ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Àrbitros e torneios  (Lida 2617 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

wellick

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 97
Àrbitros e torneios
« em: Setembro 15, 2017, 12:46:27 am »

Boas!

Já jogo Padel há um ano e meio mas nunca me aventurei em nenhum torneio.
Confesso que um dos factores que me levou ainda a não o fazer foi (além de ser um nabo :D) o facto de já me terem dito que não havia arbitragem nos jogos. Ou seja, embora haja um juíz-arbitro este está lá apenas para resolver disputas e/ou esclarecer dúvidas sobre as regras.

Sim, sim, já sei que o padel é um "desporto social" e um "jogo de cavalheiros", mas há muitos outros desportos de cavalheiros, com menos praticantes do que o padel, em que há árbitros. E bem sei que há restrições de orçamento, por isso é difícil ter 4 ou 5 árbitros oficiais em cada torneio. Mas há alternativas. Dou um exemplo: quando era miúdo jogava badminton e nos torneios os jogadores dos vários clubes eram selecionados aleatoriamente para arbitrar alguns jogos. Para mim seria uma opção interessante para o Padel também: um jogador que concordasse em arbitrar x jogos num torneio em que fosse participar como jogador tinha uma redução de x % na inscrição, por exemplo.

A minha visão das coisas é esta: se vou a um torneio é para estar focado no jogo, não é para estar a discutir com a equipa adversária e a ter de lidar com jogadores que não sabem as regras ou são batoteiros. Se tiver de me chatear com alguém que seja com o meu parceiro ou com o árbitro :D

Para mim competição sem arbitragem... não é bem competição.

Gostava de ouvir as vossas opiniões sobre este assunto!
Registado

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #1 em: Setembro 15, 2017, 12:14:40 pm »

Bom assunto.

Concordo com o que dizes. Por outro lado e pelo facto do padel ser bastante social, a idoneidade dos árbitros iria ser posta em causa pelas amizades criadas. Mas penso perfeitamente que isso seria ultrapassavel...
 
Outra questão a prever é que por exemplo eu estando a competir em M2 apenas podia supervisionar jogos de femininos ou M3

Acho uma boa ideia haver uma diminuição no preço para esses voluntários...

JR
Registado

wellick

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 97
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #2 em: Setembro 15, 2017, 01:09:00 pm »

Concordo com o que dizes. Por outro lado e pelo facto do padel ser bastante social, a idoneidade dos árbitros iria ser posta em causa pelas amizades criadas. Mas penso perfeitamente que isso seria ultrapassavel...

É verdade. Mas a idoneidade dos árbitros é posta em causa em todos os desportos, o padel não iria ser excepção ;)
Registado

jp

  • Pro
  • ****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 513
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #3 em: Setembro 15, 2017, 02:02:24 pm »

Bom assunto.

Concordo com o que dizes. Por outro lado e pelo facto do padel ser bastante social, a idoneidade dos árbitros iria ser posta em causa pelas amizades criadas. Mas penso perfeitamente que isso seria ultrapassavel...
 
Outra questão a prever é que por exemplo eu estando a competir em M2 apenas podia supervisionar jogos de femininos ou M3

Acho uma boa ideia haver uma diminuição no preço para esses voluntários...

JR
Eu também alinho em supervisionar os femininos. Acho uma excelente ideia

Enviado do meu HUAWEI LYO-L21 através de Tapatalk

Registado

wellick

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 97
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #4 em: Setembro 15, 2017, 04:50:47 pm »

Já agora esclareçam-me uma dúvida: nos torneios oficiais em que há prémio monetário para M2, nem nesses há árbitro? Nem nas semi-finais e finais?
Registado

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #5 em: Setembro 15, 2017, 05:05:48 pm »

Só vi uma vez árbitro de cadeira numa final de M2 e foi no torneio 10,000 aqui no Porto. Penso que não havia prize moeny para esta categoria

Inclusivé na final de M1 do torneio da Póvoa a que fui (há duas semanas) não havia àrbitro de cadeira na final M1

Não me parece que o àrbitro seja colocado em função de haver ou não prize money.

Já agora, uma questão - porque é tão importante para ti a presença do Àrbitro? tiveste assim tantas experiências más com pontos duvidosos que aches necessário que haja àrbitro na fase de grupos e oitavos e 16 avos?

JR
Registado

wellick

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 97
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #6 em: Setembro 15, 2017, 05:16:01 pm »

Eu não tive boas nem más experiências: como já referi nunca fui a torneios. Aliás, fui apenas a um torneio social, mas aí, não sendo federado, compreendo perfeitamente a ausência de árbitro.

Agora havendo um ranking nacional, um torneio oficial e um prize money (ou não) confesso que me mete alguma confusão não haver arbitragem.

Não estou com isto a dizer que a generalidade dos torneios até não decorra amigavelmente.
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #7 em: Setembro 18, 2017, 10:35:24 am »

E o VAR?
Tinha da haver VAR!!!

Há malta a jogar isto com a camisola daquele clube que nós sabemos.... e por isso nem metam arbitragem nisto!!

Depois o outro clube tinha de tratar do brunch... e o outro depois vinha resmungar para as redes sociais...

Arbitros so queremos o Luis Santos que é aquela máquina de assertividade e mais nada!
(Aproveito para lhe mandar um abraço)
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

pepeferraz

  • Padel Geek
  • *****
  • Online Online
  • Mensagens: 1734
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #8 em: Setembro 18, 2017, 11:53:09 am »

Ainda ontem nas pre-previas do wpt não havia arbitro de cadeira.
Registado

wellick

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 97
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #9 em: Setembro 19, 2017, 12:41:13 am »

E o VAR?
Tinha da haver VAR!!!

O ténis e o badminton já têm, só falta o ping pong e o padel :P

Registado

wellick

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 97
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #10 em: Setembro 22, 2017, 09:12:20 pm »

Até o subbuteo...

:P
Registado

F. Cardoso

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 274
    • Padel Club Torres Novas
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #11 em: Setembro 24, 2017, 11:32:01 am »

Portugal Padel Masters 2017 (Árbitro)




Registado

P. Louro

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 191
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #12 em: Setembro 25, 2017, 01:22:28 pm »

Efectivamente estava lá um gajo sentado numa cadeira sim ... mas viram o que acontecia quando havia alguma dúvida de bola entre os jogadores?
Discutiam entre eles, tomavam uma decisão e informavam o árbitro...
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #13 em: Setembro 25, 2017, 02:40:02 pm »

Efectivamente estava lá um gajo sentado numa cadeira sim ... mas viram o que acontecia quando havia alguma dúvida de bola entre os jogadores?
Discutiam entre eles, tomavam uma decisão e informavam o árbitro...

E se a bola lhes batia inadvertidamente eles próprios diziam ser ponto perdido
Comparando com os "saltos para a piscina" de outros desportos com bola....Que diferença
Dá gosto de ver
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Àrbitros e torneios
« Responder #14 em: Setembro 25, 2017, 09:43:10 pm »

Efectivamente estava lá um gajo sentado numa cadeira sim ... mas viram o que acontecia quando havia alguma dúvida de bola entre os jogadores?
Discutiam entre eles, tomavam uma decisão e informavam o árbitro...

E se a bola lhes batia inadvertidamente eles próprios diziam ser ponto perdido
Comparando com os "saltos para a piscina" de outros desportos com bola....Que diferença
Dá gosto de ver
Padel é um desporto onde existe fair play... Espero que continue sempre assim

Enviado do meu D5503 através de Tapatalk

Registado