Caros,
Como é meu apanágio tento ser sempre o mais isento possivel na opinião de algo que conheça sobre Padel e vou mandando aqui os meus bitaites (há quem lhes chame opiniões) sobre todo e qualquer assunto à volta desta nova paixão.
Desde tipos e marcas de raquetes, tratamento do staff dos clubes, piso dos campos, táticas de jogo, solas de ténis, bolas, grips....enfim...tenho falado de tudo.
Já muitos de vocês me conhecem e sabem que na prática o meu jogo não acompanha esta lábia toda, mas é com muito gosto que vejo muita gente a comprovar o que penso/digo e de já ter contribuido no meu modesto esforço para difundir o desporto e ter viciado meia duzia de padelistas!
Nestes meus meses de Padel, esta ultima metade do ano foi menos intensa do que desejava não tendo dado continuidade à evolução que tive nos primeiros 6 meses de 2015.
Algo a corrigir em 2016 e lembrei-me de alargar o leque de clubes onde pratico.
Já conheço bem o PCG, o i6, o IPC, os Padel Spot, o Mypadelcenter, o Clubepadel e quem os gere! isto além além dos campos "avulso" que por aqui andam em Lisboa.
Hoje mesmo vou ao indoor em Sintra e nas proximas semanas há 3 clubes para conhecer na margem sul.
Havia uma grande falha da minha parte. O Nacional Padel.
Obviamente que já lá tinha ido... mas por incrivel que pareça nunca tinha pisado um campo!
Na epoca festiva comprei 2 voucher´s para aula experimental e fui com um amigo dar uma espreitadela ao espaço.
Para quem não conhece, o espaço começa por impressionar por ser o maior clube "em área" que me lembro. Tendo vários campos outdoor - by the way havia um problema com o piso em dois deles que ja foi corrigido e o tapete está impecavel - tem tambem 3 campos que protegem da chuva, vento e até humidade! Ao contrario do que acontece por exemplo no CIF, onde a cobertura é menos eficaz.
A bancada (sim tem bancada) convida a assistir aos jogos e até a esplanada sobrelevada "pede" uma tarde bem passada enquanto se bebe qualquer coisa.
A recepção/bar tem tambem o melhor espaço que conheço. Muitas mesas com janelas que tambem dão para os campos e com oferta de comes e bebes "à seria".
De facto pede para passar ali um sábado fazendo uma refeição ligeira e depois bater umas bolas. Não me lembrei de ver se tinha wifi para levar a familia e estes terem acesso à net, mas tem uma TV grande que ontem passava o jogo de futebol do clube de Carnide. Mais uma vantagem - Padel e Futebol e Cerveja! (desculpa JR - não vi se havia iogurtes)
Ultimas notas sobre o estacionamento (infelizmente pago mas para frequentadores do clube com desconto) e para algo que ficou por ver - os balneários!
Fica para uma observação posterior!
Mas o post não é sobre o clube. Fui lá para ter uma aula!
A marcação de aulas não é feita na recepção sendo tudo tratado por mail (
aulas@nacionalpadel.pt ).
Troquei uns mails para marcar o dia e apesar do leque de professores ser bastante alargado e de renome optei por não "pedir" nenhum professor em particular.
Pedi para a aula ser ao fim do dia, pois à hora de almoço não "me apetecia" ter de voltar ao trabalho depois da "sova" que esperava ter neste clube com tradição.
Fiz figas e resultou.
Por haver um professor lesionado e outros de férias, "calhou-nos" que fosse a coordenadora das aulas a fazer jus ao que tinha pedido no mail.
Para quem não conhece:
http://nacionalpadel.pt/professores/katia-rodrigues/Que se pode pedir mais?
Uma das campeãs Europeias da selecção nacional feminina, actual ranking 7 da FPP, campeã nacional de mistos (parceira do nosso forista Carona).
Ela tentou conhecer-nos um pouco antes da aula começar para saber que tipo de exercicios fazer. Por conversa não se percebe muito e por isso rapidamente passámos aos exercicios e vou tentar resumir mais ou menos o que aconteceu:
Em 5 minutos de aula ela percebeu o problema (tenho muitos mas este é o pior) que tenho a jogar padel: Aquele ultimo passe de ajuste na percepçao da posiçao da bola, para ela nao estar muito longe nem demasiado chegada ao corpo.
Repito...em 5 minutos do
primeiro exercicio.
Os exercicios que indicava obrigam a uma constante movimentação (neste caso com 2 jogadores) enquanto a bola viajava pelo ar para um, ela despachava bola para o outro e vice-versa.
Eu até me distraia a ouvir e já a bola vinha no ar para me fazer correr !!
(sim..ok...confesso que ela tambem distrai de forma positiva...if you know what e mean...)
Os exercicios obrigavam não só a apuramento de tecnica de pancada (sempre a corrigir, sempre a comunicar) como a movimentação fisica e posicionamento.
Os (abençoados) momentos de pausa eram apenas e só para apanhar as bolas, sendo que aproveitava sempre para introduzir boa disposição e para conhecer a nossa personalidade, mas também a dar conselhos sobre o que havia para corrigir, explicando o que se ia fazer a seguir.
O melhor da aula é a combinação de tudo o que se precisa. Já falei com muitos foristas e jogadores sobre os clubes e as aulas.
Há sempre alguem que parece ser melhor a puxar por nós fisicamente e no posicionamento, ou outros que insistem mais na técnica de pancada. Uns mais sérios, outros mais bruscos, outros mais brincalhões e relaxados.
Cada uma dessas coisas é boa dependendo do que procuramos numa aula, do nivel em que estamos e do que o professor consegue percepcionar e "extrair" do aluno.
Ontem tive uma conjugação disto tudo.
Se esta é a bitola para todos os outros professores do clube ui...!
Em suma... e resumindo que o post já vai longo.
Tenho de ir mais vezes ao clube.
Aconselho vivamente.
Quem não conhece...vá conhecer!