ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: A Força da Pancada é Sobrevalorizada  (Lida 6685 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

votan

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 133
  • Tux Smash
A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« em: Junho 09, 2017, 12:12:40 pm »

Quis fazer este tópico principalmente para dar um conselho a quem começou a jogar há pouco tempo.

Eu sou recentes nestas andanças do Padel (comecei a jogar em Março e, desde aí tenho feito, em média, 2 a 3 horas de jogo por semana), pelo que não tenho grande perícia ou experiência para partilhar. No entanto, dado que tenho background de outros desportos de raquete (tive aulas de ténis durante uns anos em adolescente e jogo Ténis de mesa desde que me lembro) há certas coisas que são semelhantes ao Padel. Uma delas é o hábito terrível de quem está a aprender a jogar querer bater bolas em força. Vejo muito isto no Padel. Pessoal que ainda mal sabe agarrar na raquete e já querem lançar torpedos para o outro lado do campo. O que geralmente acontece é que a pancada acaba com a bola a agredir a rede, ou a tabela... ou o teto...

O primeiro foco de quem está a aprender a jogar um desporto de raquetes deve de ser o controlo. Não interessa a velocidade da bola. Pode ser uma bola extremamente lenta, mas o importante, numa primeira fase, é conseguir meter a bola onde queremos. Conseguir acertar em linhas, nos espaços deixados pelos adversários, etc. Um bom treino para isto é estar a trocar bolas com outra pessoa e apontar sempre para a cruz onde se encontram as áreas de serviço. Sem força, a preocupação deve de ser a correta execução da pancada e a acertar no "alvo". Quando conseguirem acertar pelo menos 9 em cada 10 bolas no ponto onde querem, então podem começar a aplicar mais força na bola. Vão ver que, ao aplicar mais força, será mais difícil de acertar a pancada. Quando estiverem de novo a acertar 9 em cada 10, podem aplicar ainda mais força.
É um processo moroso, mas ninguém aprende a jogar de um dia para o outro.

Vejo muita gente a querer fazer smashes sem sequer saber como os fazer. Batem a bola completamente em desequilíbrio e ainda se perguntam porque é que a bola ficou na rede ou foi "em frente" direta ao vidro.

Concluindo, o que eu queria dizer é que, para quem está a iniciar-se no Padel, as preocupações devem de ser, em primeiro lugar, o correto movimento para a pancada, depois a colocação da bola e, só depois destes 2 pontos, a força aplicada.

Se tivermos uma boa técnica e bom controlo, mas não aplicarmos força à bola, teremos mais sucesso do que se batermos a bola com toda a força sem técnica nem controlo.
Lembrem-se, primeiro aprendemos a andar, só depois a correr.

Para quem já joga há algum tempo, este tópico pode parecer parvo, mas é daquelas coisas que muita gente não percebe, mas que é fundamental para se aprender a jogar.
Registado
The Penguin is the life.

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #1 em: Junho 09, 2017, 12:59:16 pm »

É bom tópico sim sr.



Enviado do meu D5503 através de Tapatalk

Registado

Reebas

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 103
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #2 em: Junho 09, 2017, 01:50:21 pm »

Onde é que se assina por baixo?

Excelente tópico votan ;)
Registado

jaba73

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 458
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #3 em: Junho 09, 2017, 02:19:53 pm »

Não precisa ser iniciante. Há muita malta já com muito tempo de padel que ainda continua a pensar que bater com força é que é! Depois ela bate no chão, no vidro, volta pra trás e se apanham um daqueles adversários manhosos, ponto terminado!

Bom post!
Registado

hcandeias

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 37
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #4 em: Junho 09, 2017, 02:51:06 pm »

Subscrevo tudo o que disseste!

Também jogo há relativamente pouco tempo (6 meses) e estou sempre a dizer isto aos meu parceiros de jogo mais habituais que se inciaram comigo... a força pouco interessa se vais falhar 9 em 10 vezes.

Qual é o objetivo de fazer um smash espetacular se perdes os pontos quase todos por tentar...?

Para quem tenha aulas, mais vale melhorar essas pancadas em treino e depois logo se vê. Ultimamente raramente tento meter força na bola. Enquanto não conseguir fazer a maioria das bandejas e dos smash só em jeito sem falhar... não me ponho a mandar misseís ao vidro. :)
Registado

votan

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 133
  • Tux Smash
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #5 em: Junho 09, 2017, 03:01:24 pm »

Especialmente num jogo como o Padel que se joga com tabelas, ás vezes a pancada mais fraca tem mais qualidade, porque não ressalta no vidro. Muita gente acha o vidro porreiro, mas não percebe que o vidro existe para ajudar quem defende (a maior parte das vezes, todos já perdemos pontos devido a ressaltos manhosos). Assim, quanto menos conseguirmos "deixar" o vidro ajudar os nossos oponentes, melhor.

Eu pessoalmente, já consigo bater algumas bolas com bastante força e, ás vezes isso é rentável, mas na maior parte dos cenários, uma pancada mais fraca (que não tem um forte ressalto no vidro) é muito mais eficaz. Para além disso, é muito mais giro de ver os adversários frustrados a tentar meter misseis do meu lado e a sofrerem winners a 10 à hora :)
Registado
The Penguin is the life.

Jordypadel

  • Aula experimental
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2
Como definir um ponto, quando a bola vai contra uma adversario!?
« Responder #6 em: Maio 28, 2018, 11:40:05 am »

Boas,

Sou novo nisto dos fóruns, portanto nao sei se este é o sitio adequado para tirar esta duvida que tenho!
Comecei a jogar Padel há pouco menos de um mês, e confesso que já fiquei viciado!
Neste momento tenho uma duvida que li nas regras básicas de Padel.
No que diz respeito a um ponto perdido, li o seguinte:
"se a bola bate contra um dos jogadores adversários, sem ser na sua raquete"?!
Ou seja se um fizer um smah por exp. e a bola foi directamente contra o meu adversário, perco o ponto será isso!?
Agradeço a quem me poder ajudar.
Obrigado e bons jogos / treinos
Registado

jaba73

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 458
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #7 em: Maio 28, 2018, 02:15:58 pm »

Não, se bateres a bola e ela bater no adversário, ou até raspar na roupa, o ponto é teu.

Se fosse ao contrário andava aí menino todo roxo mas farto de ganhar jogos.
Registado

Jordypadel

  • Aula experimental
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #8 em: Maio 28, 2018, 02:45:25 pm »

Não, se bateres a bola e ela bater no adversário, ou até raspar na roupa, o ponto é teu.

Se fosse ao contrário andava aí menino todo roxo mas farto de ganhar jogos.

Obrigado pela ajuda.
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #9 em: Maio 28, 2018, 03:59:35 pm »

Jordy passa pela secçao de apresentações e coloca um post respectivo pf
Assim ficamos todos a conhecer-te melhor

Grato
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

MB

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 5
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #10 em: Maio 31, 2018, 07:58:40 pm »

Concordo plenamente. Também vim de um background de ténis como o OP e a primeira coisa que tive de fazer foi exatamente aprender a não responder com força e top spin, como saia por hábito do ténis.

Sent from my LG-H930 using Tapatalk

Registado

wellick

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 97
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #11 em: Junho 01, 2018, 01:33:35 pm »

Julgo que parte do problema é que há gente que joga padel e que não vê padel. Vendo uns jogos do WPT de vez em quando começa-se a perceber como jogar este jogo. Rapidamente vemos que mesmo os "prós" jogam 80% das bolas lentas, com privilégio da colocação e do back spin / efeito cortado. E depois há aquele que até vêm uns vídeos mas só vêm compilações de smashes, são os piores :D
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #12 em: Junho 18, 2018, 03:36:51 pm »

Julgo que parte do problema é que há gente que joga padel e que não vê padel. Vendo uns jogos do WPT de vez em quando começa-se a perceber como jogar este jogo. Rapidamente vemos que mesmo os "prós" jogam 80% das bolas lentas, com privilégio da colocação e do back spin / efeito cortado. E depois há aquele que até vêm uns vídeos mas só vêm compilações de smashes, são os piores :D

Enviado do meu m2 através do Tapatalk

Registado

Goliveira1977

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 431
Re: A Força da Pancada é Sobrevalorizada
« Responder #13 em: Junho 18, 2018, 10:25:54 pm »

Concordo . O importante é meter a bola onde se quer . E a não ser malta com potência indefensável, muitas vezes os vidros ajudam a defesa e de nada serve o ataque
Registado