ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Jogador lesionado - competição e ética  (Lida 7542 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

lmikes

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 40
Jogador lesionado - competição e ética
« em: Maio 21, 2015, 05:18:18 pm »

Boa tarde a todos,

gostaria de lançar um tema que foi referenciado numa Liga de padel de excelente qualidade que se está a realizar no presente momento.  ;)

Não é para falar sobre esse caso especifíco, mas utiliza-lo apenas como exemplo e perguntar como reagiriam numa situação idêntica:
 - estamos em competição, repito competição, não um jogo de amigos ou conhecidos, e um jogador da dupla adversária lesiona-se, querendo manter-se em campo, mas com capacidade de locomoção reduzida. E vocês apercebem-se disso. O que fariam? Lançariam as jogadas para o jogador lesionado? Evitariam fazer isso? O que é ético dentro de uma competição?

São situações que nos podemos confrontar no futuro e, como reagir?
Registado

pepeferraz

  • Padel Geek
  • *****
  • Online Online
  • Mensagens: 1734
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #1 em: Maio 21, 2015, 05:26:46 pm »

Se é um competição de um só dia, é complicado, pois não podes reagendar novo jogo.

Depois é um sitiaçao dificil, pois queres sempre vencer, mas tambem não te sentes bem em carregar no jogador em piores condições.
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #2 em: Maio 21, 2015, 05:27:51 pm »

Esse não foi o jogo contra uma dupla de membros "activos" aqui do forum?
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

lmikes

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 40
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #3 em: Maio 21, 2015, 05:38:55 pm »

Efetivamente essa situação ocorreu na Liga ForumPadel, mas não é sobre essa situação em concreto que pretendia a discussão, mas sim sobre o assunto em si. O que aconteceu nesse jogo foi o que as duplas assim o quiseram e sentiram que era o que tinham de fazer (sem qualquer julgamento de valor).

É mesmo a discussão pela situação dificil que é e como reagir. Na minha modesta opinião eu acho que um jogo deve ser interrompido e, ou combinam novo jogo em outra data (começando do 0) ou novo jogo recomeçando da pontuação que estava nesse momento. Efetivamente, e na minha consciência, eu não ficaria bem a lançar jogo para o jogador lesionado pois sei que, se ganhasse (sim tambem poderia perder  ;) ) não teria sido duma forma justa e equilibrada...claro que se a competição fosse apenas de um dia...aí seria mais díficil!
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #4 em: Maio 21, 2015, 06:16:06 pm »

Efetivamente essa situação ocorreu na Liga ForumPadel, mas não é sobre essa situação em concreto que pretendia a discussão, mas sim sobre o assunto em si. O que aconteceu nesse jogo foi o que as duplas assim o quiseram e sentiram que era o que tinham de fazer (sem qualquer julgamento de valor).

É mesmo a discussão pela situação dificil que é e como reagir. Na minha modesta opinião eu acho que um jogo deve ser interrompido e, ou combinam novo jogo em outra data (começando do 0) ou novo jogo recomeçando da pontuação que estava nesse momento. Efetivamente, e na minha consciência, eu não ficaria bem a lançar jogo para o jogador lesionado pois sei que, se ganhasse (sim tambem poderia perder  ;) ) não teria sido duma forma justa e equilibrada...claro que se a competição fosse apenas de um dia...aí seria mais díficil!

Se o regulamento for omisso, moralmente e em consciência interromper (ou propor interrupção), mantendo a pontuação como estava no momento da lesão.
Se a dupla que tem esse problema se quiser manter em competição então acho que jogaria "normalmente" com a tatica que fosse mais conveniente.
Atenção que a Liga é uma competição que não deixa de ser amigável.
Acho que não vale a pena ninguém se "chatear" e há que ter fairplay.

O mesmo para a duvida se o ponto é válido ou não, situação mais frequente e em que me parece haver mais "polemica" neste tipo de competições. Na duvida repete-se o ponto....mas há que ser homenzinho e admitir quando se falha ou quando o adversário faz ponto limpo e ele próprio fica na duvida.

Ha pouco terminou outra Liga em que uma dupla amiga contou um episódio em que, num jogo a dupla adversária dizia sempre que o ponto era em favor próprio, fosse numa situação de duvida a atacar ou a defender.

Enfim... Já basta no Futebol....
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #5 em: Maio 21, 2015, 06:24:18 pm »

Tema curioso.

Pus um vídeo de uns jovens a jogarem padel e essa situação aconteceu, um deles lesionou-se.

Teria que ir ver novamente o video (são os 4 super pibes) mas do que me pareceu continuaram o jogo normalmente. Não deu ideia que carregaram mais o lesionado.

Era bonito que fosse da maneira como dizes, repetir jogo ou iniciar desde a lesão, mas em competição isso não faz sentido.

Tens o caso do bela e do Lima na final de Barcelona. Lesão = derrota
Registado

15zinho

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 426
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #6 em: Maio 21, 2015, 06:28:30 pm »

Por acaso ocorreu um caso entre duplas constituídas por membros do fórum, mas eles tomaram uma decisão e foi aceite por todos. Isso é o mais importante, para mim.

No entanto, na minha opinião (que vale o que vale), o jogo não deveria recomeçar do zero numa data posterior.
Na melhor das hipóteses, marcava-se para outra data mas o marcador continuaria do ponto onde estava. De outra forma, poderia não ser justo para quem estava a ganhar, por exemplo.

Por outro lado, se pensarmos em torneios de ténis, quando um jogador se lesiona, o jogo acaba e o adversário vence.
Também em desportos colectivos, se um jogador se lesionar, a equipa não pode contar com o seu contributo...
Se são situações infelizes? Sem dúvida, mas a competição também é isso.

O que eu acho é que o jogador lesionado deve medir se tem ou não condições para continuar. A partir do momento em que continua, também tem de sujeitar um pouco à estratégia do adversário de o atacar.
Se pensarem nisso (e já me aconteceu) muitas vezes jogam mais para o jogador mais fraco, para o pressionar (sim, era eu! :P ).

Abraço
Registado

lmikes

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 40
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #7 em: Maio 21, 2015, 06:31:36 pm »

Tema curioso.

Pus um vídeo de uns jovens a jogarem padel e essa situação aconteceu, um deles lesionou-se.

Teria que ir ver novamente o video (são os 4 super pibes) mas do que me pareceu continuaram o jogo normalmente. Não deu ideia que carregaram mais o lesionado.

Era bonito que fosse da maneira como dizes, repetir jogo ou iniciar desde a lesão, mas em competição isso não faz sentido.

Tens o caso do bela e do Lima na final de Barcelona. Lesão = derrota

Certo, mas nessa situação o Lima desistiu mesmo de jogar e aí claro, é mesmo derrota. Agora imagina que ele continuava a jogar mesmo lesionado? Como jogariam Paquito e Matias ao ver Lima em condições sufriveis?
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #8 em: Maio 21, 2015, 06:36:40 pm »

Tema curioso.

Pus um vídeo de uns jovens a jogarem padel e essa situação aconteceu, um deles lesionou-se.

Teria que ir ver novamente o video (são os 4 super pibes) mas do que me pareceu continuaram o jogo normalmente. Não deu ideia que carregaram mais o lesionado.

Era bonito que fosse da maneira como dizes, repetir jogo ou iniciar desde a lesão, mas em competição isso não faz sentido.

Tens o caso do bela e do Lima na final de Barcelona. Lesão = derrota

Certo, mas nessa situação o Lima desistiu mesmo de jogar e aí claro, é mesmo derrota. Agora imagina que ele continuava a jogar mesmo lesionado? Como jogariam Paquito e Matias ao ver Lima em condições sufriveis?
Acredita que ambos se iam aproveitar da situação e traçar a melhor estratégia para ganhar.

Eles não estão ali para brincar.

15zinho isso foi nesta liga ou foi na passada? Se foi na passada não me lembro estares lesionado
Registado

pepipe

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 182
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #9 em: Maio 21, 2015, 06:40:49 pm »

Há lesões e lesões. Na edição anterior da liga do forum lesionei-me no primeiro jogo, no terceiro jogo... Entorse do pé, ainda esperamos uns 10m para ver se dava ou não, mas foi demasiado grave (fiquei 5 semanas sem jogar..), não deu para continuar. Segundo o regulamento da liga perdes o jogo (não me lembro como fica o resultado mas acho que é completar os sets deixando os jogos já feitos), mas como o Nuno disse a liga do forum é uma liga amigável e reina sempre primeiro a vontade dos jogadores. No nosso caso eles não quiseram uma vitória de secretaria e marcou-se outro jogo (que eu já não joguei porque estava lesionado).

Numa competição onde não dá para agendar, azar, também a malta não vive disto.

No teu caso, e ignorando a possível marcação para outro dia, se o adversário está realmente lesionado e com capacidade de locomoção reduzida não faz sentido continuar no campo. Eu jogaria  bolas para ele até se chegar a conclusão que não faz sentido nenhum ele estar em campo... Não o podes obrigar a desistir mas podes fazer ver que realmente é isso que tem que fazer.

Certo, mas nessa situação o Lima desistiu mesmo de jogar e aí claro, é mesmo derrota. Agora imagina que ele continuava a jogar mesmo lesionado? Como jogariam Paquito e Matias ao ver Lima em condições sufriveis?
E já aconteceu situações similares onde a lesão não era totalmente impeditiva, por exemplo com o Cristian Gutierrez, e obviamente carregaram nele.
Registado

andre_rosa

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 263
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #10 em: Maio 21, 2015, 06:40:57 pm »

Tema curioso.

Pus um vídeo de uns jovens a jogarem padel e essa situação aconteceu, um deles lesionou-se.

Teria que ir ver novamente o video (são os 4 super pibes) mas do que me pareceu continuaram o jogo normalmente. Não deu ideia que carregaram mais o lesionado.

Era bonito que fosse da maneira como dizes, repetir jogo ou iniciar desde a lesão, mas em competição isso não faz sentido.

Tens o caso do bela e do Lima na final de Barcelona. Lesão = derrota

Certo, mas nessa situação o Lima desistiu mesmo de jogar e aí claro, é mesmo derrota. Agora imagina que ele continuava a jogar mesmo lesionado? Como jogariam Paquito e Matias ao ver Lima em condições sufriveis?

Não tenho a mínima dúvida que o iriam massacrar sem piedade. Mas atenção que estamos a falar no nível mais alto de competição dentro do Padel. Como em qualquer desporto quando se está em competição pura e dura é necessário jogar com todas as cartas que estão em cima da mesa, mesmo que seja uma lesão de outro jogador.

Agora a um nível mais social (mesmo que seja a competir) vai haver sempre que procurará tirar partido da situação e quem tentará encontrar uma solução para que o jogo se possa decidir sem que a lesão seja relevante.
Registado

lmikes

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 40
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #11 em: Maio 21, 2015, 06:41:39 pm »

Por acaso ocorreu um caso entre duplas constituídas por membros do fórum, mas eles tomaram uma decisão e foi aceite por todos. Isso é o mais importante, para mim.

No entanto, na minha opinião (que vale o que vale), o jogo não deveria recomeçar do zero numa data posterior.
Na melhor das hipóteses, marcava-se para outra data mas o marcador continuaria do ponto onde estava. De outra forma, poderia não ser justo para quem estava a ganhar, por exemplo.

Por outro lado, se pensarmos em torneios de ténis, quando um jogador se lesiona, o jogo acaba e o adversário vence.
Também em desportos colectivos, se um jogador se lesionar, a equipa não pode contar com o seu contributo...
Se são situações infelizes? Sem dúvida, mas a competição também é isso.

O que eu acho é que o jogador lesionado deve medir se tem ou não condições para continuar. A partir do momento em que continua, também tem de sujeitar um pouco à estratégia do adversário de o atacar.
Se pensarem nisso (e já me aconteceu) muitas vezes jogam mais para o jogador mais fraco, para o pressionar (sim, era eu! :P ).

Abraço

Efetivamente também concordo com a tua análise...se decide continuar tem que se sujeitar. Pois isto tem duas prespectivas, uma da dupla contrária não se sentir bem em jogar para um jogador condicionado, a outra é que ao mesmo tempo a dupla que tem o jogador condicionado sentir-se que foi beneficiada por causa disso, o que tambem não os deve fazer sentir bem...é mesmo uma situação estranha.

Portanto, cada vez mais acho que ou o jogo deve ser alterado para outra data (ok, concordo que com a mesma pontuação) ou então continuamos a jogar como se não houvesse ninguém lesionado e assim somos todos justos... complicado isto não!  ;D
Registado

15zinho

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 426
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #12 em: Maio 21, 2015, 06:46:37 pm »

Silverbones,

Lesionado ando eu, desde que nasci, mas é da tola! lol.
Nem me estava a referir a lesão, mas a táctica de jogo de carregar no "elo mais fraco", digamos...

É como já disseram, num caso social, acho que as pessoas têm bom senso e chegam a acordo.
Mas por vezes o jogador lesionado quer forçar, para não "estragar" o jogo, por boa vontade, seja o que for...mas na verdade pode não estar em condições. Isso pode ser mau para a dupla dele, para a outra e pior...pode agravar a lesão! :/
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #13 em: Maio 21, 2015, 06:50:47 pm »

Complicado mas penso que no nosso nível e na liga, como já foi dito, nada como as pessoas falarem e chegarem à melhor situação possível, isto porque mesmo estando em competição temos sempre o fairplay acima de tudo (pelo menos gosto de pensar dessa forma).
Registado

lmikes

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 40
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #14 em: Maio 21, 2015, 07:08:19 pm »

Complicado mas penso que no nosso nível e na liga, como já foi dito, nada como as pessoas falarem e chegarem à melhor situação possível, isto porque mesmo estando em competição temos sempre o fairplay acima de tudo (pelo menos gosto de pensar dessa forma).
Isso sem qualquer dúvida. O que as duplas decidirem e concordarem é o que deve prevalecer numa óptica duma competição como a liga. Aliás qualquer que seja o nível ou a seriedade da competição o fairplay deve sempre existir, mas depois de tomarem decisões devem sujeitarem-se às mesmas, por exemplo, se se decide continuar a jogar então não podem esperar beneficios daí, nem a outra dupla sentir-se condicionada por tal.

E se formos a ver esta tematica acontece com jogos mistos (por exemplo smashes para o lado das jogadoras), as duplas em que os jogadores têm diferentes niveis de jogo, etc, etc.
Registado