ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Cotovelo de Tenista/Tennis Elbow/Epicondilite - Via sacra do jogador de Padel  (Lida 7948 vezes)

0 Membros e 3 Visitantes estão a ver este tópico.

PSMarques

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 9

Não conheço muitos jogadores de Padel que nunca tenham tido queixas do cotovelo. Geralmente começa por uma pequena dor no cotovelo que vai piorando de jogo para jogo, até se tornar insuportável e obrigar à paragem da prática do Padel. Pelo menos é o que me contam, porque o meu caso foi absolutamente distinto.
Efetuei um jogo no LRC (campos descobertos) a uma quinta-feira, num dia sem chuva mas com bastante humidade (vidros completamente embaciados), pelo que as bolas foram ficando mais pesadas. Quando o jogo terminou senti algum desconforto no cotovelo, mas nada de preocupante, tanto que nem me passou pela cabeça fazer gelo ou tomar o clássico Voltaren. Dois dias depois, voltei a jogar, desta vez em indoor e aí já senti imensas dificuldades para terminar o terceiro set. O pior é que já me tinha comprometido para jogar nessa tarde. Lá compareci ao jogo da parte da tarde, aí já encharcado em Voltaren e besuntado com pomada e consegui terminar a partida, mas a jogar sempre com grande sofrimento. Nessa noite e nos dias seguintes não conseguia fazer tarefas simples como abrir as maçanetas das portas de casa, fazer a barba, etc, etc.
Marquei consulta para um conceituado ortopedista (Paulo Felicissimo) que me esclareceu que a fisioterapia resolve a lesão em cerca de 85% dos casos. Quando não funciona, as infiltrações resolvem 10%. Os restantes 5% são, geralmente, resolvidos através de intervenção cirúrgica. Notem que ele teve o cuidado de alertar que não vale a pena fazer mais do que 15 sessões de fisioterapia. Segundo ele, se não houver melhoras com 15 sessões, não vai funcionar.
Assim sendo, submeti-me aos ditos tratamentos de fisioterapia. As primeiras sessões foram tão dolorosas, que passei a tratar o meu fisioterapeuta (Francisco Silva, que, por sinal, é excelente e já me tratou de outras lesões) por Torquemada “O grande inquisidor”. Tão doloroso que confessei tudo o que sabia. E o que não sabia, inventei!  ;D Nas primeiras sessões não notei melhorias, mas a partir da 10ª (mais coisa, menos coisa) tive melhoras significativas. À 18ª sessão, apesar de ainda ter algumas dores suportáveis, concordámos que estava apto a regressar à prática do jogo.
E assim foi durante 7 felizes jogos. Nos primeiros a medo, depois com maior confiança, lá fui jogando, sempre com alguma dor, mas absolutamente suportável. Nota: Apesar dos muitos conselhos que recebi nesse sentido, não troquei de raquete e mantive-me fiel à Varlion Lethal Weapon (LW) Carbon 5.
O caldo entornou num dia em que tinha chovido e tive (para não deixar os meus parceiros “pendurados”) de voltar a jogar com bolas pesadas. Acabei em sofrimento e fiz imediatamente gelo e Voltaren. Mas o mal estava feito, e não consegui terminar o jogo que tinha marcado para o dia seguinte. Ao fim de meia hora não conseguia sequer fechar a mão para segurar a raquete…
De regresso ao ortopedista, fiz ontem uma infiltração ao cotovelo para tentar resolver o problema com o "cotovelo de tenista". O processo é simples e pouco doloroso…  :) Enquanto o efeito da anestesia não se dissipa.  :o Depois piora consideravelmente durante umas 4 ou 5 horas, apesar de nunca ter atingido o nível de dor que senti nas primeiras sessões de fisioterapia (que, apesar disso, aconselho sempre que seja o primeiro recurso).
Acordei hoje sem dores e, pela primeira vez em muito tempo, nem me lembro que o cotovelo existe. Agora seguem-se (mais) 3 semanas de paragem. Depois vos direi se funcionou...
E desta vez, não vou arriscar nada. Vou trocar a minha Varlion por uma raquete com o núcleo em polietileno para absorver melhor as vibrações da pancada.

Mas, para já, o único conselho que vos posso dar é: Cuidado com os campos molhados ou com muita humidade… Tal como ocorreu comigo, podem nem dar pelo mal que isso está a provocar.

Abraços,
« Última modificação: Abril 01, 2016, 01:15:27 pm por PSMarques »
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador

Excelente relato.
Obrigado pela partilha. Um alerta sério a todos os padelistas.

Boa sorte com a nova raquete (depois conta qual a eleita) e rápido regresso aos campos!
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549

Relato mais que explicativo do problema que pode acontecer. Infelizmente passaste por um belo calvário. Mas espero que se dissipe.

As melhoras

JR
Registado

pepeferraz

  • Padel Geek
  • *****
  • Online Online
  • Mensagens: 1734

já pensaste em trocar de pala ? pode ajudar um pouco.
Registado

PSMarques

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 9

Obrigado pelos votos de melhoras!  :)
No meu post esqueci-me de especificar que, durante a fisioterapia, estive 3 meses sem jogar. Depois da infiltração estarei 3 semanas sem jogar. É uma diferença significativa...

Quanto à raquete, têm razão. Não vou voltar a arriscar. Vou despachar a minha Varlion, até porque a maior parte dos jogadores que conheço e que tiveram este problema referem que jogavam com Varlion. No entanto, como QUASE todo o Portugal joga com Varlion isso pode não querer dizer nada...  :P Certo, certo é que enquanto joguei com uma Royal Padel isto nunca me aconteceu.

Vou comprar uma raquete com núcleo de polietileno e depois vos direi se melhorou alguma coisa...

Abraços,
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.





Não conheço muitos jogadores de Padel que nunca tenham tido queixas do cotovelo.


Nunca tive problemas de tennis elbow no padel.
Pulso sim, sinto, mas tb jogo c uma raq exigente (yarara edition) e facilito bastante no aquecimento O:)

Boa sorte! Força aí, e n forces.
« Última modificação: Abril 01, 2016, 10:49:11 pm por ruilebreiro »
Registado

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT

grande calvário :/ sendo justo com essa raquete, não é por si só que gera estes problemas. se falasses das Difusor aí sim poderiam existir mais culpas da raquete, dado que são raquetes bastante duras. a LWC5 é a mais simpática da gama alta da Varlion. eu próprio tive problemas com todas as LWC anteriores a essa, e só mesmo com esse modelo consegui jogar sem dores no cotovelo.

pode ter acontecido essa raquete ter um excesso de peso. quantos gramas tem de origem? e depois jogar com bolas molhadas é ter uma picareta no braço. nunca, mas nunca, o devemos fazer. faz pessimamente ao braço e à raquete.

boa recuperação!
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549

Obrigado pelos votos de melhoras!  :)
No meu post esqueci-me de especificar que, durante a fisioterapia, estive 3 meses sem jogar. Depois da infiltração estarei 3 semanas sem jogar. É uma diferença significativa...

Quanto à raquete, têm razão. Não vou voltar a arriscar. Vou despachar a minha Varlion, até porque a maior parte dos jogadores que conheço e que tiveram este problema referem que jogavam com Varlion. No entanto, como QUASE todo o Portugal joga com Varlion isso pode não querer dizer nada...  :P Certo, certo é que enquanto joguei com uma Royal Padel isto nunca me aconteceu.

Vou comprar uma raquete com núcleo de polietileno e depois vos direi se melhorou alguma coisa...

Abraços,

Eu jogava com uma varlion avant e tive ZERO dores. Apenas nos dois primeiros jogos. E se era dura ela... Mas concordo com o que o Pepper diz, talvez tivesses dores pelo peso dela...
Por outro lado, tenho uma Yarara agora (pesada a sacana) e se jogo muito sinto o cotovelo. Portanto é esperar pelo bonus anual e trocar por uma edition de 370 gr :P

JR
Registado

AlexMontenegro

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 143





Não conheço muitos jogadores de Padel que nunca tenham tido queixas do cotovelo.

Nunca tive problemas de tennis elbow no padel.
Pulso sim, sinto, mas tb jogo c uma raq exigente (yarara edition) e facilito bastante no aquecimento O:)

Boa sorte! Força aí, e n forces.

Tão importante como o aquecimento é o arrefecimento, mais conhecido por alongamentos, não descuro nenhum dos dois.

Quando comecei a jogar com a minha anterior raquete, senti um ligeiro desconforto mas como não gostei do modelo e só joguei 2 jogos, troquei e nunca mais tive problemas.

As melhoras.
« Última modificação: Abril 05, 2016, 09:22:25 am por AlexMontenegro »
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.

Mesmo Alex!
Partilho mto essa ideia. Alongar dps do exercício é fundamental.
Isso p acaso costumo fazer sempre, a costas e pescoço, q é onde sofro mais.
Registado

PSMarques

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 9
Re: Cotovelo de Tenista/Tennis Elbow/Epicondilite - Via sacra do jogador de Padel
« Responder #10 em: Abril 04, 2016, 05:04:14 pm »

Notem que não tenho dúvida que as principais causas para a lesão foram a minha deficiente técnica e as bolas pesadas...  :o No entanto, acredito que uma raquete mais "branda" pode ajudar a disfarçar o problema, até porque nunca me tinha acontecido enquanto joguei com uma Royal Padel.

Ou seja, concordo que a raquete deve ser a menor culpada... Mas desta vez não vou arriscar!

PS1: Confesso que não sei o peso da minha Varlion.
PS2: Confesso que não costumava alongar. Agora não falho...
« Última modificação: Abril 04, 2016, 05:15:04 pm por PSMarques »
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Cotovelo de Tenista/Tennis Elbow/Epicondilite - Via sacra do jogador de Padel
« Responder #11 em: Abril 05, 2016, 12:49:01 am »

Jogador bem elucidado :)
Força aí! :)
Registado

pedrosousa

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 14
Re: Cotovelo de Tenista/Tennis Elbow/Epicondilite - Via sacra do jogador de Padel
« Responder #12 em: Outubro 22, 2019, 06:44:46 pm »

Comprei um suporte ortopedico que me aperta na zona do cotovelo, proprio para epicondilitie... incrivel ... joguei sem qualquer problema...
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Cotovelo de Tenista/Tennis Elbow/Epicondilite - Via sacra do jogador de Padel
« Responder #13 em: Outubro 23, 2019, 11:04:44 am »

Comprei um suporte ortopedico que me aperta na zona do cotovelo, proprio para epicondilitie... incrivel ... joguei sem qualquer problema...

Coloca foto, link, preço, etc.
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

pedrosousa

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 14
Re: Cotovelo de Tenista/Tennis Elbow/Epicondilite - Via sacra do jogador de Padel
« Responder #14 em: Outubro 27, 2019, 03:28:35 am »

Comprei na loja de ortopedia do Colombo, junto ao continente.
Custou a volta dos 25€.
Igual a esta: https://lojaortopedica.pt/pt/bracadeira-para-epicondilite-epitec
Registado