Excelente tópico, Pedro!
Acho o atual modelo totalmente desajustado da realidade. Querer ter todos os níveis juntos num mesmo fim de semana não deixa de ser giro, uma ótima forma de promover o clube, criando uma atmosfera que muitos clubes sabem criar e capitalizar. Mas estamos a falar de torneios FPP, que devem ter outro género de preocupações. Tem havido uma tendência ultimamente que a mim me parece muito positiva que é a de acabar com pro sets e adotar o figurino de 3 sets, ainda que com super no 3.º. Sempre achei uma aberração ter pro sets em torneios da FPP. Agora o reverso da medalha é este prolongamento ad eternum dos quadros competitivos. Não me parece razoável que por exemplo o nível 2 tenha feito 3 rondas no domingo, levando a que uma das duplas finalistas tivesse de abandonar a final por exaustão física após 8 (?) sets num só dia. E ninguém naquela final tinha menos de 30 anos.
Como diz o João, há que limitar as inscrições, coisa que amiúde já se vai fazendo no lançamento dos torneios, mas que depois os apetite$ impedem de cumprir. E aqui a FPP, se se quer como entidade de respeito, tem de fazer valer a palavra. E imagino que tenha uma palavra a dizer sobre estas decisões a posteriori.
Relativamente ao valor dos torneios, não me chocam os valores pedidos, face aos gastos em que os clubes incorrem. Apesar de ser jogador, sou também organizador de competições e conheço os custos associados em que incorrem os clubes. Mas uma coisa é pedirem 20 eur para torneios com limite de 60 duplas, por exemplo, e cumprirem, com uma competição bem organizada, outra é anunciarem limites que nunca são cumpridos e em que simplesmente as duplas adicionais servem para encher os bolsos, dado que os custos são exatamente os mesmos e apenas os quadros competitivos são mais esprimidos.
Por último, os prémios. Percebo a expetativa das pessoas, mas como refere o João, ninguém obriga os clubes a darem esse prémio, pelo que as pessoas devem entendê-los como um mimo. Também na Liga sofro deste problema, mas nem sempre conseguimos obter de patrocinadores os prémios que ambicionamos e que achamos que os jogadores das nossas competições merecem.