Viva,
Infelizmente não tenho nenhuma informação privilegiada uma vez que o assunto não foi discutido na única assembleia que houve desde que assumi o cargo de Delegado representante dos jogadores.
No entanto, não deixo de ter opinião.
Acho que a ideia até é boa uma vez que permite ao praticante estar seguro "por ter seguro"
Parece-me é ser redundante uma vez que os clubes (empresas) também são obrigados a ter seguro. Quanto à questão de poder ir aos torneios 500... é mais uma não questão porque para isso o praticante irá de certeza, preferencialmente, a torneios sociais.
Quanto à questão legal: pelo que me informei apenas no caso da FPP passar a ter a muito propalada Utilidade Pública Desportiva é que e federação passa a ter o obrigatoriedade de regular a modalidade em todas as vertentes e terá que o comprovar ao Estado regularmente. Assim, por extremo, poder-se-á dizer que todas as actividades relacionadas com o Padel poderão vir a ser alvo da sua "inspecção", tais como torneios sociais ou não, homologação de campos e clubes, acreditação de treinadores/professores... etc...
O que o Nuno diz não é descabido de todo se fizermos uma leitura da legislação extrema e na realidade tal não acontece até motivos culturais e de incapacidade das federações de controlarem todas as iniciativas de cada uma das suas modalidades...
Era como pensava, a Federação passa a "reger" tudo o que tem haver com a modalidade, inclusivé os ditos torneios socias. Não quer dizer que o vá fazer, mas pode.
Em relação á Quota de Filiação/Federado/Praticante já disse mais que uma vez, não acho caro para o que se recebe em troca, neste caso o seguro.
Pelo que percebi os clubes apenas são obrigados a ter um seguro de responsabilidade cívil, desportivo não sei se são cobertos pelo da FPP, no entanto pelo que depreendo do decreto lei que rege esta situação, a responsabilidade é do praticante, o que faz algum sentido.
Já vi amigos meus a virarem pés no squash e o "clube" onde estávamos nem queria que se chamasse a ambulância e a verdade é que o melhor para ele foi chegar ao hospital e dizer que torceu o pé a descer a escada para o seguro normal cobrir.
Pois é, quem tem seguro de saúde normalíssimo livre-se de chegar ao hospital e dizer que estava a fazer desporto. Seja onde for, até no ringue do bairro como dizia o Nuno.
Deixo-vos aqui o decreto lei, não é claro, como toda a legislação mas dá para ter uma ideia.
http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/doc111.pdf