Antes de responder directamente às questões penso a resposta a cada uma depende muito do jogador em questão.
É fundamental diferenciar o jogador casual do jogador assíduo, o jogador iniciante do jogador experiente, o jogador social do jogador de competição, só para dar alguns exemplos.
Todos são importantes para o crescimento, divulgação e sustentabilidade do desporto e, como é óbvio, dos clubes de Padel em si mas todos têm necessidades muito heterogéneas.
Como tal vou basear as minhas respostas somente naquilo que é importante para mim embora as respostas possam mudar (aliás vão mudar com toda a certeza) se forem respondidas por outra pessoa.
Sinceramente nem costumo ligar ao preço dos campos por 2 razões. Primeiro são raras as vezes em que apenas pago o campo e segundo dada as semelhanças de preços entre os vários campos onde costumo jogar nem reparo se pago mais 1€ ou menos 1€.
A excepção é quando vou a campos novos ou fora do meu habitual raio de acção. Aí costumo olhar para o preço até para perceber se valerá a pena voltar a esse clube.
Como tal o preço não é por mim o factor diferencial na escolha do campo até, porque como já referi, as diferenças de preços entre os clubes que habitualmente frequento não são significativas ao ponto do preço ser mais relevante que os outros factores.
Já joguei no Go Fit algumas vezes e também no Inatel e confesso que voltaria mais vezes caso tivesse disponibilidade. Seriam a minha escolha principal para ir jogar com malta iniciante na modalidade.
Já iniciei algumas pessoas no Padel mas confesso que já não o faço porque custa-me pagar 10€ para estar 1h30 a "ensinar" malta a jogar. Pode parecer um pouco egoísta mas é um facto que jogando 1x por semana dessa forma acaba por ser significativo no final do mês. Se pagasse 2 ou 3€ provavelmente faria-o mais vezes.
Aproveito para deixar uma sugestão ao clubes: Porque é que num caso como este (um jogador regular desse clube levar 3 iniciantes a experimentar a modalidade) não arranjam forma de baixar o custo a quem está a ter a iniciativa de dar a conhecer a modalidade a novos jogadores e, ao mesmo tempo, dar a conhecer o clube. E todos sabemos que a maior parte dos jogadores novos joga maioritariamente no clube onde fez o 1º jogo nos primeiros meses de modalidade.
Voltando ao tópico, dou muito mais importância a outros factores, sendo os mais importantes a qualidade das instalações e campos e a forma como sou recebido no clube. Há alguns clubes de "topo" de Lisboa onde só vou em último caso porque não gostei da forma como fui recebido. É fundamental quem está a dar a cara pelos clubes que perceba que tem de tratar da mesma forma o cliente que vai pela 1ª vez como o faz com o cliente habitual, aliás o cliente novo necessita até de um outro tipo de acompanhamento que um habitué dispensa.
Depois existem outros factores tais como:
- Tempo de deslocação à hora do jogo
- Facilidade de estacionamento
E só depois disto tudo é que o preço se torna relevante. ( mas volto a frisar que tal acontece em grande parte porque a diferença de preços não é significativa).
Sou um dos "snobs"
que prefere jogar indoor do que outdoor. Aliás normalmente só jogo outdoor quando não há alternativa mas acho que os campos de outdoor têm algo que nenhum campo indoor poderá alguma vez oferecer - Integração com o meio envolvente e possibilidade de atrair famílias ao padel.
Não levo a minha mulher e a minha filha quando vou jogar um torneio indoor porque sei que dificilmente elas ficarão confortáveis lá durante 1 dia mas já o fiz e voltarei a fazer em torneios outdoor onde têm condições para também poderem desfrutar do "meu" dia de padel
Não sei se os campos outdoor necessitarão de ter uma estratégia diferenciada dos campos indoor (acredito que sim dado que estão muito mais limitados pelas condições climatéricas) mas têm a possibilidade de explorar a maior visibilidade e a maior facilidade em oferecer amenidades extra padel que podem atrair não só os jogadores bem como as respectivas famílias.
Os grupos organizados de jogadores são cada vez mais fundamentais no desenvolvimento da modalidade. Cada vez mais os habituais grupos de whatsapp dos clubes acabam por ser um tiro no escuro no que toca à marcação de jogos. Com o aumento dos jogadores torna-se complicada a manutenção dos mesmos e não são raras as vezes em que os jogos não são de todo nivelados. Os grupos organizados de jogadores acabam por ajudar a preencher essa lacuna e, na sua maior parte, oferecem jogos para todos os tipos de níveis e objectivos e acabam por estar mais ajustados ao nível de cada um dos que os outros grupos.
Não sei se a massificação será o único caminho mas acho que o oposto deve ser evitado a todo o custo. O Padel está a crescer e cada vez mais na moda mas essa tendência vai-se alterar com toda a certeza dado que o número de jogadores vai atingir a estagnação a menos que se consiga chegar às massas. A vertente social do Padel atraiu um largo número de praticantes que doutra forma talvez nem desporto fizessem e penso que será a aposta nessa característica que poderá solidificar o padel e torná-la até numa das modalidades mais praticadas em Portugal.
Não conheço em pormenor o mercado espanhol excepto das poucas vezes que lá joguei. De facto (pelo menos nos locais em que joguei) a relação preço/qualidade é muito superior. Não sei se isso será generalizado nem tão-pouco sei qual foi o processo até lá chegar.
Uma coisa sei. A aposta no desporto em Espanha é uma realidade completamente distinta da nossa. Os nossos vizinhos têm enraizada a cultura do desporto, algo que não acontece em Portugal daí não saber se será o melhor exemplo a seguir.
Bom tópico João