ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Regras do Padel  (Lida 22717 vezes)

0 Membros e 5 Visitantes estão a ver este tópico.

pepeferraz

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1734
Re: Regras do Padel
« Responder #15 em: Dezembro 05, 2014, 12:27:11 pm »

Mais um excelente trabalho do forum padel em pró do padel :-)
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Regras do Padel
« Responder #16 em: Março 22, 2015, 10:28:47 pm »

Viva,

Fiquei com algumas dúvidas quanto ao serviço, nomeadamente na regra 6 alinea "b) o jogador deverá deixar a bola bater na área de serviço onde se encontre antes de bater na bola". Tive oportunidade de ter uma aula em Mafra e o professor efectivamente fez essa observação que estaria a fazer mal o serviço pois deixava a bola bater atrás da linha, à imagem do que vejo a maioria fazer e até nos jogos do WPT que já tive oportunidade de ver. Constato também que nas regras "espanholas", no caso é a regra 5 :
"Durante toda la ejecución del servicio, el jugador que efectúe el saque queda obligado a:
      Sacar detrás de la línea de saque y entre la raya central de ésta y la pared lateral.
      Botar la pelota en la misma zona."
Ora a "pelota" deve ser sacada na mesma zona, quer isto dizer detrás da linha, correcto? Agradeço a vossa ajuda.

P.S.- Desculpem o testamento, mas creio que estou a ficar viciado!!! :D
Cumprimentos,
Paulo Silva
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

pepipe

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 182
Re: Regras do Padel
« Responder #17 em: Março 22, 2015, 11:24:13 pm »

Sem ser um expert posso responder-te a questão, visto que já a perguntei a professores.
Um serviço para ser válido tem que acontecer as seguintes coisas:
  • O jogador tem que estar atrás da linha de serviço.
  • A bola tem que bater uma vez no chão atrás dessa mesma linha e não passando a divisão do meio.
  • O serviço é feito por baixo e não pode ser feito em cima da cintura.

É recorrente ver estas regras violadas. Muitas vezes servem com a bola dentro do quadrado de serviço, muitos jogadores quando vão servir para o T (serviço ao centro) lançam a bola para lá do meio fazendo o serviço praticamente em paralelo. É também frequente o serviço por cima da cintura, vejo logo quando o jogador ao servir em vez de deixar cair a bola lança a bola e depois é receber um serviço que só teve trajectória descendente  ;D

A grande maioria da malta nem se chateia porque no padel o serviço não tem a importância que tem no tennis mas quando se abusa é só chamar a atenção.
Registado

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Regras do Padel
« Responder #18 em: Março 23, 2015, 08:50:25 am »

pepipe,

Permite-me discordar. A partir de nível 2 o serviço é muito importante. Todas as bolas vem colocadas, cortadas, cheia de efeitos. Se o receptor do serviço faz uma má recepção e envia uma bola "morta" para o lado de lá vem logo smash ou bandeja decisiva que termina o ponto...

Mas concordo, é preciso ter cuidado com quem está do lado de lá porque por vezes não estamos com atenção e a bola é bem batida acima da cintura, dando vantagem ao adversário

JR
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Regras do Padel
« Responder #19 em: Março 23, 2015, 09:40:11 am »

Tb acho, a partir de nivel 2 um bom serviço e bola consequente podem dar oportunidade p decidir o ponto logo ali.
Registado

pepeferraz

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1734
Re: Regras do Padel
« Responder #20 em: Março 23, 2015, 10:02:24 am »

é uma pancada importante o serviço. normalmente deve-se servir para o T :-)
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Regras do Padel
« Responder #21 em: Março 23, 2015, 10:29:28 am »

Ora aqui está um tema no Padel no qual, na minha opinião (ou pelo menos eu) noto uma grande diferença quando se usam raquetes diferentes! nomeadamente em raquetes com mais ou menos saida.
Na minha humilde experiencia quanto menos saida tiver uma raquete melhor se consegue fazer um serviço. (dai a minha fraquissima prestação com a minha actual menina).
Se há altura em que tenho imensas saudades da minha x-31 é quando é a minha vez de servir! Enfim!...
Um ponto a treinar arduamente com a 512
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

pepipe

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 182
Re: Regras do Padel
« Responder #22 em: Março 23, 2015, 11:37:31 am »

pepipe,

Permite-me discordar. A partir de nível 2 o serviço é muito importante. Todas as bolas vem colocadas, cortadas, cheia de efeitos. Se o receptor do serviço faz uma má recepção e envia uma bola "morta" para o lado de lá vem logo smash ou bandeja decisiva que termina o ponto...

Mas concordo, é preciso ter cuidado com quem está do lado de lá porque por vezes não estamos com atenção e a bola é bem batida acima da cintura, dando vantagem ao adversário

JR

Claro que podes discordar, contudo estás a discordar com algo que eu não disse  :D. Talvez porque não fui claro, mas quando digo que o serviço do padel não tem a importância do tennis não quer dizer que não interessa no padel. No tennis há jogadores com o jogo baseado no serviço, no padel o serviço serve para entrar com o pé direito ou com o pé errado.

É raro ver advertir o adversário por faltas de serviço e normalmente quando há chamada de atenção é por causa de serviços feitos a cima na cintura.

E já que estamos a falar de serviços uma pequena curiosidade. Antigamente quem servia ficava atrás e a rede era para quem estava a receber o serviço:
Registado

Xadex

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 201
Re: Regras do Padel
« Responder #23 em: Março 23, 2015, 12:18:40 pm »

Boas… tenho uma duvida que me assiste 

É possível, em algum caso, jogar a bola no campo do adversário?
Ex: a dupla adversária faz um smash, a bola ressalta no campo, bate no vidro do fundo e aí vou eu – qual flash – a correr para tentar apanhar a bola.
Supondo que consigo ainda devolver a pancada..... mas esta já ocorre após a bola passar a rede.

É ponto para quem?

Obg
Registado

pepipe

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 182
Re: Regras do Padel
« Responder #24 em: Março 23, 2015, 12:50:17 pm »

Boas… tenho uma duvida que me assiste 

É possível, em algum caso, jogar a bola no campo do adversário?
Ex: a dupla adversária faz um smash, a bola ressalta no campo, bate no vidro do fundo e aí vou eu – qual flash – a correr para tentar apanhar a bola.
Supondo que consigo ainda devolver a pancada..... mas esta já ocorre após a bola passar a rede.

É ponto para quem?

Obg

O ponto é para ti. No padel é permitido responder a bolas para lá da rede (no campo adversário) ou de fora do campo desde que tenha passado uma vez para o teu campo. Não é permitido bater a bola no campo adversário antes de ela ir para o teu campo.

Há mais um par de coisas a ter em consideração:
- Em momento algum podes tocar na rede, caso isso aconteça o ponto é para os adversários.
- Não podes pisar o campo adversário. Podes por exemplo sair pela porta e meter a raquete no lado do campo adversário mas não o podes pisar.
- O adversário não se pode meter entre a bola e tua raquete (mesmo no campo dele), isto é, se tocas com a raquete num adversário quando é a vossa vez de jogar a bola o ponto é vosso.


 
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Regras do Padel
« Responder #25 em: Março 23, 2015, 12:52:26 pm »

é uma pancada importante o serviço. normalmente deve-se servir para o T :-)
Eu sirvo 90% pró T.
Os outros 10% são só pra despistar lol
Registado

Mikke_

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 84
Re: Regras do Padel
« Responder #26 em: Março 23, 2015, 12:52:40 pm »

suponho que desde q n toques na rede nem estejas a tocar no campo adversário, caso tenhas tocado com a raquete na bola, o ponto será teu..

mas não tenho certezas..
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Regras do Padel
« Responder #27 em: Março 23, 2015, 12:55:39 pm »

Dúvida existencial...
Na descrição acima eu vou a correr pra rede consigo bater a bola (no meu campo ou no do adv, pro caso n interessa) e dps pra me equilibrar meto o braço sobre a rede a apoiada no chão do lado de lá, a fazer uma ponte, e depois tiro. Tudo sem tocar na rede.
Posso?
« Última modificação: Março 23, 2015, 12:56:10 pm por ruilebreiro »
Registado

Mikke_

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 84
Re: Regras do Padel
« Responder #28 em: Março 23, 2015, 12:57:48 pm »

diria que sim... pq n tocaste na rede e qd jogaste a bola, não estavas em contacto com o campo do adversário. ;)
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Regras do Padel
« Responder #29 em: Março 23, 2015, 12:58:01 pm »

Outro dia vi um caso caricato. A rede no top padel tocava no chão e tinha uma "saia" p um dos lados, isto é, era comprida demais.
Num ponto desses em q um gajo vai mto pra cima da rede, ele n toca na rede, mas na saia, q estava toda pro seu lado. Estamos a falar praí duns 20cms de saia.
Deu grande discussão....
Acabaram por decidir repetir o pto.
Registado