ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Pascal Box e Tubo Plus  (Lida 13769 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

F. Cardoso

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 274
    • Padel Club Torres Novas
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #15 em: Novembro 29, 2018, 02:07:20 pm »

Cardoso dirias q as bolas com o pascal box aguentam qt mais tempo?

4x mais do q sem ele?! Isto é, se as bolas duram 1 semana sem o pascal jogando 3x por semana, com ele duram 1 mês em perfeitas condiçoes?

Ate ficarem carecas? Qd é q começam a ficar carecas?

Aguentam até ficarem carecas.
O Ball Rescuer também tenho uma é mais barata (não inclui a bomba de ar), também é muito bom e a tampa é fácil de abrir (bem desenhada).
Contra: Usa-se a lata plástica das bolas mas por vezes algumas latas, ao fim de algum uso começam a perder algum ar, mas é só trocar a lata plástica e fica logo operacional.
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #16 em: Dezembro 01, 2018, 06:04:57 pm »

Com a utilização do Pascalbox é possível utilizar as bolas até ficarem praticamente sem pelo. Quando estão no Pascal as bolas ficam rijas e praticamente não afundam quando apertas. Tenho as bolas da Padelbox com 5 jogos ao final de aproximadamente 2 meses com melhor ressalto que um bote com 1 jogo aberto a semana passada ( passou-se esta semana).
Relativamente à dificuldade para abrir o Pascal que o Fernando relata, é bem verdade apesar de não ser necessário apertar muito a tampa, estando alguns dias em pressão sem abrir, só com ajuda era possível abrir a tampa.
Foi algo resolvido de uma forma bastante simples e engenhosa pelo inventor da Pascal, que foi de fazer umas ranhuras na tampa que encaixam na rede do campo e que possibilitam sozinho a abertura sem grande esforço. Na nova edição já vêm assim:


4Padel.pt
Distribuidor Viral e Pascalbox

Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

RS37

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 46
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #17 em: Dezembro 02, 2018, 02:14:39 am »

Paulo consegues-me dizer qd é q as bolas começam a ficar carecas, segundo o exemplo q dei, 3x por semana e 1h30 cada jogo? Quero quantificar exatamente a mais valia do pascal.

Outra questao, também praticas a dica do uso de uma fita para facilitar a extraçao da ultima bola?
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #18 em: Dezembro 02, 2018, 05:38:51 pm »

Paulo consegues-me dizer qd é q as bolas começam a ficar carecas, segundo o exemplo q dei, 3x por semana e 1h30 cada jogo? Quero quantificar exatamente a mais valia do pascal.

Outra questao, também praticas a dica do uso de uma fita para facilitar a extraçao da ultima bola?
Cerca de 2 meses, com 20 jogos as bolas vão estar carecas. Com o Pascal não tens dificuldade em tirar as bolas depois de abrir a tampa. A dificuldade era(é) a abertura da tampa.


4Padel.pt
Distribuidor Viral e Pascalbox

Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

jp

  • Pro
  • ****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 513
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #19 em: Dezembro 02, 2018, 05:58:18 pm »

Paulo consegues-me dizer qd é q as bolas começam a ficar carecas, segundo o exemplo q dei, 3x por semana e 1h30 cada jogo? Quero quantificar exatamente a mais valia do pascal.

Outra questao, também praticas a dica do uso de uma fita para facilitar a extraçao da ultima bola?
Quantificar é dificil (minha opinião)... mas que as bolas duram mais, isso é indiscutivel.

Algo a ter em conta, é que embora haja recuperação do ressalto, ao fim de algumas "recuperações", as bolas aguentam menos tempo... isto é, noto que já não aguentam um jogo inteiro nas melhores condições...

Enviado do meu HUAWEI LYO-L21 através do Tapatalk

Registado

F. Cardoso

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 274
    • Padel Club Torres Novas
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #20 em: Dezembro 03, 2018, 02:03:06 pm »

Com a utilização do Pascalbox é possível utilizar as bolas até ficarem praticamente sem pelo. Quando estão no Pascal as bolas ficam rijas e praticamente não afundam quando apertas. Tenho as bolas da Padelbox com 5 jogos ao final de aproximadamente 2 meses com melhor ressalto que um bote com 1 jogo aberto a semana passada ( passou-se esta semana).
Relativamente à dificuldade para abrir o Pascal que o Fernando relata, é bem verdade apesar de não ser necessário apertar muito a tampa, estando alguns dias em pressão sem abrir, só com ajuda era possível abrir a tampa.
Foi algo resolvido de uma forma bastante simples e engenhosa pelo inventor da Pascal, que foi de fazer umas ranhuras na tampa que encaixam na rede do campo e que possibilitam sozinho a abertura sem grande esforço. Na nova edição já vêm assim:


4Padel.pt

Excelente ideia. Vou fazer esses rasgos na minha e fica o problema
resolvido.
Distribuidor Viral e Pascalbox
Registado

F. Cardoso

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 274
    • Padel Club Torres Novas
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #21 em: Dezembro 04, 2018, 03:12:25 pm »

Com a utilização do Pascalbox é possível utilizar as bolas até ficarem praticamente sem pelo. Quando estão no Pascal as bolas ficam rijas e praticamente não afundam quando apertas. Tenho as bolas da Padelbox com 5 jogos ao final de aproximadamente 2 meses com melhor ressalto que um bote com 1 jogo aberto a semana passada ( passou-se esta semana).
Relativamente à dificuldade para abrir o Pascal que o Fernando relata, é bem verdade apesar de não ser necessário apertar muito a tampa, estando alguns dias em pressão sem abrir, só com ajuda era possível abrir a tampa.
Foi algo resolvido de uma forma bastante simples e engenhosa pelo inventor da Pascal, que foi de fazer umas ranhuras na tampa que encaixam na rede do campo e que possibilitam sozinho a abertura sem grande esforço. Na nova edição já vêm assim:


4Padel.pt

Excelente ideia. Vou fazer esses rasgos na minha e fica o problema
resolvido.
Distribuidor Viral e Pascalbox

Fiz hoje estes rasgos na minha Pascal Box, com um minidrill eléctrico e uma lima redonda precisamente no mesmo sítio e basta encaixar a tampa da Pascal Box na malha metálica dos campos e abrir. Nem sequer é preciso muita força. Impecável. Funciona mesmo.
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #22 em: Dezembro 04, 2018, 06:13:07 pm »

Obrigado pelo feedback Fernando

4Padel.pt
Distribuidor Viral e Pascalbox

Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

RS37

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 46
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #23 em: Dezembro 05, 2018, 03:25:40 am »

Pascal Box: 55 euros (portes de envio gratis)

Ball Rescuer (sem bomba): 30 euros + portes de envio

bomba de ar: 3 euros no ebay

---

Tubo Plus: 20 euros + portes de envio

Tennis Ball Saver: 22 euros + portes de envio

NOTA: Usar uma fita para facilitar a remoção da ultima bola

--- 

Tubo de Bolas (3 bolas), Head Padel pro: 5 euros + portes de envio

portes de envio: +- 5 euros

---

Preços no amazon.es
É possivel comprar noutros lados e a diferentes preços provavelmente.

N sei a vida util dos produtos, 3 anos?!
 
Vou começar por 1 ano como amostra e tentar quantificar os gastos.

1 ano tem 52 semanas, e vou exemplificar jogando 3 jogos por semana em media, cada jogo de 1h30.

---


Exemplo 1.
N usar nenhum produto de conservação de bolas e comprar um tubo de bolas por semana visto ser este o tempo
médio em q as bolas estão em bom estado para jogar.

52 semanas x tubo de bolas (5 euros) = 260 euros

Isto era se fossemos nós apenas a comprar as bolas, mas como o jogo faz-se com 4 jogadores, é mais realista
dizermos q compramos 1 tubo por mês. Mas se ligamos a este topico é bem provavel comprarmos mais do q a média.
Para sermos mais realista, nós compramos um tubo a cada 2 semanas?!

Logo comprariamos 26 tubos por ano, q dá uns 130 euros/ano em bolas.


Exemplo 2.
Usar apenas o Tubo Plus

Possivelmente duplica a vida util das bolas.
Como compramos um tubo de bolas a cada duas semanas, esse mesmo tubo poderia durar 4 semanas. Mas vamos ser
conservadores e dizer q o nosso tubo dura 3 semanas (pq provavelmente usaremos mais as nossas bolas por ter
o produto do q os outros jogadores as deles).

17 x 5 euros do tubo de bolas + 20 euros (tubo plus) + 5 euros de portes = 110 euros


Exemplo 3.
Aqui vamos usar apenas o Pascal Box ou o Ball Rescuer e com eles conseguimos conservar as bolas durante 1 mês
 em perfeitas condições. Provavelmente mais, mas vou ser conservador.
 
- Usar apenas o Pascal Box (o Ball Rescuer tb faz o serviço).
- 1 tubo de bolas por 4 semanas, 13 tubos de bolas num ano

1 Pascal Box (55 euros) + 13 tubo de bolas (5 euros) = 120 euros/ano

Como n vamos usar sempre as nossas bolas, uma vez q os outros jogadores tb têm as deles, vamos aumentar o tempo.
Convem ter em conta q, uma vez q usamos o Pascal e n vendo mts jogadores nos campos com o produto, iremos usar
mais vezes as nossas bolas do q os outros as deles.
Sendo assim, e tendo em conta q as bolas podem durar mais do q 4 semanas, vamos supor q compramos um tubo de bolas a
 cada 6 semanas?!

Entao seria, 9 (tubos de bolas/ano) x 5 euros + 1 Pascal Box (55 euros) = 100 euros/ano

Se em vez do pascal, fosse o Ball Rescuer:
9 (tubos de bolas/ano) x 5 euros + Ball Rescuer com bomba e portes (38 euros) = 83 euros/ano


Exemplo 4.
Aqui iremos usar o Pascal e o Tubo plus.
A ideia seria, durante a primeira semana usar apenas o tubo plus nas bolas q estamos a usar. Ao fim dessa semana, por as
 bolas no Pascal a recuperar e enquanto isso, usar umas novas bolas durante a semana seguinte com o tubo plus.
Ao fim da segunda semana, iriamos buscar as bolas q estavam a recuperar no pascal para usa-las na terceira semana com o
tubo plus, e punhamos as bolas usadas na segunda semana a recuperar no pascal.
Com este sistema conseguiriamos aproveitar 2 tubo de bolas em 8 semanas.
Pelos exemplos acima, como n usamos so as nossas bolas, vamos supor q esses 2 tubo de bolas dariam para 12 semanas?!

Este exemplo é mt parecido com o de cima, a unica possivel vantagem é aumentar a qualidade das bolas nesse periodo uma vez
 q o gasto será tb maior.

Custo: 55 (pascal) + 20 (tubo plus) + 9 (tubos de bolas/ano) x 5 euros = 120 euros/ano
Mais 20 euros do q o exemplo anterior, dificil de calcular o custo/beneficio.

Custo: 33 (Ball Rescuer com bomba) + 20 (tubo plus) + 9 (tubos de bolas/ano) x 5 euros = 98 euros/ano



---

Resumo:

Exemplo 1.
(Só bolas)
130 euros/ano
260 euros/2 anos
390 euros/3 anos
Bolas em boas condições?!

---

Exemplo 2.
(Só tubo plus)
110 euros/ano
195 euros/2 anos
280 euros/3 anos
Bolas em mt boas condições?!

---

Exemplo 3.
(Só pascal)
100 euros/ano
145 euros/2 anos
190 euros/3 anos
Bolas em mt boas condições?!

(Só Ball Rescuer)
83 euros/ano
128 euros/2 anos
173 euros/3 anos
Bolas em mt boas condições?!

---

Exemplo 4.
(Pascal e tubo plus)
120 euros/ano
165 euros/2 anos
210 euros/3 anos
Bolas em excelentes condições?!

(Ball Rescuer e tubo plus)
98 euros/ano
143 euros/2 anos
188 euros/3 anos
Bolas em excelentes condições?!



Nota:
Vou concluir com os dados a q cheguei. Se virem q alguma variavel n está realista, digam q depois ajustarei.
Onde pus os pontos de interrogação é onde tenho mais duvidas.

Conclusão:
Numa amostra de apenas 1 ano facilmente percebemos q o exemplo 1 (n usar nenhum produto) n compensa pelo preço e
tb por ser o exemplo em q a qualidade das bolas é menor. Se virmos a 2/3 anos os preços começam a disparar.
Descartamos o exemplo 1 aqui.

Se n querem gastar mt dinheiro ou n jogam mtas vezes por semana, o exemplo 2 (tubo plus) pode ser a melhor escolha.
Poupamos algum dinheiro em relação ao exemplo 1 no primeiro ano, mas começa a fazer a diferença do segundo ano para a frente.
Para alem disso, aumentamos a qualidade das bolas q usamos.

Em relação aos exemplos 3 e 4. Aqui é onde se devem situar os jogadores viciados na modalidade.
Aqueles q jogam 3x por semana ou mais. No primeiro ano é certo q n se vai notar mta diferença, mas depois começa
 a fazer diferença. Já para n falar q iremos ter sempre bolas de elevada qualidade.

Entre estes dois, eu escolheria o exemplo 4 apenas pq acho q posso ter melhor qualidade nas bolas. Mas sem certezas.
Acho as duas opções mt boas e depende da avaliação de cada um.
Se a qualidade das bolas for semelhante, iria pelo exemplo 3 por ser mais barato e ser mais pratico.

Comparando o pascal box com o ball rescuer, n acho q a diferença de preço seja assim tao importante se pensarmos a
longo prazo (3 anos). Acho mais importante pensar na qualidade de cada um. Qual deles vai fazer melhor o serviço ou se vai ser igual.
E a vida util de cada um. Se ambos duram apenas 1 ano, faz toda a diferença comprar o mais barato. Mas se duram 3, 4 ou mais
já n faz mta. E se um dura 1 ano e o outro 3, faz diferença tb. Mas n temos como saber isso. Só imaginando...

Digam o q acham!
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #24 em: Dezembro 05, 2018, 10:33:33 am »

Bom em primeiro lugar....parabens e obrigado pelo teu esforço em fazer contabilizações.
Tentaste sistematizar a informação e colocando "numeros".
Não será assim tão cientifico mas está aproximado e é o exercicio possivel sim.
Com tanto pormneor nem sei como nao pensaste nos periodo das ferias em que a malta nao joga!!! ehehe
Mas nao compliquemos.

Claramente dá para perceber que nao usar nenhum sistema é gastar dinheiro à toa.
Claramente dá para perceber que usar dois em conjunto é complicado e as tantas ja nao sabes que bolas são quais e sendo realista ninguem se dá ao trabalho disso...até pode começar mas depois perde-se.
A escolha deve-se resumir a selecionar 1 unico sistema e sendo mais pratico... se jogam 1x (ou 2x) por semana escolham o tubo plus. De preferencia com esse jogo a ser jogado com mais gente que tenha tuboplus pois assim as bolas duram mais tempo pq nao estas sempre a abrir o teu tubo.
Se jogas mais que uma vez por semana... escolhe um dos outros sistemas. E na mesma logica... com gente que tambem tenha bolas para ir rodando. Assim deixas as tuas no vacuo mais tempo dando assim mais regeneração.
E pronto... é isto.

Mas como a malta ate vai rodando os adversários e os parceiros.. é sempre complicado "sistematizar" ou criar uma rotina de utilização de bolas.
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

RS37

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 46
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #25 em: Dezembro 05, 2018, 11:53:50 am »

Obrigado NS pelo feedback.  :)

N me lembrei das ferias!  ;D
Mas n vai fazer mta diferença pq iriamos tirar 2 semanas ou pouco mais de um ano.

Gostava q me avaliasses a qualidade das bolas q pus nos varios exemplos.
Jogo padel à pouco tempo e n tenho grande noçao neste aspecto.

Obrigado.
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #26 em: Dezembro 05, 2018, 08:12:21 pm »

Bem grandes contas que estás a fazer, parabéns pela iniciativa. Deixo o meu exemplo de como utilizo o Pascalbox e retiro o que considero ser o melhor rendimento das bolas.
No princípio do ano comprei 6 tubos Head Pro que acabo de estrear o último, portanto é me relativamente fácil dar o meu exemplo.
Tubo de bolas novo e após estrear, vai para o Pascal. O normal foi fazer entre dois a três jogos por semana e apesar de não estar a contar o tempo que passava, pois descartava as bolas e abria bote novo quando o ressalto não era o que considero ótimo, abri o último bote a semana passada. Vai dar seguramente para jogar até final de Janeiro por isso vai fazer 1 ano de certeza com esses 6 tubos.
Portanto no meu caso tive :
6*5=30 tubos Head pro
50€ Pascalbox
Total : 80€

Dizer que sou daqueles que quando chega ao campo pergunto quem tem bolas e como a resposta é quase sempre " não tenho" ou " tenho umas mas já têm uns 5 jogos", acabo sempre por ser eu a dar as bolas. Em relação ao ressalto, e para dar uma comparação, considero ótimo quando a bola está como que no dia seguinte e após 1 jogo daqueles bons com malta como o Alcobia a smashar.

Abraço





4Padel.pt
Distribuidor Viral e Pascalbox

Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #27 em: Dezembro 07, 2018, 04:53:41 pm »

Obrigado NS pelo feedback.  :)

N me lembrei das ferias!  ;D
Mas n vai fazer mta diferença pq iriamos tirar 2 semanas ou pouco mais de um ano.

Gostava q me avaliasses a qualidade das bolas q pus nos varios exemplos.
Jogo padel à pouco tempo e n tenho grande noçao neste aspecto.

Obrigado.

É tudo relativo...
Joguei esta quarta feira...
O parceiro tinha bolas abertas ha 2 dias com um jogo feito... tavam chochas... era apertar no mao e ela amolgava.
Fui ao paletero buscar o tubo plus.... assim que lhe dei para a mão ele disse "estão boas. estão optimas"
"- Sabes quanto tempo têm? perguntei. 2 meses."

Nao é aberto todas as semanas atenção. Mas lá está... nao regenera... mas que aguentam bem com degradação minima aguentam...

Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #28 em: Dezembro 07, 2018, 04:56:06 pm »

Bem grandes contas que estás a fazer, parabéns pela iniciativa. Deixo o meu exemplo de como utilizo o Pascalbox e retiro o que considero ser o melhor rendimento das bolas.
No princípio do ano comprei 6 tubos Head Pro que acabo de estrear o último, portanto é me relativamente fácil dar o meu exemplo.
Tubo de bolas novo e após estrear, vai para o Pascal. O normal foi fazer entre dois a três jogos por semana e apesar de não estar a contar o tempo que passava, pois descartava as bolas e abria bote novo quando o ressalto não era o que considero ótimo, abri o último bote a semana passada. Vai dar seguramente para jogar até final de Janeiro por isso vai fazer 1 ano de certeza com esses 6 tubos.
Portanto no meu caso tive :
6*5=30 tubos Head pro
50€ Pascalbox
Total : 80€

Dizer que sou daqueles que quando chega ao campo pergunto quem tem bolas e como a resposta é quase sempre " não tenho" ou " tenho umas mas já têm uns 5 jogos", acabo sempre por ser eu a dar as bolas. Em relação ao ressalto, e para dar uma comparação, considero ótimo quando a bola está como que no dia seguinte e após 1 jogo daqueles bons com malta como o Alcobia a smashar.

Abraço





4Padel.pt
Distribuidor Viral e Pascalbox

Posso atestar que este gajo é maniaco com a qualidade das bolas....e se nao tiver aquele ressalto xpto já não serve....

Face ao descrito, e ao exemplo que dei agora mesmo...

A sugestão é: escolham um sistema e comprem. Deixar nos tubos originais é que é mandar dinheiro fora.
De resto... é comprarem o que puderem pagar
Se jogarem muito assiduamente  pascal...se jogam menos assiduamente o tubo plus
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

JVila

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 107
Re: Pascal Box e Tubo Plus
« Responder #29 em: Dezembro 09, 2018, 10:40:22 pm »

Viva!

Estive a ler tudo o q tinham neste forum a respeito mas como n consegui escrever nesses mesmos topicos, abri um novo.

Deduzindo q continuam a aconselhar os produtos, agora com uma amostra maior gostava q dessem mais feedback.

Qual o metodo q usam para optimizar o processo? Esta é a pergunta principal.

Duvidas:
Jogando 3x por semana, e n usando um destes produtos, umas bolas novas duram 1 semana em perfeitas condiçoes? Mais?
Se conseguirmos manter as bolas sempre com boa pressao, qt tempo conseguiriamos aproveitar as bolas? ou seja, deixam de ser boas por estarem carecas.

O "NS" dizia q usava os dois produtos. Abria um tubo. Jogava duas semanas em q guardava as bolas no tubo plus entre jogos. Apos isso, regenerava-as no pascal box durante duas semanas. Enquanto isso, abria um novo tubo e utilizava o tubo plus para as novas bolas.
(Com este metodo dava para aproveitar qt tempo as bolas?)

Já o Paulo dizia q com o pascal box precisa apenas de 12h-72h (dependendo do estado das bolas), mas usando bolas novas assumimos q precisaria 12h apenas. Talvez com o tempo fosse preciso aumentar esse tempo.
(Com este metodo dava para aproveitar qt tempo as bolas?)


Gostava de ouvir o vosso metodo.


Provavelmente o melhor metodo deve ser um destes dois, partindo do principio q jogamos 3x por semana com jogos de 1h30:

1 - Usar apenas o pascal box em bolas novas e elas devem durar ate ficarem carecas?! Estamos a falar de 1 mes? 1,5 mes?

2 - Como no exemplo acima acredito q mais para o final do mes o processo n seja optimo, talvez seja melhor usar o metodo do NS mas em vez de duas semanas, apenas uma. Assim a pressao das bolas n cai tanto tornando-as mais facil de recuperar.
Uma questão...alguém me possa responder..sff. Na minha pascalBox as bolas lá dentro ficam "esmifradas"...ou seja não ficam com o formato redondinho ..parecem gomas ... Será normal..parece que li no manual que quando estão assim as bolas já não estão boas... será verdade ou faz mesmo parte do processo de recuperação?

Enviado do meu Nexus 7 através do Tapatalk

Registado