Bom, com a organização do Masters e o fecho das inscrições da Liga, não tive tempo para participar nesta discussão. E que belo tópico!
Sobre as Ligas, acho que elas vieram preencher um vazio existente na altura. Hoje já não há esse vazio, dado que o modelo da nossa Liga foi replicada por todo o lado, quiça em excesso, e óbvio que isso traz consequências, mas isso é discussão para outro tópico. O que vale a pena reter aqui é que as Ligas claramente retiraram pessoas dos torneios porque de alguma forma responderam à ambição competitiva de um certo tipo de jogadores, que mais facilmente entra num formato que lhe garante 7 jogos competitivos, a fazer jogos completos, sem pro-sets e pontos de ouro, num formato flexível de marcações, etc. E também convenhamos que os torneios que existiam aqui há 2 anos eram miseráveis em termos de organização. Não todos, atenção, mas grande parte. Hoje felizmente estão bem melhores, quem sabe se devido à concorrência não só da Liga como dos novos clubes que foram abrindo. A concorrência faz-nos sempre melhorar e aumentar a exigência osbre nós próprios. Posso até contar a história de que a Liga acelerou o seu processo de formação no dia em que num torneio me fizeram estar das 12 às 23h nesse clube para fazer dois jogos (e até aos 7 cada um deles!), sendo que o meu segundo jogo estava marcado para as 18h. Mas entretanto houve outras prioridades no agendamento dos jogos...
Hoje as coisas estão bem melhores. O formato, apesar de eu embirrar solenemente com pro sets e pontos de ouro, embora compreenda a sua existência, também tem melhorado por forma a controlar melhor os tempos dos jogos e a repartir por blocos do dia cada categoria, organizando assim melhor a agenda de cada um e dando para conciliar com a família.
Quanto ao excesso de torneios, acho uma consequência normal do crescimento da modalidade. Já o facto do modelo da FPP ser o mais adequado, aí já tenho as minhas dúvidas. Basicamente acho que há aqui 2 modelos a ter em conta: o modelo WPT, um circuito com provas oficiais, e o modelo ATP, que é como que uma homologação de torneios, e que é o que temos atualmente. Esta foi uma discussão que tentei levar por diante numa das últimas assembleias gerais da FPP, mas que redundou em nada, indicando que o modelo proposto era X e pronto. Os clubes também não pegaram na deixa, aliás a participação destes nas "discussões" da dita AG foi mínima. Mas isto tambem é tema para outro tópico
Talvez alguns clubes ainda achem que o selo FPP faz muito pelo seu torneio. E se calhar faz. Mas também sabemos que há clubes que não precisam dessa chancela para nada e fazem torneios muito melhores que outros do calendário FPP. E acho que é isso que faz a diferença: a organização do torneio, o clube onde ele decorre, o ambiente que aí se vai viver. Não acredito que o que chama as pessoas ao torneio do IPC, para citar o próximo no calendário, seja o facto de ele ser um torneio FPP5000. Acho que é simplesmente o facto de ser um torneio no IPC. E ser o 2.º aniversário. E o porco (vai haver? imagino que sim
. E a animação. E acho que é por aqui que os clubes têm de ir. Diferenciarem-se. Saber que o seu torneio, seja ele FPP ou outro, vai ter um carácter distinto, em que os jogadores já sabem ao que vão. E não são muitos os clubes onde isto sucede atualmente. Onde tu à partida estás logo automaticamente motivado só pelo simples facto de existir um "save the date" no Facebook.
Só sobre o último ponto, para rematar. Há muitos jogadores competitivos. Não são obviamente mais de metade dos jogadores, mas seguramente que há umas centenas para encherem vários torneios. Mas destes também há muitos que preferem fazer os jogos disputados entre amigos a terem de alocar um fim de semana ou até terem a chatice de andar a marcar os jogos da Liga. Repetindo o que já disse acima, acredito que muitos destes jogadores competitivos já veem as suas ambições competitivas preenchidas com outros formatos que não o dos torneios, sejam eles Ligas, Mixes, etc.