Pelo que vejo no site da FPP, o aglomerado de "Situações de jogo vs Pancadas vs Conhecimento Tático" é que conseguem determinar o nível do jogador. Pelo banner do MPC, parece que não é um torneio, mas sim pequenas sessões com professor para determinar o nível do jogador. Será o suficiente? Se sim, o preço é algo elevado só para ter o diploma...
Tive uma aula experimental esta semana num clube em Lisboa e de facto é complicado avaliar o que quer que seja em cerca de 30-35min:
1º) Não estamos em situação de jogo;
2º) Não há articulação com o parceiro (estamos a jogar sozinhos);
3º) O jogador sabe de antemão qual a pancada a aplicar, pois o professor assim indicou o exercicio;
Claro que com isto diferenciamos logo aqueles que nunca pegaram numa raquete, dos que já se sentem confortáveis a trocar bolas. Mas a diferença entre conseguir "jogar" e "trocar bolas" é abismal... Penso que deveria haver pelo menos mais um nivel (V) que permitisse um melhor escalonamento para os torneios.
Eu por exemplo, em conversa com jogadores batidos fico sempre na dúvida se já sou um 3 ou não... Porque vejo malta supostamente nível 3 (no IPC) a jogar e acho-me sempre a anos-luz deles.