jogador que alterne constantemente a posição de jogo, e prefira um tipo de raquete para a direita e outro para a esquerda...aqui talvez...

Quanto à questão Verão/Inverno...a minha noobice sobre a composição das palas não permite grandes comentários...se alguém quiser esclarecer...

pepper

• Administrador
  • Padel Geek
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
« Responder #7 em: Maio 24, 2017, 10:13:20 am »

Quanto à questão Verão/Inverno...a minha noobice sobre a composição das palas não permite grandes comentários...se alguém quiser esclarecer...

tem não só a ver com a composição das raquetes, como, e em minha opinião, sobretudo pela bolas, que saltam muito mais. durante algum tempo usei a yarara edition 2013 no inverno e a bamboo 2014 no verão, quer jogasse à direita ou esquerda. a bamboo no verão era um mimo. um controlo brutal e de cada vez que precisava de acelerar a pancada, era sacar x3 sem problema.

e já que falam nisso, tenho de ver se dou descanso à king cobra e se arranjo uma bamboo liquid das novas para começar a jogar agora que já está calor :)
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

jaba73

• Cromo
« Responder #8 em: Maio 24, 2017, 10:34:23 am »

Grande Pepper!

Então, hipoteticamente falando, se quisesse investir numa pala nova (usada), atualmente tenho a Wing Pro 2016, jogo do lado direito, mas aventuro-me na esquerda muitas vezes, qe tendo em consideração o tempo no Algarve, que raquete aconselhariam?

P. Louro

• Cromo
« Responder #9 em: Maio 24, 2017, 10:37:20 am »

Tópico engraçado JR  :)

1) Composição das raquetes:
Claro que a composição das raquetes tem impacto directo no seu comportamento. Mas será que não se exagera na sua análise? Foi como disse num post ao lado relativamente à colecção da Vibora, pedi ao pepper para dar um feedback do resultado de cada raquete porque, sinceramente, interessa-me pouco se foi feita em Fibra ou pastilha elástica... Um ilustre responsável de um clube de padel, em conversa confidenciou-me que ficava sempre "nervoso" sempre que lhe iam perguntar especificidades sobre as gomas das palas ... no entanto, é das pessoas com mais autoridade para falar da qualidade/resultado de palas ...

2) Impacto no jogo:
É óbvio que uma raquete com diferentes características tem impacto directo no jogo de cada um. Mas será que muitas vezes não se anda a mascarar os problemas técnicos do jogador? Um tipo que só manda bilhetes até pode ter uma raquete com menos potência/saída que vai falhar menos 10% ... mas o problema continua nos bilhetes e não na virtude do pau...

E agora, a pergunta que me parece que o JR queria fazer:

"Não se anda a desculpar a ausência de evolução no jogo com as raquetes, procurando incessantemente a pala perfeita e descurando o desenvolvimento do jogador?"
Registado

votan

• Cromo
  • Tux Smash
« Responder #10 em: Maio 24, 2017, 11:05:46 am »

mas o problema continua nos bilhetes e não na virtude do pau...
Podia fazer tantas piadas com este comentário, que nem vou dizer nada....

"Não se anda a desculpar a ausência de evolução no jogo com as raquetes, procurando incessantemente a pala perfeita e descurando o desenvolvimento do jogador?"
Completamente.
Desculpem voltar a traçar o paralelismo com o Ténis de Mesa, mas nesse desporto a raquete é muito importante (tão ou mais que no padel). Rigidez e aderência das borrachas, rigidez e espessura das esponjas, rigidez e equilíbrio da madeira, peso total do equipamento.. tudo isso influência a pancada. No entanto, os melhores jogadores estimam uma importância entre 10 a 15 % na qualidade do jogo. Tudo o resto é treino. Aqui acho que a influência será semelhante (ou até menor, já que não há o fator "aderência" no top spin).
Na minha opinião, a raquete é importante (não digo que não) mas só depois de o nosso jogo atingir um certo nível.
Há um grande interesse (outra vez, como no Ténis de Mesa) por parte das marcas em hiperbolizar a importância do equipamento. Um gajo lê reviews e aquilo até parece que a raquete joga sozinha. Na prática interessa mais o fator segurança (como já foi dito, o calçado, por exemplo) treino... muito treino.

Eu jogo Ténis de Mesa desde pequeno. Se eu pegar numa pessoa que não saiba jogar, ou jogue pouco, e a deixar experimentar uma daquelas raquetes de 20 euros da Decathlon e a minha raquete (que custou pouco mais de 100 euros e que eu construí com os elementos à medida do meu estilo de jogo), ele vai achar a da dechatlon melhor e, provavelmente, nem vai conseguir jogar com a minha.

É um pouco como comprar calçado. Podes comprar os melhores ténis do mundo, mas se foram de tamanho 30 e tu calçares o 40, não te vão servir de grande coisa.
Registado
The Penguin is the life.

tiagosousagomes

• Cromo
« Responder #11 em: Maio 24, 2017, 11:55:27 am »

Nem de propósito, tinha isto hoje no email: https://www.streetpadel.es/blog/cuando-cambiar-nuestra-pala-padel/

Enviado do meu iPhone usando o Tapatalk
Registado

F. Cardoso

• Cromo
    • Padel Club Torres Novas
« Responder #12 em: Maio 24, 2017, 12:03:25 pm »

Quando jogava ténis, tinha 2 raquetes e aí fazia sentido por causa das elevadas possibilidades de partir corda.

No padel...conheço quem tenha 3 iguais...ora se duas diferentes não me faz muito sentido, a menos que seja um jogador que alterne constantemente a posição de jogo, e prefira um tipo de raquete para a direita e outro para a esquerda...aqui talvez...

No mundial na Quinta da Marinha estive sentado atrás do Miguel Lamperti que trazia um paletero com 6 palas: 2 Nox ML10 Pro P.3 (para piso rápido) e 4 Nox Stinger Elite (para piso lento).
Registado

JR

• Padel Geek
« Responder #13 em: Maio 24, 2017, 01:07:03 pm »

Tópico engraçado JR  :)

1) Composição das raquetes:
Claro que a composição das raquetes tem impacto directo no seu comportamento. Mas será que não se exagera na sua análise? Foi como disse num post ao lado relativamente à colecção da Vibora, pedi ao pepper para dar um feedback do resultado de cada raquete porque, sinceramente, interessa-me pouco se foi feita em Fibra ou pastilha elástica... Um ilustre responsável de um clube de padel, em conversa confidenciou-me que ficava sempre "nervoso" sempre que lhe iam perguntar especificidades sobre as gomas das palas ... no entanto, é das pessoas com mais autoridade para falar da qualidade/resultado de palas ...

2) Impacto no jogo:
É óbvio que uma raquete com diferentes características tem impacto directo no jogo de cada um. Mas será que muitas vezes não se anda a mascarar os problemas técnicos do jogador? Um tipo que só manda bilhetes até pode ter uma raquete com menos potência/saída que vai falhar menos 10% ... mas o problema continua nos bilhetes e não na virtude do pau...

Pedro, é isso mesmo.
Cada vez mais acredito que o jogador evolui menos quanto maior o numero de vezes que troca de pala. E vejo malta a trocar de pala todos os meses!!!!!!!

JR
Registado

jaba73

• Cromo
« Responder #14 em: Maio 24, 2017, 01:56:35 pm »

No mundial na Quinta da Marinha estive sentado atrás do Miguel Lamperti que trazia um paletero com 6 palas: 2 Nox ML10 Pro P.3 (para piso rápido) e 4 Nox Stinger Elite (para piso lento).

Certo, mas aí estamos a falar de profissionais! Não de jogadores de "fim de semana" como nós.

Isso dos campos é curioso. Onde jogo há lentos, demasiado lentos e hiper rápidos...:)