ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Paintball  (Lida 3252 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

andre_rosa

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 263
Paintball
« em: Maio 13, 2015, 02:06:50 pm »

A pedido do Nuno Silva ( e depois de me ter denunciado pela foto do perfil ) abri este tópico dedicado ao paintball.

De certeza que a maior parte das pessoas já praticou, pelo menos, uma vez mas aproveito para dar a conhecer um pouco mais acerca do desporto.


Deixo também a sugestão de se organizar um evento de paintball by forumpadel.pt (têm de me dar oportunidade de me vingar das tareias que levo dentro do court :) ).


Praticamente todos conhecem o lado recreativo do paintball. Normalmente decorrem em campos com vários cenários diferentes (podem ser cenários de guerra, pequenas aldeias, no meio do mato, etc) onde todo o material necessário é disponibilizado pela organização.


Contudo há uma vertente ( que é a que pratico) que é desconhecida para a esmagadora maioria das pessoas que é o paintball de competição.

Normalmente é jogado por 2 equipas de 5 jogadores num campo de relva (natural ou sintética) com dimensões 45x36m com obstáculos insufláveis, de forma a criar um campo o mais simétrico possível onde o objectivo do jogo passa por alcançar a base adversária (situada na extremidade oposta do campo). A velocidade de jogo a este nível é extremamente elevada e cada marcador (termo usado para designar a "arma" de paintball) está limitado a disparar 10 bolas por segundo a 300 pés por segundo (velocidade de saída da bola, aproximadamente 320km/h)

O nível de organização é muito maior a este nível, existindo competições nacionais e internacionais.
Existe uma federação portuguesa de painball (que organiza o campeonato nacional) e várias equipas com nomes sonantes em portugal (Benfica, Sporting, Beira-mar, etc).


É um desporto de adrenalina e altamente viciante, contudo se acham que é caro colecionar raquetes de padel, cuidado com o paintball porque para além do preço e das altas quantidades de bolas que são gastas por prova (cada equipa gasta em média cerca de 40 a 60 mil bolas), o equipamento completo para se competir anda na casa dos 2000/2500€.


Aqui ficam alguns vídeos :)
- Final duma das etapas do campeonato da Europa:


- Vídeo editado duma das maiores provas nos Estados Unidos


- Video editado do maior evento de paintball recreativo do mundo


- Last but not least, um vídeo promocinal do campeonato nacional (aviso: padeleiro aos 15 seg :) )



Qualquer questão é só dizer :)


abraços
Registado

Xadex

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 201
Re: Paintball
« Responder #1 em: Maio 13, 2015, 02:27:12 pm »

Isto é muito fixe....

Já joguei diversas vezes, mas esconder um gajo de 1.97m é dificil :)
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Paintball
« Responder #2 em: Maio 13, 2015, 02:49:31 pm »

Isto é super viciante sim

Já conhecia o formato de competição e confesso não achar tanta piada. Os obstáculos insufláveis num campo "aberto" parecem-me simplistas demais e na minha cabeça aquela chuva de balas que passa de um lado para o outro deixa pouco à habilidade.

Gosto mais de cenários do conquista o castelo, bandeiras, etc. etc. em terrenos "naturais" e/ou criados para o efeito.
Os cenários de fabricas abandonadas tambem sao interessantes.
Enfim... tudo o que possa parecer o Doom ou o call of duty!!  ;D

Cheguei a praticar isto com "pumps"... aqueles marcadores tipo shotgun! Que até para carregar era preciso habilidade para a bala nao ficar presa no cano.
Ter um bom marcador "semi" com cano comprido era um mimo para brincar de sniper!

Agora essa chuva de balas com gatilho electrónico como já vi... é tipo jogo de arcada!

Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Paintball
« Responder #3 em: Maio 13, 2015, 03:12:11 pm »

Nunca fiz disto, aliás dei uns tiros à muitos anos,  uiiii já deve ter sido à quase 20 anos, num espaço que havia em Lisboa perto do mercado da ribeira ao lado da discoteca Absoluto.  Eh pá pareço um velho
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

andre_rosa

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 263
Re: Paintball
« Responder #4 em: Maio 13, 2015, 03:12:52 pm »

Isto é super viciante sim

Já conhecia o formato de competição e confesso não achar tanta piada. Os obstáculos insufláveis num campo "aberto" parecem-me simplistas demais e na minha cabeça aquela chuva de balas que passa de um lado para o outro deixa pouco à habilidade.

Gosto mais de cenários do conquista o castelo, bandeiras, etc. etc. em terrenos "naturais" e/ou criados para o efeito.
Os cenários de fabricas abandonadas tambem sao interessantes.
Enfim... tudo o que possa parecer o Doom ou o call of duty!!  ;D

Cheguei a praticar isto com "pumps"... aqueles marcadores tipo shotgun! Que até para carregar era preciso habilidade para a bala nao ficar presa no cano.
Ter um bom marcador "semi" com cano comprido era um mimo para brincar de sniper!

Agora essa chuva de balas com gatilho electrónico como já vi... é tipo jogo de arcada!


Essa é uma das facetas boas do paintball. Felizmente há vertentes e modos de jogo suficientemente distintas para agradar a (quase) toda a gente.

Mas não digas que em competição não é necessária habilidade. É precisamente o oposto. É fácil ficar escondido para não levar com a chuva de bolas como tu lhe chamas, mas caso se faça isso o mais provável é olhar para o lado e, de repente, ter um adversário em cima de nós (e acreditem que levar com 10 ou 15 bolas a 1/2 metros de distância não é agradável ).

Ao contrário do que pode parecer, o formato de competição é altamente estratégico e o trabalho de equipa é absolutamente fundamental. Para além disso é necessário pensar e agir em fraccções de segundo o que se torna muito complicado quando estamos sempre sob pressão e debaixo de uma chuvada de bolas.

Já experimentei vários deportos e atividades radicais e os níveis de adrenalina do PB estão no topo.
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Paintball
« Responder #5 em: Maio 13, 2015, 03:13:18 pm »

Mas tiro de G3 na Tapada de Mafra fiz com fartura, conta como experiência?
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

andre_rosa

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 263
Re: Paintball
« Responder #6 em: Maio 13, 2015, 03:15:52 pm »

Isto é muito fixe....

Já joguei diversas vezes, mas esconder um gajo de 1.97m é dificil :)

Olha que até não é. Tenho um gajo na minha equipa que anda por esses números e é impressionante como ele se consegue esconder... A altura não ajuda, é óbvio, mas com treino e imaginação tudo se consegue :)
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Paintball
« Responder #7 em: Maio 13, 2015, 03:26:01 pm »

Isto é super viciante sim

Já conhecia o formato de competição e confesso não achar tanta piada. Os obstáculos insufláveis num campo "aberto" parecem-me simplistas demais e na minha cabeça aquela chuva de balas que passa de um lado para o outro deixa pouco à habilidade.

Gosto mais de cenários do conquista o castelo, bandeiras, etc. etc. em terrenos "naturais" e/ou criados para o efeito.
Os cenários de fabricas abandonadas tambem sao interessantes.
Enfim... tudo o que possa parecer o Doom ou o call of duty!!  ;D

Cheguei a praticar isto com "pumps"... aqueles marcadores tipo shotgun! Que até para carregar era preciso habilidade para a bala nao ficar presa no cano.
Ter um bom marcador "semi" com cano comprido era um mimo para brincar de sniper!

Agora essa chuva de balas com gatilho electrónico como já vi... é tipo jogo de arcada!


Essa é uma das facetas boas do paintball. Felizmente há vertentes e modos de jogo suficientemente distintas para agradar a (quase) toda a gente.

Mas não digas que em competição não é necessária habilidade. É precisamente o oposto. É fácil ficar escondido para não levar com a chuva de bolas como tu lhe chamas, mas caso se faça isso o mais provável é olhar para o lado e, de repente, ter um adversário em cima de nós (e acreditem que levar com 10 ou 15 bolas a 1/2 metros de distância não é agradável ).

Ao contrário do que pode parecer, o formato de competição é altamente estratégico e o trabalho de equipa é absolutamente fundamental. Para além disso é necessário pensar e agir em fraccções de segundo o que se torna muito complicado quando estamos sempre sob pressão e debaixo de uma chuvada de bolas.

Já experimentei vários deportos e atividades radicais e os níveis de adrenalina do PB estão no topo.

Não quero tirar mérito "à coisa" atenção.
É apenas uma questão de gosto.
A analogia que fiz é a mais certa, na minha optica  ;D . Jogo de arcada vs Call od Duty ...
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Paintball
« Responder #8 em: Maio 13, 2015, 03:55:12 pm »

Isto é super viciante sim

Já conhecia o formato de competição e confesso não achar tanta piada. Os obstáculos insufláveis num campo "aberto" parecem-me simplistas demais e na minha cabeça aquela chuva de balas que passa de um lado para o outro deixa pouco à habilidade.

Gosto mais de cenários do conquista o castelo, bandeiras, etc. etc. em terrenos "naturais" e/ou criados para o efeito.
Os cenários de fabricas abandonadas tambem sao interessantes.
Enfim... tudo o que possa parecer o Doom ou o call of duty!!  ;D

Cheguei a praticar isto com "pumps"... aqueles marcadores tipo shotgun! Que até para carregar era preciso habilidade para a bala nao ficar presa no cano.
Ter um bom marcador "semi" com cano comprido era um mimo para brincar de sniper!

Agora essa chuva de balas com gatilho electrónico como já vi... é tipo jogo de arcada!


Essa é uma das facetas boas do paintball. Felizmente há vertentes e modos de jogo suficientemente distintas para agradar a (quase) toda a gente.

Mas não digas que em competição não é necessária habilidade. É precisamente o oposto. É fácil ficar escondido para não levar com a chuva de bolas como tu lhe chamas, mas caso se faça isso o mais provável é olhar para o lado e, de repente, ter um adversário em cima de nós (e acreditem que levar com 10 ou 15 bolas a 1/2 metros de distância não é agradável ).

Ao contrário do que pode parecer, o formato de competição é altamente estratégico e o trabalho de equipa é absolutamente fundamental. Para além disso é necessário pensar e agir em fraccções de segundo o que se torna muito complicado quando estamos sempre sob pressão e debaixo de uma chuvada de bolas.

Já experimentei vários deportos e atividades radicais e os níveis de adrenalina do PB estão no topo.

Não quero tirar mérito "à coisa" atenção.
É apenas uma questão de gosto.
A analogia que fiz é a mais certa, na minha optica  ;D . Jogo de arcada vs Call od Duty ...
Nuno sempre certo nos seus comentários...

Tb não tenho perfil para competição... Para não falar no stress que cria... :-P

A outra variante no meu ver é mais engraçada.

E como tinha dito no outro tópico...  PB é muito caro!! :-(

Registado

Petereagle

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 113
Re: Paintball
« Responder #9 em: Maio 13, 2015, 04:26:40 pm »

Ando para experimentar há muito tempo.

A minha experiência de tiro não é muita....Mas os únicos tiros que dei - esquecendo a pressão de ar, bem como as barraquinhas da feira popular e consequentes ginjinhas  ;D - foi de G3 (munição real e muitos de salva - pólvora seca)...

Fiquei de tal maneira traumatizado, que sempre que oiço som semelhante, o reflexo condicionado é mandar-me para o chão gritando "queda na máscara".  :D :D (este post fez-me recordar dos meus tempos de G.I. Joe na Carregueira...já lá vão, por incrível que pareça, uns 21 anos...).

Isto parece ser mt porreiro...e gostava de experimentar, não podia era acumular com regularidade com o Padel, pois presumo que quando chegasse a casa, a "Generala" me pusesse a "marchar" e tinha de "fazer o espólio"! ahhahahah
Registado

andre_rosa

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 263
Re: Paintball
« Responder #10 em: Maio 13, 2015, 04:30:24 pm »

Isto parece ser mt porreiro...e gostava de experimentar, não podia era acumular com regularidade com o Padel, pois presumo que quando chegasse a casa, a "Generala" me pusesse a "marchar" e tinha de "fazer o espólio"! ahhahahah


Nem imaginas a ginástica que é preciso...  :P
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Paintball
« Responder #11 em: Maio 13, 2015, 04:31:16 pm »

As nossas mulheres têm o dom de não perceber as nossas distrações/divertimentos
Registado