obviamente que as marcas poderiam fazer muito mais para lutar contra isto, mas para eles uma raquete vendida fora do circuito tradicional de vendas ou numa loja oficial é absolutamente igual, dado que o desvio é a jusante da sua jurisdição do circuito logístico, normalmente lojas mais manhosas.
contudo, alerto para a questão das garantias. uma coisa é a avaliação que a fábrica faz da garantia, outra é a que um vendedor não autorizado efetua. é a mesma coisa que ir à praça de espanha protestar com o indiano que te vendeu um iphone. pode ser que resulte, pode ser que não. e neste caso, ainda é pior, porque o vendedor está a 500 ou 1000 kms de distância, fala uma língua diferente e nem lhe conhecemos a cara. se necessitarmos de lhe enviar a raquete para garantia começamos a somar 20 eur do envio, eventualmente outros 20 do regresso e nem sequer temos a certeza de que a garantia serve para alguma coisa. numa raquete de 100 eur talvez compense o risco, numa de 300 não me parece...
atenção Mexem, isto não é uma mensagem sobre ti, até porque tu não te propões vender raquetes "ilegais", referes uma marca com a qual tens uma relação comercial, é completamente diferente. falo genericamente do que conheço dos fóruns espanhóis. já andei nessas lutas, sei bem os riscos que existem e a quantidade de pessoas que são banidas por práticas menos corretas. sei que nalguns fóruns há algum controlo, mas se calhar 1 em cada 3 utilizadores banidos levou para casa 200 eur de um qualquer utilizador que ficou sem raquete