Como desde à uns tempos tenho vindo a sentir algumas dores no ombro continuei a minha pesquisa para encontrar uma pala que me garantisse uma menor fadiga. No fundo, alguma coisa que me permitisse ter algum controlo durante o jogo, mas que fosse capaz de me garantir algumas pancadas mais "assertivas" com o mínimo de esforço e vibração possível. Depois de muito procurar e pesquisar fiquei muito inclinado na Eclypse Solar Carbon. Uma marca recente, com pouco nome no mercado, mas que aparentemente tem palas de muita qualidade.
Vai daí, encontrei um excelente negócio em 2a mão e decidi que valia a pena o risco.
Após o primeiro jogo jogado aqui ficam as minhas impressões (sendo que a minha análise poderá ser um pouco limitada, dado que a minha referência comparativa é a NOX Control III):
Teste à Eclypse Solar CarbonPiloto de testes: Joaorb
Altura: 176
Nível de jogo: 3,5
Posição em campo: Esquerda
Estilo de jogo: Indefinido. em 5 meses de Padel sito que o meu jogo mudou bastante. Mais controlado, mas ainda com pressa (excessiva) em definir os pontos.
Características da raqueteFormato: Lágrima
Peso: 375g
Composição exterior: Marco em Carbono e faces com 3 capas de carbono
Composição interior: Goma Super Soft
Observações iniciais: A pala parece muito muito leve e é excepcionalmente "rápida". Movimentar e posicionar a raquete para pancada é bastante cómodo o que nos permite ter reacções bastante rápidas naquelas bolas que caem nos pés ou nos vão direccionadas ao tronco. Creio que isso contribui em muito para reduzir o cansaço acumulado ao longo do jogo, sendo que terminei esta 1a partida sem qualquer sensação de fadiga ou dor no ombro.
Controlo: Talvez a característica de referência deste modelo. Confesso que não notei grande diferença para a Control III, o que por si só já diz muito. Senti que a bola saía com muita segurança e precisão.
Potência: Não é o seu ponto forte, mas uma diferença abismal comparado com o que estou habituado. Mas creio que ainda preciso de mais umas partidas para conseguir tirar melhor partido desta particularidade.
Saída: Para mim foi isto que "revolucionou" o meu jogo. A bola sai tensa qb sem necessidade de aplicar grande esforço, o que é particularmente evidente nas saídas de parede em que basta "acompanhar a bola" para colocar a dupla adversária em pressão
Defesa: Como o meu nível é baixo (e joguei um jogo da liga com uma dupla muitíssimo superior) foi onde passei a maior parte do jogo... encostadinho lá atrás
. Para primeira experiência não podia pedir mais. A adaptação foi imediata e desde o primeiro momento a bola saía tensa e com precisão na maior parte das solicitações. Óptima resposta a bolas baixas ou a bolas que saem da parede com pouca força. Sem grande esforço se consegue uma resposta eficiente. A única pancada à qual não me consegui adaptar rapidamente foram os globos, provavelmente porque estava muito acostumado à Nox que tinha muito pouca saída, e como com esta senti que os globos iam demasiado profundos tive algumas dificuldades em me adaptar e muitos dos globos tentados ficaram relativamente curtos.
Ataque: O que mais me impressionou neste capítulo foi a "ligeireza" da raquete, o que resultou numa melhoria exponencial nos vóleis. De resto, grande diferença nas bandejas (ofensivas), a bola sai com muito "peso" e efeito.
Preço: Nova custa pelos 240€, comprei em 2a mão no streetpadel.es por 99€
Apreciação Global: Reforço que não experimentei muitas coisas, e que o meu foco sempre esteve em modelos que me ajudassem a defender o ombro. Em termos de apreciação global, e apenas com uma partida realizada, estou mais do que satisfeito... porque não sinto que tenha tido um "downgrade" no controlo, mas senti claramente um upgrage na saída de bola o que me permite estar em jogo (tanto na defesa como ataque) com mais intensidade.
O facto de ter acabado o jogo sem dores no ombro também me deixa satisfeito. Bem sei que a técnica faz toda a diferença, mas a verdade é que, como tenho a articulação toda tramada, o facto de não ter de (es)forçar para imprimir mais força na bola faz toda a diferença.
Finalmente... ao fim de duas pancadas estava mais do que familiarizado com a raquete... só os globos é que precisam de mais um ou dois jogos para irem ao sítio
Provavelmente arrisquei um pouco ao comprar esta pala sem experimentar, mas achei que pelo preço de compra valia o risco. No limite, ia parar ao OLX