ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Coefficient Of Restitution (COR) - or a rebound effect  (Lida 2450 vezes)

ZP Freitas Pinto

• Cromo
  • Vibor-A King Cobra, esquerdino, direita, Nível?:)
Coefficient Of Restitution (COR) - or a rebound effect
« em: Dezembro 06, 2015, 09:19:05 pm »

Viva! :)

Tenho dúvidas em relação às especificações da tão falada "saída" das raquetes. Será esta devida ao Coefficient Of Restitution (COR) - or a rebound effect? Se sim há limites?

É que em parece que qualquer dia encostamos a raquete à bola e ela sai com velocidade supersónica... Estarei a ver bem a coisa ou não?

Que dizem os meus amigos entendidos na matéria?

Abraço.
Registado

NS

• Administrador
  • Padel Geek
  • Moderador
Re: Coefficient Of Restitution (COR) - or a rebound effect
« Responder #1 em: Dezembro 07, 2015, 11:36:05 am »

The coefficient of restitution (COR) is a measure of the "restitution" of a collision between two objects: how much of the kinetic energy remains for the objects to rebound from one another vs. how much is lost as heat, or work done deforming the objects.

Pois sim, cientificamente falando é isto.

Varia consoante a densidade e elasticidade dos dois objectos em causa que colidem.
Se usarmos uma bola de ténis (que é igual a uma de padel mas com mais pressão), o tal efeito de "saida" é maior usando a mesma raquete. Porque um dos objectos em causa tem propriedades diferentes.

Uma mesma raquete, do mesmo molde e goma se for feita em carbono, ou fibra de vidro, ou aluminino, nas "caras" tambem terá efeito diferente, porque a elasticidade do material difere.
Ou o uso do tipo de goma ou foam... ou....ou...ou....
É uma variedade complexa de combinações.

Não haverá velc muito elevadas, porque a composição dos materiais nos 38mm tem limites, mas hoje em diz é perfeitamente possivel distinguirmos comportamentos diferentes em raquetes com mais ou menos saida, quando estamos na rede e apenas encostamos a raquete à bola no volei baixo... se ela fica logo ali ou se sai disparada mais junto ao vidro.
Pensando assim de repente é onde (acho) que melhor se distingue uma raquete com mais ou menos saida.

Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Silverbones

• Padel Geek
« Responder #2 em: Dezembro 07, 2015, 12:33:57 pm »

Para mim a saída de uma bola vê-se bem nas bolas defensivas... Aqueles que um gajo já chega em dificuldade e consoante a saída da raquete safa-nos ou não.

Claro que isto se calhar é na perspectiva de quem tem muitas bolas difíceis por apanhar lol porque quem saiba jogar deve ver certamente noutras pancadas.
Registado

ZP Freitas Pinto

• Cromo
  • Vibor-A King Cobra, esquerdino, direita, Nível?:)
« Responder #3 em: Dezembro 08, 2015, 11:40:55 am »

A minha pergunta era saber se há algum limite. E tenham em conta que a bola não varia: quando nova tem especificações determinadas e portanto apenas as raquetes é que mudam...
Registado