Piloto de testes: Nuno Silva
Altura: 184 cm e mais de 90 kg
Nível de jogo: 3 que num dia bom não parece nível 4
Posição em campo: Parado. Mas normalmente à direita
Estilo de jogo: Tento ser ponderado e não perder o ponto para poder finalizar na situação mais favorável (leia-se: que o jogador da esquerda ganhe o ponto antes que eu o perca)
Características da raquete
Formato: Diamante (em alguns sites refere redonda oversize o que me parece um disparate)
Peso: Não faço ideia. Mesmo quando é leve, parece sempre pesada
Composição exterior: Forma e faces em Carbono
Composição interior: EVA hipersoft (mas não parece)
Controlo: Tem controlo porque as faces por serem rígidas permitem sentir a bola mas o “ponto doce” da raquete é relativamente pequeno e como tal é preciso saber o que se faz, o qume não é o meu caso, portanto para mim não tem controlo nenhum.
Estes testes são opiniões pessoais por isso valem o que valem e esta é a minha opinião. Por ser cabeçona (sente-se o peso mesmo no cimo como que um martelo) fica difícil por vezes empunhar a raquete. Compreendo que sejam palavras fortes mas, reforço, é opinião pessoal.
Potência: Aqui ela é Rainha! Quem acha que todas as bolas são para mandar para fora do campo, tem de experimentar esta.O tacto rígido e a aceleração no smash são os ideais para isso. Como esse não é o meu tipo de jogo (pressupõe-se que tenho um “tipo de jogo” – presunção e agua benta cada um toma a que quer ) não tiro partido desta característica.
Saída: É uma raquete rígida por isso a saída é “relativamente” baixa.
Defesa: Isso é para o jogador que estiver a jogar de direita!! – Piadas à parte esta raquete, ou este tipo de raquetes no meu caso ajudam-me em bolas cruzadas a esquerda em que temos de nos esticar… e ela por ser cabeçona e potente ajuda no movimento a fazer a bola passar a rede.
Ataque: Pois claro que sim. Matar o ponto….matar o ponto!! Nunca a expressão “Tou” ou a expressão “Minha” é dita tantas vezes quando se tem esta raquete na mão. Quem a sabe utilizar o que quer é finalizar o ponto. De preferência mandando a bola para fora do campo ou trazendo-a para cá da rede. Venham esses smash´s que esta raquete serve para isso.
Preço: 300? 350? Mas no mercado de usadas encontram-se a menor valor e dada a qualidade da marca costumam estar em bom estado
Apreciação Global: Ora bem…aqui vou escrever um pouco mais para dar o devido enquadramento ao teste.
Primeiro ponto que devo esclarecer: Esta é uma “granda” raquete! Eu é que não gosto dela!
A qualidade da marca é inatacável e vêem-se muitas varlions com alguns anos em optimo estado, portanto por aí ficam descansados. Quase todas as varlions são rígidas… umas mais…outras menos… mas comparando com outras marcas, na minha opinião são todas rígidas.
Costumo dizer que de tão mal que jogo, quase que jogo com qualquer coisa… menos com esta raquete! Não gosto do toque da bola, não gosto da distribuição do peso, não gosto das vibrações que transmite, etc. Mas isso sou eu! Eu já vi muito bom jogador a fazer magia com este modelo, por isso nunca se deve descartar uma raquete por uma opinião negativa.
As raquetes de padel são como os iogurtes! Há de tudo para todos os gostos!
Falando mais a sério… diria que é raquete ideal para jogador de esquerda que finalize bem os pontos com smash apurado. Não aconselho para iniciantes ou nível III medio-baixo ou para quem tenha problemas de cotovelo. Da Varlion se querem controlo a Lethal Weapon 5 é a certa. Se apreciam este tipo de toque então a Lethal Weapon carbon difusor
Por ultimo… não liguem ao que eu digo… peçam ao Paulo Silva que tem um modelo destes (edição especial da porsche – raquete com design e acabamento lindíssimos) ou ao JR opinião ou para testarem por vocês mesmos!