A dificuldade no Padel (para quem joga há dois meses como eu) tem muito a ver com o parceiro. Enquanto não arranjamos um parceiro a sério, podemos apanhar alguém que só envia bolas ao vidro, alguém que aparece com raquetes de €300 e os ténis do Bela e depois não sabe fazer um volley ou alguém que nem sequer tem raquete e joga com uma emprestada e joga muito bem - já me aconteceu.
A comunicação só se ganha com jogos. E com jogos com a mesma pessoa. Portanto mais importante para mim é arranjar um parceiro fixo - já pedi um parceiro fixo ao Pai Natal, vamos ver se me ouve (e nada de piadas sim?!?!?!)
Já joguei com pessoas que não falam, com pessoas que falam a meio dos pontos, com pessoas que dizem tudo e mais alguma coisa.
Pontos importantes para mim por ordem de importância:
1 - Nos globos que vamos buscar ao vidro de trás, por mais que olhe para a dupla adversária enquanto a bola ainda vem a descer, posso vê-los a subir imediatamente, vê-los parados e eles ficarem ao fundo, vê-los parados e eles só subirem na ultima....É importante ter alguém a dizer "subiram os dois", "ficaram os dois", "subiu o teu / meu", "subiram meio/subiram largo". Ajuda na definição de pancada, porque podemos fazer um novo globo, fazer uma pancada mais técnica para os passar (ao meio de estiverem largos, lateral se estiverem juntos)...
Esta é para mim a essencial.
2- "Vou ao meio" - Quando não se conhece o parceiro...O primeiro ponto que defino é quem vai ao meio. Normalmente aconselho quem fica à esquerda (Se for destro a pancada será a direita e é a mais natural). Eu jogo normalmente à direita portanto esta pancada será sempre backhand para mim - eu safo-me bem com uma pancada defensiva / atacante de backhand neste caso - mas a direita é sempre mais "natural", em principio. É importante esclarecer quem assume a importância da pancada...
Abraço
JR