ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Comunicação entre dupla  (Lida 20785 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Comunicação entre dupla
« em: Agosto 04, 2014, 12:46:40 am »

Já o referi noutro post, mas são raros os jogadores com quem jogo que comunicam como gosto :)

Claro que há gostos para tudo, os que gostam de falar muito (eu :)), os que só querem alguns toques e os que estão-se nas tintas para a posição dos adversários. Pessoalmente acho que essa indicação é muito importante.

Penso que há duas bolas onde a comunicação é fulcral: globo em que o parceiro tem de recuar bastante (defenda a bola em bandeja ou em saída de parede após ressalto no chão) e remates com ressalto para junto da rede. São tipicamente estas as bolas em que o parceiro perde a noção da posição dos adversários por estar a acompanhar o trajeot da bola.

E o que dizer? Nas bolas altas, o dizer "juntos" quando os adversários estão na rede acaba por se tornar um pouco redundante, por isso dizer "os dois atrás", "o meu/teu atrás/a subir" ou "colados" quando estão em cima da rede, parecem ser as indicações mais úteis. Quando se trata de uma resposta a um remate, por vezes o tempo é escasso para dar indicações ou porque ainda estamos a acompanhar o trajeto da bola para ver se ela sai ou fica dentro de campo e acabo por orientar só a pancada do parceiro dizendo "no meu/teu".

Mais alguém fala tanto em campo? :)
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #1 em: Agosto 04, 2014, 12:47:44 am »

Ah, e também digo "meio aberto" quando estão na rede mas afastados um do outro
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

pepeferraz

  • Padel Geek
  • *****
  • Online Online
  • Mensagens: 1734
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #2 em: Agosto 04, 2014, 09:50:03 am »

eu tento dar indicações principalmente nos globos, onde o nosso parceiro tem de se preocupar em onde vai cair a bola do que onde estão a dupla adversaria.
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #3 em: Agosto 07, 2014, 02:33:08 pm »

Sim...mas menos complicado...

se subiram, ou não à rede...

E como nao temos dupla fixa as bolas divididas quando vêm a meio é sempre importante assumir se é nossa ou nao para nao haver choque ou...ninguem la ir à espera do outro
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #4 em: Dezembro 19, 2014, 10:11:56 am »

Costumo falar só nos globos, se subiram ou nao.
Mas acho mto pertinente essa indicação de como estão na rede (juntos ou algo afastados)... tenho que pensar nisso.

De resto só digo os normais "deixa", nas bolas dúbias sobre quem bate. Parece-me mto pertinente isso, faz com que um assuma a responsabilidade da bola e evita que fiquem os dois na dúvida.
« Última modificação: Dezembro 19, 2014, 10:12:53 am por ruilebreiro »
Registado

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #5 em: Dezembro 19, 2014, 01:45:19 pm »

Há que falar a toda a hora :))) oi, anda, curta, teu atrás, colados,... tudo é importante, mas precisa de treino
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #6 em: Dezembro 19, 2014, 05:33:05 pm »

A dificuldade no Padel (para quem joga há dois meses como eu) tem muito a ver com o parceiro. Enquanto não arranjamos um parceiro a sério, podemos apanhar alguém que só envia bolas ao vidro, alguém que aparece com raquetes de €300 e os ténis do Bela e depois não sabe fazer um volley ou alguém que nem sequer tem raquete e joga com uma emprestada e joga muito bem - já me aconteceu.

A comunicação só se ganha com jogos. E com jogos com a mesma pessoa. Portanto mais importante para mim é arranjar um parceiro fixo - já pedi um parceiro fixo ao Pai Natal, vamos ver se me ouve (e nada de piadas sim?!?!?!)
Já joguei com pessoas que não falam, com pessoas que falam a meio dos pontos, com pessoas que dizem tudo e mais alguma coisa.

Pontos importantes para mim por ordem de importância:
1 - Nos globos que vamos buscar ao vidro de trás, por mais que olhe para a dupla adversária enquanto a bola ainda vem a descer, posso vê-los a subir imediatamente, vê-los parados e eles ficarem ao fundo, vê-los parados e eles só subirem na ultima....É importante ter alguém a dizer "subiram os dois", "ficaram os dois", "subiu o teu / meu", "subiram meio/subiram largo". Ajuda na definição de pancada, porque podemos fazer um novo globo, fazer uma pancada mais técnica para os passar (ao meio de estiverem largos, lateral se estiverem juntos)...
Esta é para mim a essencial.

2- "Vou ao meio" - Quando não se conhece o parceiro...O primeiro ponto que defino é quem vai ao meio. Normalmente aconselho quem fica à esquerda (Se for destro a pancada será a direita e é a mais natural). Eu jogo normalmente à direita portanto esta pancada será sempre backhand para mim - eu safo-me bem com uma pancada defensiva / atacante de backhand neste caso - mas a direita é sempre mais "natural", em principio. É importante esclarecer quem assume a importância da pancada...

Abraço
JR
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #7 em: Dezembro 23, 2014, 12:47:36 pm »

A dificuldade no Padel (para quem joga há dois meses como eu) tem muito a ver com o parceiro. Enquanto não arranjamos um parceiro a sério, podemos apanhar alguém que só envia bolas ao vidro, alguém que aparece com raquetes de €300 e os ténis do Bela e depois não sabe fazer um volley ou alguém que nem sequer tem raquete e joga com uma emprestada e joga muito bem - já me aconteceu.

A comunicação só se ganha com jogos. E com jogos com a mesma pessoa. Portanto mais importante para mim é arranjar um parceiro fixo - já pedi um parceiro fixo ao Pai Natal, vamos ver se me ouve (e nada de piadas sim?!?!?!)
Já joguei com pessoas que não falam, com pessoas que falam a meio dos pontos, com pessoas que dizem tudo e mais alguma coisa.

Pontos importantes para mim por ordem de importância:
1 - Nos globos que vamos buscar ao vidro de trás, por mais que olhe para a dupla adversária enquanto a bola ainda vem a descer, posso vê-los a subir imediatamente, vê-los parados e eles ficarem ao fundo, vê-los parados e eles só subirem na ultima....É importante ter alguém a dizer "subiram os dois", "ficaram os dois", "subiu o teu / meu", "subiram meio/subiram largo". Ajuda na definição de pancada, porque podemos fazer um novo globo, fazer uma pancada mais técnica para os passar (ao meio de estiverem largos, lateral se estiverem juntos)...
Esta é para mim a essencial.

2- "Vou ao meio" - Quando não se conhece o parceiro...O primeiro ponto que defino é quem vai ao meio. Normalmente aconselho quem fica à esquerda (Se for destro a pancada será a direita e é a mais natural). Eu jogo normalmente à direita portanto esta pancada será sempre backhand para mim - eu safo-me bem com uma pancada defensiva / atacante de backhand neste caso - mas a direita é sempre mais "natural", em principio. É importante esclarecer quem assume a importância da pancada...

Abraço
JR

Opá como estás certo! E em todos os parágrafos.

Acrescento ainda outra coisa que tenho notado nessa andança de parceiros. Quando o parceiro está na rede e nos vamos a subir, o adversario manda a bola para as costas do nosso parceiro. Há quem goste de ser ele proprio a ir buscar a bola atras, ha quem goste que va eu e cruza comigo de campo. Assim eu chego la mais depressa e posso "atacar" melhor a bola e ele recupera ganhando posição do lado do campo que eu descompensei para ir buscar a bola ao lado dele.
Na verdade eu acho que isto sao duvidas de nivel III pois nos jogadores à séria, nunca ha duvidas nisto.
Mas esta situação gera sempre confusão. Ora umas vezes é dele, em outras é minha, e depois se vou ele não compensa e fica a olhar para a jogada.... e se nao faço (por norma) o globo como deve ser, o adversario que entretanto subiu à rede apanha-a e logo a mete no lado descompensado.
Ou... ha aquele parceiro que diz que nunca quer que se vá jogar nas costas dele e depois nao recua como deve ser e/ou nao faz a rotação certa e acaba por mandar a bola à rede ou nem lhe acerta como deve ser.


Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #8 em: Dezembro 23, 2014, 01:29:01 pm »

Nuno,

Para haver essa troca de lado tem de haver enorme comunicação e entre-ajuda. Para mim a bola vai para as minhas costas, vou lá eu. E no dele o mesmo.
Para os adversários ter alguém do outro lado a trocar constantemente é meio caminho andado para ter zonas vazias. E aproveitar isso a seu bel-prazer.

Concordo que devemos saber jogar nos dois lados e pode haver essa troca. Mas isso já é nível II muito avançado senão nível I

Abraço
JR
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #9 em: Dezembro 23, 2014, 02:32:03 pm »

Pois sempre "ouvi" essa de que bola, nas costas são do jogador que está nesse lado
Mau é que no nivel III a malta reage sempre tarde pois não sabe antecipar as jogadas, a forma fisica é pessima, e a tecnica para rodar a bater bem a bola de volta é sofrivel, logo... por vezes parece melhor ideia a tal troca.
Depende do parceiro.
No nosso grupo de 4 so consigo fazer isso resultar de forma razoavel (para o nosso nivel) com um deles.
Com os outros 2 dá sempre confusão.
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #10 em: Dezembro 23, 2014, 02:36:55 pm »

Nuno Silva,

Honestamente se alguém não tem forma física para isso nem antecipa a jogada...é nível IV.
Se calhar é preciso criar um novo nível...Muito poucas pessoas vi a não conseguirem ir lá buscar a bola atrás e porem a bola do lado de lá. Certo que às vezes não é o melhor globo...mas conseguem

JR
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #11 em: Dezembro 23, 2014, 03:00:08 pm »

Não deixas de ter razão sobre os niveis (algo já debatido aqui no forum)
Mas olha que não sei onde tens andado.. é que eu até em torneios com "federados" vi isso... (no i6).
Eu contra mim falo e admito que jogo isto muito mal, mas tenho vontade de aprender mais e saber mais... mas olha que há por aí muitos assim. Vi em Alcântara, vi no IPC, vi no campo grande, vi nas olaias....
Isto não é critica nenhuma, antes pelo contrário, é saudavel haver cada vez mais gente a praticar.
Não iremos ser todos os melhores "lá do bairro"...
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #12 em: Dezembro 23, 2014, 03:20:54 pm »

Não sou de certeza a última batata frita do pacote mas vi poucos desses. O primeiro torneio em que entrei no Campo Grande perdi os 3 jogos. Perdi porque tinha zero noções de padel e limitiei-me a pôr a bola do lado de lá (iam mais ao vidro que à relva). E muito poucos vi que não sabiam ir lá buscar a bola atrás.
Mas a questão do nível é pertinente. No outro dia joguei com um rapaz que me disse "eu sou nível II, vá um III alto"...Quando fomos jogar, em 10 globos acertava 7 no vidro...Portanto acredito que as pessoas ainda não tenham bem noção do seu nível e do que sabem ou não. Nível II é consistência, é saber onde se mete a bola, é bandejas com consistência, é cabeça a jogar Padel. Não é só pôr a bola do lado de lá...
Eu contra mim falo - joguei ténis social (de forma séria e regular com alguns Escada) durante anos e quando cheguei ao Padel há dois meses fiquei literalmente a ver navios. E agora que jogo há dois meses tomei a decisão de ir ter aulas (1 x semana) para apurar a técnica. Num jogo, mesmo de hora e meia, é difícil apurares a técnica da bandeja, saídas de parede afins. Acho que umas aulinhas a esses que falas não faria mal.
Estamos sempre a aprender!!

JR
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #13 em: Dezembro 23, 2014, 03:25:34 pm »

É verdade q há mta malta n tem bem noção de q nível é.
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Comunicação entre dupla
« Responder #14 em: Dezembro 23, 2014, 03:26:30 pm »

Curioso... no nosso perfil n se diz q nível somos :) se calhar fazia sentido
Registado