Quis fazer este tópico principalmente para dar um conselho a quem começou a jogar há pouco tempo.
Eu sou recentes nestas andanças do Padel (comecei a jogar em Março e, desde aí tenho feito, em média, 2 a 3 horas de jogo por semana), pelo que não tenho grande perícia ou experiência para partilhar. No entanto, dado que tenho background de outros desportos de raquete (tive aulas de ténis durante uns anos em adolescente e jogo Ténis de mesa desde que me lembro) há certas coisas que são semelhantes ao Padel. Uma delas é o hábito terrível de quem está a aprender a jogar querer bater bolas em força. Vejo muito isto no Padel. Pessoal que ainda mal sabe agarrar na raquete e já querem lançar torpedos para o outro lado do campo. O que geralmente acontece é que a pancada acaba com a bola a agredir a rede, ou a tabela... ou o teto...
O primeiro foco de quem está a aprender a jogar um desporto de raquetes deve de ser o controlo. Não interessa a velocidade da bola. Pode ser uma bola extremamente lenta, mas o importante, numa primeira fase, é conseguir meter a bola onde queremos. Conseguir acertar em linhas, nos espaços deixados pelos adversários, etc. Um bom treino para isto é estar a trocar bolas com outra pessoa e apontar sempre para a cruz onde se encontram as áreas de serviço. Sem força, a preocupação deve de ser a correta execução da pancada e a acertar no "alvo". Quando conseguirem acertar pelo menos 9 em cada 10 bolas no ponto onde querem, então podem começar a aplicar mais força na bola. Vão ver que, ao aplicar mais força, será mais difícil de acertar a pancada. Quando estiverem de novo a acertar 9 em cada 10, podem aplicar ainda mais força.
É um processo moroso, mas ninguém aprende a jogar de um dia para o outro.
Vejo muita gente a querer fazer smashes sem sequer saber como os fazer. Batem a bola completamente em desequilíbrio e ainda se perguntam porque é que a bola ficou na rede ou foi "em frente" direta ao vidro.
Concluindo, o que eu queria dizer é que, para quem está a iniciar-se no Padel, as preocupações devem de ser, em primeiro lugar, o correto movimento para a pancada, depois a colocação da bola e, só depois destes 2 pontos, a força aplicada.
Se tivermos uma boa técnica e bom controlo, mas não aplicarmos força à bola, teremos mais sucesso do que se batermos a bola com toda a força sem técnica nem controlo.
Lembrem-se, primeiro aprendemos a andar, só depois a correr.
Para quem já joga há algum tempo, este tópico pode parecer parvo, mas é daquelas coisas que muita gente não percebe, mas que é fundamental para se aprender a jogar.