ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra  (Lida 3705 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Alcobia

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 47
    • Fotografia
Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« em: Junho 30, 2016, 03:53:09 pm »

Olá a todos,

"Padeleiro" há 5 meses, por altura da chuva grossa e ventos incansáveis que me impediam de jogar ténis aqui em Mafra. Baptizei-me então no MPC (My Padel Center) com alguns colegas do ténis numa experiência que foi quase alienígena (de tão estranha, desde o toque das raquetes à utilização dos vidros, a correcção dos "vícios" do ténis que "estranhamente" não resultavam no Padel). Durante 2-3 meses fui apenas 1-2 vezes por mês, quando o tempo me impedia de jogar ténis, mas depois o bicho entranhou e agora estou lá batido dia sim dia não  ;) Estou com livre trânsito e nos últimos 2 meses tenho jogado frequentemente, tendo reparado na curva de evolução/adaptação rápida do desporto, estando agora a chegar a uma fase em que parece que embora esteja a evoluir mais lentamente tenho um melhor entendimento do jogo e das opções nas formas de jogar, consoante a equipa que se defronta e a dinâmica da mesma. Tenho como parceiro regular um colega do ténis, o único (além mim) que permaneceu no Padel mais a sério desde a tal experiência inicial (entretanto vou vendo ocasionalmente outros colegas por lá, mas menos entregues à causa ;)  )

Comecei com uma raquete Vision Orkka 5.1, modelo antigo que baixou bastante de preço, li umas crítias boas, e como tal pareceu-me uma boa aposta inicial e informada...entretanto surgiu a hipótese de comprar uma Wilson Force Carbon em segunda mão por um preço irrecusável....vou usando uma e outra alternadamente, tentando perceber as diferenças que começam apenas agora a ser mais perceptíveis, porque só agora comecei a jogar decentemente o suficiente para notar algumas subtis diferenças nas raquetes. Há uma hora atrás concluí negociações de uma Bullpadel Vertex Limited 2016 no StreetPadel por 203,00 Eur (graças à política de preço mínimo garantido, que assumiram), presumo que me chegue nos próximos dias, estou curioso

Estou inscrito na Liga do clube local (MPC), e está a ser muito positivo pois temos ganho quase todos os jogos e temos fortes chances de subir de escalão...federei-me há pouco na perspectiva de poder ir jogar fora de casa um torneio ou dois, a ver vamos....e estou também no Torneio Escada Misto (algo mais descontraído do que soa...ou pelo menos assim o deveria ser), e de todas é a única experiência que acaba por ser frustrante porque o pessoal tem um desportivismo um bocado distorcido, em vez de encarar o jogo como um evento descontraído de lazer, como deveria quando há grandes discrepâncias na performance dos participantes,  e eu acabo por estar lá só a preencher o lugar, pois os adversários apenas passam a bola para o elo mais fraco, a minha parceira de torneio, que ainda é muito verdinha (muito mesmo). Já reparei que é algo a que muitos jogadores recorrem, quando os jogadores têm níveis diferentes, direccionar a bola sistematicamente para o elo mais fraco, que é sinceramente um comportamento que não partilho. Compreendo que o façam em situações de torneios e competições importantes, dado que há um objectivo que é o de avançar no torneio, mas fazê-lo em jogos amigáveis, onde o mais importante deveriam ser as jogadas em si, a dinâmica de jogo, a evolução pessoal/conjunta, estar a "viciar" o jogo no sentido de uma vitória fácil para mim é revelador de insegurança e mau desportivismo, perfeitamente dispensáveis, e em nada saem beneficiados esses que procuram vitórias fáceis. Tento sempre jogar com quem tenha fortes possibilidades de perder, porque sinto que só assim consigo evoluir, e saio bem mais satisfeito com uma derrota onde dei tudo o que poderia dar, do que com uma vitória que me tenha caído no colo, fácil demais, que nada exigiu de mim.

Gosto da parte "social" deste desporto, e o sucesso que está a ter estimula uma organização cada vez melhor que promove eventos interessantes inter-clubes, e é sempre estimulante poder jogar contra adversários cujos pontos fortes/fraquezas nos são desconhecidos e que exigem uma adaptação rápida na estratégia de jogo e na dinâmica da equipa. O clube que frequento (MPC) é um clube com muitos pontos positivos (ambiente muito descontraído, pessoas simpáticas, boas plataformas de organização e iniciativas constantes) e poucos negativos (preço um bocado elevado / hora)

É tudo...e já é demais, peço desculpa pela seca, cumprimentos

« Última modificação: Junho 30, 2016, 06:41:48 pm por Alcobia »
Registado

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #1 em: Junho 30, 2016, 04:37:02 pm »

Alcobia,
bem-vindo ao Fórum. Muito boa apresentação e tocaste em pontos fulcrais no padel:
» A vertente social nos mistos mas também a vertente que por vezes é mais aproveitada que é o de jogar para a parceira. Principalmente em situações sociais irrita e muito. São formas diferentes (a meu ver erradas) de ver a vertente mista social. Mas a minha ( e a tua pelo que vejo) está tranquila, isso é o mais importante.

» A evolução só vem com jogos, e eu como tu, venho do ténis. Há inicialmente uma subida muito acentuada da mesma e depois parece que estagnas... É nesta altura que é importante afinar pequenos detalhes que podem fazer a diferença de um nível III para nível II e te fará ficar ainda mais viciado no jogo - já agora, estás a ter aulas? Pelo que percebi não, e sugeria-te umas quantas... Estas afinadelas surgem com baldes (sabes bem o quão isso é importante no ténis)

» Palas - cada cabeça sua sentença. Compraste um "palão" que te vai fazer dizer "uau, isto é que é uma pala". Aproveito para te informar (se ainda não o sabes) que um dos elementos mais fortes aqui do Fórum é o Paulo Silva, autóctone dessa tua cidade. Negócios e conselhos é com eles, já é mestre disto...Quando vires uma cabeça brilhante em Mafra é ele, vai lá chateá-lo.

Bem vindo e espero que estejas bem por aqui.

Abraço
JR







Registado

Alcobia

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 47
    • Fotografia
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #2 em: Junho 30, 2016, 11:39:52 pm »

Viva JR,

Obrigado pela recepção e pelas palavras

- Eventualmente espero encontrar uma parceira equilibrada para o torneio de mistos, para dar a volta a esta situação altamente frustrante e de certa forma "delicada" no que toca a "assuntos tabu" quando se joga Padel. Não valeria sequer a pena retorquir/alegar esse tipo de comportamento perante quem o faz, porque não só o negariam como provavelmente ainda fariam de nós alguém com "falta de desportivismo" ou "paranóia" instalada (só gravando o jogo....e mesmo assim...!!). Digo isto porque já tive esse tipo de franqueza em jogos amigáveis em que eu estava com uma parceira feminina contra uma equipa masculina (normalmente digo o que penso sem grandes filtros, não sou de cinismos e não gosto de fazer fretes), e a reacção é sempre a negação (mas ao menos alteraram o comportamento dessa vez) e um ambiente algo "constrangedor" a seguir. Já nesta situação, como é um torneio de mistos, mesmo que supostamente "descontraído", enfim, que façam o que querem para ganhar, moralmente legítimo ou não, que cada um assuma a natureza do seu tipo de jogo, é com eles, mas esse tipo de pessoa não ganha de todo o meu respeito na sua condição de jogador/adversário.

- Concordo, estou a pensar seriamente ter umas aulas para treinar/corrigir alguns aspectos de umas pancadas mais técnicas, ou dinâmica de jogo (movimentação em campo), para solidificar e dar consistência ao meu jogo, e evitar ao máximo erros não forçados por exemplo, que no somatório final podem significar a diferença entre uma vitória ou a derrota

- Confesso que andava a namorar mais algumas Vibor-a, mas esta Bullpadel foi-se cruzando comigo no decorrer de algumas investigações, e acabei por ir para uma escolha mais improvável dentro das que tinha pensado inicialmente.

- Conheço o Paulo Silva, e até sei que ele também tem correntemente uma Vertex, vi isso no outro dia dado que já andava a investigar na altura umas palas e reconheci o visual da raquete. Já tive o prazer e privilégio de jogar uma vez com ele (e contra) num jogo com pessoal de nível mais avançado que o meu. Foi bastante motivador/inspiracional, e faz-nos melhorar instantaneamente o nosso jogo quando jogamos com e contra pessoas melhores, seja por uma espécie de "mimetismo" do que se passa em redor, seja porque é quando a nossa concentração está no seu máximo (sendo o elo mais fraco, temos que compensar com o que podemos e fazer o esforço extra)

Obrigado uma vez mais, abraço
« Última modificação: Julho 01, 2016, 12:02:56 am por Alcobia »
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #3 em: Junho 30, 2016, 11:59:28 pm »

Bem vindo...

Excelente apresentação...

Como diz o JR fala com o utilizador Paulo Silva que ele safa em muitos aspectos...

Bons jogos e bons post's

Abraço

Enviado do meu D5503 através de Tapatalk

Registado

Alcobia

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 47
    • Fotografia
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #4 em: Julho 01, 2016, 12:04:10 am »

Obrigado uma vez mais, com mais tempo vou dar uma volta pelo fórum para ver os vários tópicos e aprender alguma coisa. Abraço
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #5 em: Julho 01, 2016, 12:27:59 am »

Obrigado uma vez mais, com mais tempo vou dar uma volta pelo fórum para ver os vários tópicos e aprender alguma coisa. Abraço
Aprendes sempre qq coisa... Nem que seja na ramboia

Enviado do meu D5503 através de Tapatalk

Registado

pepeferraz

  • Padel Geek
  • *****
  • Online Online
  • Mensagens: 1734
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #6 em: Julho 01, 2016, 10:22:31 am »

Bem vindo ao forum Alcobia.

mais um vicado :-)
Registado

Alcobia

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 47
    • Fotografia
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #7 em: Julho 01, 2016, 10:34:41 am »

:)
Obrigado
Registado

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #8 em: Julho 01, 2016, 12:38:08 pm »

Bem-vindo Francisco! Excelente apresentação! :)
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #9 em: Julho 03, 2016, 12:34:45 am »

Grande Francisco,  excelente apresentação!  A escolha da raquete foi anunciada em primeira mão no fórum?!!! 
Isso é que é uma grande estreia.
Espero que possas participar no fórum e contribuir com a tua boa disposição e assertividade.
Ah e isso que jogavas antes...



Esquece. Livre trânsito no MPC e toca a evoluir.

Bons jogos.

Abraço
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

Alcobia

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 47
    • Fotografia
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #10 em: Julho 03, 2016, 09:31:05 pm »

Thanks pepper.....atchim atchim!!!
Registado

Alcobia

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 47
    • Fotografia
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #11 em: Julho 03, 2016, 09:33:55 pm »

Paulo Pro....quem diria que hoje as Bullpadel se iriam cruzar ;)  Foi uma deliciosa surpresa matinal, mesmo sem ter tido tempo de ingerir comida ou ter cuidados de higiene mais aprofundados, foi bom ter esse telefonema de urgência para o jogo inesperado com alguns dos tubarões do MPC ;)  Que venham mais surpresas dessas, ao vosso lado (ou do outro lado da rede), a evolução é sem dúvida mais rápida ;)  Abraço
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #12 em: Julho 05, 2016, 06:20:58 pm »

Bem vindo Alcobia

Ja não lia tanto no forum ha bastante tempo e ainda por cima costumavam ser posts meus, por isso ainda bem que chegas a esta plataforma!

Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Alcobia

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 47
    • Fotografia
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #13 em: Julho 05, 2016, 10:44:12 pm »

:)
Obrigado Nuno
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Apresentação - Francisco Alcobia - Mafra
« Responder #14 em: Julho 06, 2016, 10:41:44 am »

:)
Obrigado Nuno

E jogar contra o Paulo não custa nada... manda-lhe a bola para os pés que ele enerva-se, pois tem de se baixar e deixa a careca descoberta.
Só tens de ir de óculos de sol por causa do reflexo. É a arma secreta dele. Tentar encadear os adversários!
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.