No meu caso, a qualidade das meias também ajuda muito, em particular para evitar outros problemas recorrentes como bolhas.
Não sou a pessoa mais indicada para falar aqui de calçado, porque jogo padel há menos de 1 ano e sempre utilizei calçado de corrida (por habitualmente correr e por ter vários pares desse tipo de calçado). Experimentei nas primeiras vezes e em termos de conforto e aderência senti-me confortável para
arriscar qualquer tipo de movimento. Isto serve de pouco, porque como já foi dito, cada caso é um caso e eu próprio experimentei 3 pares diferentes e só com uns me senti à vontade.
Também vejo pessoas a correr com calçado de futsal, de sandálias ou até descalços e com excelentes resultados. O que costumamos dizer na corrida é que não há calçado perfeito e o que resulta para mim, pode ser a pior coisa para todos os outros
O mesmo se passa no padel em relação às raquetes. Algumas geram algum consenso, mas a maioria não. E pelo que vejo, no calçado também.
A questão das meias é também importante para quem tem (como eu) propensão a bolhas. Os pés estão sujeitos a muita fricção durante um jogo, por isso, escolha dos materiais, costuras, etc., faz diferença. Mas lá está enquanto a maioria pode até jogar com as célebres meias da raquete tão famosa nos anos 80 em que 5 pares custam 2€, no extremo oposto há quem tenha que comprar um par de meias por 15€ para não ter problemas (felizmente dou-me bem com as meias de 3 e 4 €)