ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Regras do Padel  (Lida 22937 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

ebonnevillecarona

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 72
Re: Regras do Padel
« Responder #30 em: Março 23, 2015, 02:13:19 pm »

Dúvida existencial...
Na descrição acima eu vou a correr pra rede consigo bater a bola (no meu campo ou no do adv, pro caso n interessa) e dps pra me equilibrar meto o braço sobre a rede a apoiada no chão do lado de lá, a fazer uma ponte, e depois tiro. Tudo sem tocar na rede.
Posso?

Penso que não se pode.
Acho que enquanto o ponto estiver a decorrer não se pode tocar no campo do lado do adversário. Não se pode tocar nem com o  corpo nem com a raquete.


Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Regras do Padel
« Responder #31 em: Março 23, 2015, 02:14:55 pm »

Eu tenho esta dúvida já no ténis. Porventura a regra será a mesma.
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Regras do Padel
« Responder #32 em: Março 23, 2015, 02:32:36 pm »

Dúvida existencial...
Na descrição acima eu vou a correr pra rede consigo bater a bola (no meu campo ou no do adv, pro caso n interessa) e dps pra me equilibrar meto o braço sobre a rede a apoiada no chão do lado de lá, a fazer uma ponte, e depois tiro. Tudo sem tocar na rede.
Posso?

Penso que não se pode.
Acho que enquanto o ponto estiver a decorrer não se pode tocar no campo do lado do adversário. Não se pode tocar nem com o  corpo nem com a raquete.

Pode-se apenas bater a bola no campo do adversário se ela tiver batido primeiro no chão do nosso campo. (vinda de um amorti com muito efeito por exemplo).
Tirando isso nao se pode passar a rede nunca.
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

pepipe

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 182
Re: Regras do Padel
« Responder #33 em: Março 23, 2015, 02:44:59 pm »

Dúvida existencial...
Na descrição acima eu vou a correr pra rede consigo bater a bola (no meu campo ou no do adv, pro caso n interessa) e dps pra me equilibrar meto o braço sobre a rede a apoiada no chão do lado de lá, a fazer uma ponte, e depois tiro. Tudo sem tocar na rede.
Posso?
Penso que não se pode.
Acho que enquanto o ponto estiver a decorrer não se pode tocar no campo do lado do adversário. Não se pode tocar nem com o  corpo nem com a raquete.

Sem ter a certeza também acho que o ebonnevillecarona está certo.

Outro dia vi um caso caricato. A rede no top padel tocava no chão e tinha uma "saia" p um dos lados, isto é, era comprida demais.
Num ponto desses em q um gajo vai mto pra cima da rede, ele n toca na rede, mas na saia, q estava toda pro seu lado. Estamos a falar praí duns 20cms de saia.
Deu grande discussão....
Acabaram por decidir repetir o pto.

No outro dia estava a pensar neste caso concreto. As redes às vezes tem uma "saia" bem lixada e que conforme para que lado é que ela está pode influenciar. Alguém sabe o que acontecer se o jogador pisar a rede? Diria também que perde o ponto apesar de me parecer injusto visto que acho que não é suposto existir esta "saia".
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Regras do Padel
« Responder #34 em: Março 23, 2015, 03:44:40 pm »

Certo...essa saia é irregular!

É como aquele campo no Monsanto que tem canas a crescer para o lado de dentro.... Se a bola bater ai...
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

pepipe

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 182
Re: Regras do Padel
« Responder #35 em: Abril 09, 2015, 01:51:50 pm »

No outro dia a jogar o primeiro set foi a tie-break e os adversários trocaram a ordem do jogador que serve afirmando que se podia fazer. Depois no começo do outro set trocam de novo afirmando o mesmo.

Fiquei na dúvida se realmente é assim, no princípio do set ainda pode fazer sentido mas no tie-break para mim não faz. Hoje decidi fazer uma pesquisa nas regras da FPP.

Sacado do regulamento de padel da FPP:
Citar
Começa a servir no tie-break o jogador que teria de servir consoante a ordem normal do set.
Será sempre o jogador que tenha começado a servir no início do set. Começará do lado
direito fazendo-o num só ponto. Respeitando sempre a sequência normal do set e
começando pelo lado esquerdo, o próximo jogador a servir, fá-lo por dois pontos e assim
sucessivamente até terminar o tie-break.
Concluindo então que no tie-break não se pode mudar a ordem de quem serve.

Citar
o par que tenha o direito de servir no primeiro jogo do set tem que decidir qual dos
jogadores o fará. De seguida, o par que estava a receber terá de fazê-lo, estabelecendo
assim a ordem de serviços alternada. Desta forma, a ordem de serviços definida terá de ser
seguida até ao final do respectivo set. Esta ordem só poderá ser alterada no set seguinte.

Portanto sim se pode alterar a ordem de quem serve no início de cada set mas nunca a meio do mesmo. Aproveito também para indicar que depois de um set que acaba em tie-break quem serve o primeiro jogo do outro set é a equipa(pelos vistos pode ser qualquer um) que não começou a servir no tie-break.
Registado

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Regras do Padel
« Responder #36 em: Abril 09, 2015, 06:44:37 pm »

Exatamente!
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

Alcobia

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 47
    • Fotografia
Re: Regras do Padel
« Responder #37 em: Janeiro 21, 2017, 08:32:59 pm »

Viva pessoal,

Uma questão que se colocou no outro dia entre jogadores de Mafra, aquando do serviço. Era importante que quem respondesse soubesse de certeza a resposta à questão, para clarificar de uma vez a mesma, e não ser apenas uma opinião/interpretação pessoal. Tentei ler regras do serviço e do que li, aquilo que descrevo não me parece ir contra o que está escrito:

Imaginem um jogador a servir do lado direito. O jogador coloca-se parcialmente do lado esquerdo do T, mas a bola bate no chão e é batida com a raquete, como deve, no lado direito, o lado do serviço. Em conclusão, parte do corpo do jogador está a transpôr o T para o lado que não o do serviço. Isso é permitido? Julgo ter falado uma vez com alguém que me disse que é permitido, e que o importante é que a bola bata no lado certo antes do serviço, e a pancada seja dada igualmente no lado certo. Gostaria contudo de dissipar de uma vez por todas a dúvida respeitante a este assunto, se alguma autoridade maior me puder esclarecer. Obrigado desde já
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Regras do Padel
« Responder #38 em: Janeiro 21, 2017, 09:16:25 pm »

Viva pessoal,

Uma questão que se colocou no outro dia entre jogadores de Mafra, aquando do serviço. Era importante que quem respondesse soubesse de certeza a resposta à questão, para clarificar de uma vez a mesma, e não ser apenas uma opinião/interpretação pessoal. Tentei ler regras do serviço e do que li, aquilo que descrevo não me parece ir contra o que está escrito:

Imaginem um jogador a servir do lado direito. O jogador coloca-se parcialmente do lado esquerdo do T, mas a bola bate no chão e é batida com a raquete, como deve, no lado direito, o lado do serviço. Em conclusão, parte do corpo do jogador está a transpôr o T para o lado que não o do serviço. Isso é permitido? Julgo ter falado uma vez com alguém que me disse que é permitido, e que o importante é que a bola bata no lado certo antes do serviço, e a pancada seja dada igualmente no lado certo. Gostaria contudo de dissipar de uma vez por todas a dúvida respeitante a este assunto, se alguma autoridade maior me puder esclarecer. Obrigado desde já
99% de certeza que isso que dizes está correcto.

Já vi n jogadores do wpt fazerem isso.

Mas lá está... Não é a 100%

Enviado do meu D5503 através de Tapatalk

Registado

F. Cardoso

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 274
    • Padel Club Torres Novas
Re: Regras do Padel
« Responder #39 em: Janeiro 22, 2017, 01:24:56 pm »

Viva pessoal,

Uma questão que se colocou no outro dia entre jogadores de Mafra, aquando do serviço. Era importante que quem respondesse soubesse de certeza a resposta à questão, para clarificar de uma vez a mesma, e não ser apenas uma opinião/interpretação pessoal. Tentei ler regras do serviço e do que li, aquilo que descrevo não me parece ir contra o que está escrito:

Imaginem um jogador a servir do lado direito. O jogador coloca-se parcialmente do lado esquerdo do T, mas a bola bate no chão e é batida com a raquete, como deve, no lado direito, o lado do serviço. Em conclusão, parte do corpo do jogador está a transpôr o T para o lado que não o do serviço. Isso é permitido? Julgo ter falado uma vez com alguém que me disse que é permitido, e que o importante é que a bola bata no lado certo antes do serviço, e a pancada seja dada igualmente no lado certo. Gostaria contudo de dissipar de uma vez por todas a dúvida respeitante a este assunto, se alguma autoridade maior me puder esclarecer. Obrigado desde já

REGULAMENTO FPP
• Regra 6 – O Serviço
Todos os pontos começam com o Serviço. Se se falha o primeiro serviço tem-se direito a um
segundo. O serviço é feito da seguinte forma:
a) o jogador que serve terá, no momento da execução do serviço, que estar com ambos os
pés atrás da linha de serviço e entre o prolongamento imaginário da linha central dos
quadrados de serviço e a parede lateral
(“área de serviço”). Deverá permanecer neste espaço
até haver contacto com a bola.
b) o jogador deverá deixar a bola bater na área de serviço onde se encontre antes de bater na
bola.
c) o jogador não poderá tocar com os pés nem na linha de serviço, nem no prolongamento
imaginário da linha central dos quadrados de serviço.


Resumindo: tem de ter os pés atrás linha de serviço e ao lado do prolongamento da linha central "T".

Já tenho visto no WPT não cumprir esta regra, bem como tenho visto muito baterem a bola dentro da área de serviço, mas parece que os juízes não ligam muito a estes pormenores.
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Regras do Padel
« Responder #40 em: Janeiro 22, 2017, 08:02:09 pm »

Como o Fernando bem indica,  para o serviço ser válido tem de estar atrás da linha de serviço e no lado que corresponda do prolongamento da linha central. Atenção que a sua regras do WPT são diferentes das da FIP pelo que podem ocorrer situações que no WPT que não são válidos. Mas neste caso creio que também se aplica,  o que acontece é que há jogadores que iniciam o serviço mesmo em cima da linha e em movimento ficam no lado correcto. JMD,  Mieres e Lamperti são dos que fazem isso.
« Última modificação: Janeiro 22, 2017, 08:02:46 pm por Paulo »
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

Alcobia

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 47
    • Fotografia
Re: Regras do Padel
« Responder #41 em: Janeiro 23, 2017, 11:08:33 am »

Obrigado pessoal, esclarecidíssimo :)
Abraços
Registado

Ricardo Pereira

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 96
Re: Regras do Padel
« Responder #42 em: Janeiro 23, 2017, 10:50:50 pm »

Dúvida existencial...
Na descrição acima eu vou a correr pra rede consigo bater a bola (no meu campo ou no do adv, pro caso n interessa) e dps pra me equilibrar meto o braço sobre a rede a apoiada no chão do lado de lá, a fazer uma ponte, e depois tiro. Tudo sem tocar na rede.
Posso?

Regra 13 – Ponto Perdido
Uma dupla perde o ponto:
a) se, enquanto a bola está em jogo, um dos jogadores, a sua raquete ou qualquer objecto
que tenha consigo toca na rede, postes ou em alguma parte do campo adversário, incluindo
o solo e malha metálica

Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Regras do Padel
« Responder #43 em: Janeiro 23, 2017, 10:57:06 pm »

Boa :)


Sent from my iPhone using Tapatalk
Registado

Ricardo Pereira

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 96
Re: Regras do Padel
« Responder #44 em: Janeiro 23, 2017, 11:29:26 pm »

Regra 9 – Repetição do Serviço ou “Let”
O serviço repete-se se:
a) a bola toca na rede ou nos postes da mesma, caso estes estejam dentro do campo e de
seguida bate no quadrado de serviço sempre e quando depois não faça o segundo ressalto
contra a malha metálica.
22
b) a bola depois de tocar na rede ou nos postes da mesma, caso estes estejam dentro do
campo, for bater num adversário ou qualquer adereço que tenham
c) se quem responde não está preparado (Regra 6 k).
Se o let acontece no primeiro serviço, este repete-se e quem serve continua a ter dois
serviços. Se acontece no segundo serviço, apenas dispõe de mais um serviço.




Ora... Let ou Net será básicamente o mesmo, sendo que Net=rede (ou bola na rede), mas se bater na malha metálica é fora,  para ser considerada "Let" a bola terá de bater de seguida no quadrado de serviço sem ir à malha metálica. E repete-se o serviço...
O que tem acontecido, e eu já comentei com alguns jogadores, é que eles dizem que se fizermos "let" repetidamente, podemos fazê-lo 500 vezes... mas o que eu leio no regulamento (e o que entendo) é que se falharmos o 1º serviço, e no segundo fizermos "let"  e seguidamente voltarmos a fazer "let" pedemos o ponto.

A minha dúvida é:  Se fizermos "let" no 1º Serviço, voltamos a fazer novo serviço, certo? Este novo serviço não é considerado 2º serviço??? É que se não for considerado 2º serviço, o que entendo é que podemos fazer "let" eternamente no 1º serviço, desde que não façamos o 2º serviço.
Registado