ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Evolução no Padel - Experiências  (Lida 4678 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

rivieira

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 22
Evolução no Padel - Experiências
« em: Julho 11, 2016, 11:26:46 am »

Boas pessoal

Trago-vos aqui um assunto que é muito subjectivo, mas gostaria de saber a opinião e a experiência dos utilizadores aqui do forum.

Eu e o meu parceiro começamos a jogar padel à sensivelmente 2/3 meses. Estamos a jogar nivel 3 médio com bastante consistência. Temos aulas todas as semanas e fazemos 2/3 jogos por semana. É de salientar que nunca praticámos nenhum desporto de raquete anteriormente, mas sempre fizémos desporto de competição.

Como bons atletas que somos, trabalhamos por objectivos. Um dos objectivos a que nos propusemos foi que daqui a um ano queremos ser nível 2. Será isto um objectivo realista? Nós achamos que sim. Sabemos também que a curva de aprendizagem deste desporto é facil ao inicio, mas depois acentúa bastante.

O meu objectivo com este post é de perceber através do pessoal daqui do forum como é que foi a vossa evolução neste desporto. Quando começaram, se ja tinham algum background em desportos de raquete, e quanto tempo precisaram para evoluir o vosso jogo para M2.

Comentem e bons jogos.
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Evolução no Padel - Experiências
« Responder #1 em: Julho 11, 2016, 11:37:13 am »

Não há "tempo" certo para que a evolução aconteça.
Depende do esforço, dedicação, tempo que se dedica e o "jeito" que se tenha.
Podes chegar a nivel 2 em 6 meses, 1 ano, 3...ou nem chegar de todo.
Forma física é essencial e cestos de bolas para treinar.
Se o budget permitir tenham aulas 2 x por semana com treinadores diferentes, ou vão mudando de treinador de x em x meses.
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

rivieira

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 22
Re: Evolução no Padel - Experiências
« Responder #2 em: Julho 11, 2016, 12:01:13 pm »

Não há "tempo" certo para que a evolução aconteça.
Depende do esforço, dedicação, tempo que se dedica e o "jeito" que se tenha.
Podes chegar a nivel 2 em 6 meses, 1 ano, 3...ou nem chegar de todo.
Forma física é essencial e cestos de bolas para treinar.
Se o budget permitir tenham aulas 2 x por semana com treinadores diferentes, ou vão mudando de treinador de x em x meses.

Sim Nuno, eu percebo isso tudo e como disse logo no inicio é muito subjectivo.

Apenas queria saber das experiências dos utilizadores do forum. O que fizeram, como o fizeram, o tempo que levaram, etc....

Ja pratico desporto de competição à muito tempo para perceber que as coisas não caiem assim do nada....
« Última modificação: Julho 11, 2016, 12:02:53 pm por rivieira »
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Evolução no Padel - Experiências
« Responder #3 em: Julho 11, 2016, 12:06:56 pm »

Do q dizes (aulas, treino e c boa preparação física) acho q podem perfeitamente diminuir o prazo p chegar a nível 2.
Eu diria não mais de 6 meses, suficiente para absorver as noções de pancadas e posicionamento que te/vos permitem jogar a nível 2.

A evolução em nível 2 já acho mais relativa. É a zona mais íngreme q falas da curva de evolução.
Importante ter um prof capaz de vos transmitir boas noções técnicas, não apenas táticas e de rotinas.
No Padel o tempo de reação é mto curto. Os pormenores tornam-se pormaiores ;) Pormenores como a capacidade de fazer split-step no timing "certo", ter uma correta amplitude de volleys, com bom ponto de impacto c a bola, etc... sao factores determinantes na evolução, e nem todos os profs se preocupam com isso, ou têm capacidade para o transmitir (transmitir como "fazer com que os alunos o consiga absorver/incorporar").
Pode ser uma boa ideia o que Nuno disse acima, ir experimentando diferentes treinadores, e claro, jogar com pessoas diferentes e se possível melhores, para passares por aquela experiência de perceber que pancadas e modo de jogo que funcionavam e deixam de funcionar.


Sent from my iPhone using Tapatalk
« Última modificação: Julho 11, 2016, 03:13:26 pm por ruilebreiro »
Registado

PAL

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 50
Re: Evolução no Padel - Experiências
« Responder #4 em: Julho 13, 2016, 12:25:00 pm »

Em relação á troca de treinador de x em x tempo, pode não ser boa ideia. Se tenho aulas com um treinador que sabe o que está a fazer, qual é o sentido de o trocar e passar para um que pode não perceber nada do que está a fazer? Se tenho um treinador que é bom e que aplica um determinado método de treino que se adapta bem aquilo que preciso, porque devo mudar para outro que mesmo sendo bom pode não ter um método que se adapte aquilo que pretendo de uma aula?

Acho que o ideal é ter um treinador que nos motive e que saiba o que faz. Acho uma péssima ideia ter dois treinadores diferentes por semana...se um diz alhos e o outro bugalhos qual tem razão? Devo fazer o que diz um ou o que diz o outro? Isso só atrapalha a evolução na minha opinião
Registado

andre_rosa

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 263
Re: Evolução no Padel - Experiências
« Responder #5 em: Julho 14, 2016, 10:41:16 am »

Em relação á troca de treinador de x em x tempo, pode não ser boa ideia. Se tenho aulas com um treinador que sabe o que está a fazer, qual é o sentido de o trocar e passar para um que pode não perceber nada do que está a fazer? Se tenho um treinador que é bom e que aplica um determinado método de treino que se adapta bem aquilo que preciso, porque devo mudar para outro que mesmo sendo bom pode não ter um método que se adapte aquilo que pretendo de uma aula?

Acho que o ideal é ter um treinador que nos motive e que saiba o que faz. Acho uma péssima ideia ter dois treinadores diferentes por semana...se um diz alhos e o outro bugalhos qual tem razão? Devo fazer o que diz um ou o que diz o outro? Isso só atrapalha a evolução na minha opinião

Obviamente que tens alguma razão no que estás a dizer mas a mudança nunca deverá ser feita só porque sim e sem um conhecimento prévio do tipo de aulas que vais ter com o novo professor.

Ser treinado e treinar com pessoas diferentes vai proporcionar novos desafios e obrigar a diferentes reacções da tua parte.

Agora mudar "no escuro" parece-me pouco inteligente. Existem inúmeros bons treinadores espalhados por todos os campos mas acredito  (embora tenha tido sorte até hoje) que também hajam maus treinadores. O fundamental é encontrares alguém que seja compatível com a tua personalidade e ambição e que consiga transmitir os conceitos técnicos e tácticos.

Não existe 1 treinador perfeito para toda a gente porque todos temos formas diferentes de reagir aos estímulos.

No meu caso tenho aulas com 2 treinadores diferentes na mesma semana e os treinos de ambos complementam-se na perfeição. Têm formas distintas de dar as aulas e focam-se em aspectos diferentes.

Tanto ou mais importante que o treinador é conseguir "escolher" bem o grupo com quem se tem as aulas. Se forem pessoas pouco esforçadas e que não têm os mesmos objectivos que tu não vale a pena insistir. A aula nunca vai ser produtiva e muitas vezes não por culpa do treinador.


Penso que mudar é positivo. Todos os treinadores independentemente do valor que tenham acabam por ter rotinas que podem tornar os treinos pouco completos a longo prazo. Cabe a cada um conseguir identificar caso isso esteja a acontecer e, caso sinta essa necessidade, procurar outra solução.


Para além disso praticamente todos os clubes permitem fazer aulas experimentais que são sempre úteis para aferir se os treinos são adequados ao que pretendemos ou não. E ainda há a hipótese de adquirir packs de aulas em vez de pagar as mensalidades.
Registado