ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?  (Lida 4427 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

lmikes

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 40
Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?
« em: Maio 27, 2015, 03:20:33 pm »

Boa tardes,

Gostaria de perguntar  a quem já é nivel 2 ou superior aqui no Forum, quanto tempo e esforço implicou chegar do nível 3 até ao nível 2.

Sim, sim...eu sei que é uma questão muito pessoal e subjectiva, pois depende de vários fatores: apetência fisica, mental, background em outros desportos (por exemplo ténis), dedicação tida e até monetária (aulas e alugueres de campos), mas penso que será bom para o grande "boom" de novos jogadores de padel terem um pouco a noção (e a realidade) do que implica chegar a um nível 2 (o próprio facto de sabermos se chegamos a um nível 2 daria para um tópico separado, pois acredito que hajam várias nuances).

Por favor partilhem as vossas experiências!

Abr!

Registado

15zinho

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 426
Re: Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?
« Responder #1 em: Maio 27, 2015, 03:38:57 pm »

Se algum dia lá chegar, eu aviso! eheh ;)

Vá lá malta de nível 2, toca a falar! Pode ser que nos acalentem as esperanças...ou as matem de vez! :P

Abraço
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?
« Responder #2 em: Maio 27, 2015, 04:27:27 pm »

Se algum dia lá chegar, eu aviso! eheh ;)

Vá lá malta de nível 2, toca a falar! Pode ser que nos acalentem as esperanças...ou as matem de vez! :P

Abraço

Ora nem mais... não posso acrescentar mais nada :P

Mas gostava de lá chegar  ;D
Registado

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?
« Responder #3 em: Maio 28, 2015, 04:52:01 pm »

a minha história pode não ser a mais válida para o que aqui se pretende, mas cá vai.

faz agora 3 anos que comecei a jogar padel com malta que ainda hoje é nível 3 :) nos primeiros jogos a diferença já era significativa entre mim e esses amigos, pelo simples facto de eu ter vindo do ténis e eles não. também não tenho assim tantos anos de ténis quanto isso, foram 6 de competição e depois um longo jejum quase sem jogar até descobrir o padel.

nunca cheguei a jogar nível 3 em competição, mas há uns anos o nível 3 também não é o que é agora, nem os torneios eram como agora. mas de qualquer das formas, mesmo se fosse hoje em dia, o simples facto de ter experiência de ténis faria com que em poucos meses passasse a nível 2.

dos casos que conheço a malta que vem do ténis é a que mais fácil e rapidamente evolui na modalidade. mas há muitos casos de malta que nunca jogou ténis e que hoje é nível 2 alto e até participa em alguns torneios nível 1. como veem, é possível. treino, dedicação e muita vontade são alguns dos condimentos essenciais
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

Marcos

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 70
Re: Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?
« Responder #4 em: Maio 28, 2015, 05:36:47 pm »


dos casos que conheço a malta que vem do ténis é a que mais fácil e rapidamente evolui na modalidade.


É verdade, pois vêm com uma escola técnica completamente diferente daqueles que nunca o fizeram. Nem que seja ao nivel da coordenação motora mão-raquete-bola.

Mas também tens aqueles que vêem cheios de vicios do ténis e demoram muito tempo a largar as pancadas pré-formatadas. Aliás, eu joguei ténis em miudo (pouco tempo e nem fui para competição) e ainda tenho tendência para aplicar "golpes de pulso" que no padel são raramente utilizados, talvez só em pancadas de recurso. Ou então a responder ao serviço em vólei, o que é proibido pelas regras.

O meu conhecimento neste mundo do Padel ainda é uma gota de água, mas penso que para além da natural aptência que possamos ter, depende muito da disponiblidade e entrega de cada jogador. Praticar pelo menos 2 a 3vx por semana será concerteza um must para evoluir considerávelmente em poucos meses. E no meu caso, as aulas fazem milagres. Só quando tive um professor que me chamasse à atenção da quantidade de erros que ando a cometer, seja técnicos como táticos, é que temos noção das coisas e procuramos constantemente fazer melhor. Da perspetiva social, o jogo com os amigos é importante, mas sem as aulas senti-me estagnado...

O texto já vai longo...Vou deixar o tópico para os "Niveis 2", pois concerteza nos darão concelhos mais válidos que o meu! :)
Registado
Nível "Se acertar na bola já é uma sorte..."

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?
« Responder #5 em: Maio 29, 2015, 10:34:42 am »

O meu conhecimento neste mundo do Padel ainda é uma gota de água, mas penso que para além da natural aptência que possamos ter, depende muito da disponiblidade e entrega de cada jogador. Praticar pelo menos 2 a 3vx por semana será concerteza um must para evoluir considerávelmente em poucos meses. E no meu caso, as aulas fazem milagres. Só quando tive um professor que me chamasse à atenção da quantidade de erros que ando a cometer, seja técnicos como táticos, é que temos noção das coisas e procuramos constantemente fazer melhor. Da perspetiva social, o jogo com os amigos é importante, mas sem as aulas senti-me estagnado...

o "problema" é que isso não para. podes evoluir muito e terás sempre 1001 coisas a corrigir :) o bom é que ao fim de algum tempo passam a ser detalhes, mas que fazem muita diferença no teu jogo. e há coisas que são da pessoa, como a leitura e a "inteligência" de jogo. aí só a experiência de jogo e visualização ao detalhe de videos ajuda
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?
« Responder #6 em: Maio 29, 2015, 10:49:49 am »

Bem...vamos lá falar disto.
Não me considero um verdadeiro nivel 2 na acepção da palavra. Acho que ainda me falta um pouco para chegar aquilo que eu ambiciono para me considerar nível 2. Mais solidez na pancada acima de tudo.

Comecei em aulas de padel há 6 meses. Tive a sorte de ter um professor que acreditou em mim (agradeço aqui ao Nuno Silva que me meteu o bicho de ir fazer aulas com o João Veloso nas Olaias) e tivemos uma boa empatia. Desde cedo puxou por mim e a evolução em cada aula era substancial porque me punha a suar em bica com novos movimentos e solicitações que me fizeram (creio eu) dar o pulo de forma mais rápida...

O meu background é de ter sempre feito muito desporto (federado de hoquei em patins durante 15 anos) e nas férias usava o ténis como desporto para manter a forma. Comecei a jogar ténis de forma regular a partir dos 20. Isto ajuda claro. Muitos torneios escada, adversários diferentes, jogos de duas horas e meia... Principalmente psicologicamente porque o ténis é um desporto solitário e jogas muitas vezes contra a tua mente, Se falhas três bolas quando vais fazer a quarta tens de lutar contra a mente para teres a confiança suficiente para bater bem na bola e não falhares outra vez.

Por ter jogado bastante ténis tinha já alguma facilidade de pancadas. Mas atenção - quem não jogou ténis pode evoluir bastante rápido no Padel. Não é preciso ter este background, ajuda em algumas coisas, em outras atrapalha - dou o meu exemplo, fazia esquerdas a duas mãos e no padel tive de me adaptar a uma pega diferente para bater esquerda só a uma mão.

Fiz na passada segunda o meu primeiro jogo de interclubes em nível II e ganhei. Mas entrei nervoso, a medo, sem solidez. Custou-me a entrar na partida mas quando me soltei comecei a jogar mais o meu jogo. Agradeço ao meu parceiro Louro (também aqui do forum mas menos participativo) porque fizemos uma bela dupla.

Na minha equipa das Olaias temos jogadores muito sólidos, bandejas saem ali na perfeição, saca-se por 3 e 4...

Para finalizar, acho que a diferença entre nível II e III se situa na fiabilidade de pancadas. Um jogador de nível II é solido nas pancadas, inteligente a jogar e a analisar o adversário, tem um leque de pancadas, técnica e soluções que lhe permite ser uma "sarna" e enviar a bola sempre para o lado de lá.
Pode haver quem demore 4 meses a passar de II para III, pode haver quem demore 1 ano.
Joguem. Treinem. Vejam jogos do WPT, analisem as pancadas dos mestres e tentem levar a táctica para os Vossos jogos....

JR



Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?
« Responder #7 em: Maio 29, 2015, 11:51:59 am »

Eu não sei porque ainda não sou nível 2 mas penso que a regularidade ajuda e muito a chegar lá.

Se uma pessoa tiver aulas uma vez por semana e jogar pelo menos uma vez por semana (sempre) ajuda a evoluir de uma forma mais sistemática. (fora torneios que é sempre importante ter a componente competitiva).

No meu caso que nunca sei qd vou jogar sinto que é mais difícil evoluir.
Registado

P. Louro

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 191
Re: Nivel 2 - quanto tempo vos demorou a lá chegar?
« Responder #8 em: Maio 29, 2015, 04:03:00 pm »

Aqui também é importante diferenciar a "experiência do ténis". Há uma diferença brutal entre malta que bate bolas no ténis, e malta que teve escola de ténis. O último teve uma aprendizagem que normalmente começa por aprender a fazer 100% das pancadas com a pega continental (vulgo martelo) dando uma maior sensibilidade no toque da pancada. É esta sensibilidade no toque que ajuda - e muito - a integração ao padel.  No outro caso, normalmente trazem mais vícios do que propriamente virtudes da pancada do ténis fazendo com que possa ter um salto inicial que não é sustentado.

No meu caso, eu comecei a jogar no verão passado e fui jogar um torneio da federação em nível 3 que acabei por ganhar e passar para o nível 2 ... onde levei logo uma tareia do pepper no 1º torneio que entrei ... agora é continuar a treinar para passar para o próximo nível  :D
Registado