ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: [Review] Orygen Carbon Edition Pro (2018)  (Lida 9071 vezes)

0 Membros e 4 Visitantes estão a ver este tópico.

pmg2018

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 35
[Review] Orygen Carbon Edition Pro (2018)
« em: Março 07, 2019, 02:26:54 pm »

Boas malta,

Com a ajuda de algum pessoal, optei por esta pala.
Devo dizer que não sou muito experiente nem testei muitas palas, por isso levem esta review apenas como as minhas sensações em pista... :)

Sou mais revés, tenho 2 meses com ela, e venho de uma Cartri Tsunami 2.0.
Está com 1 protetor e 2 overs, 374g, balanço 26,5cm.

Em geral, estou bastante contente, vamos ver se continua e posso contar nos próximos meses.

Então, de forma geral:

- Manejabilidade: boa, a raquete parece bastante leve e move-se muito bem no ar. É pouco cabeçona. 8.5/10

- Ponto doce: muito amplo para lágrima (uns 80-90%), é uma das coisas que mais me agrada, até parece maior que a Cartri, que era redonda, e não era nada mau. 9.5/10

- Controle: muito bom também, fiquei surpreendido. Agora, é para os jogadores que têm um swing largo, ou médio, porque na minha opinião tem que se armar bem e a pala dá-te o que quiseres. A saída é bastante equilibrada, tende a ser justa, mas não é uma raquete com saída forte (o que para mim é ótimo, venho do ténis). Tende a melhorar com o passar do tempo, e possivelmente no verão. 9.5/10

- Voleys: tensos, profundos, baixo e forte, sem irem ao vidro. 9/10

- Smash: Não posso ainda avaliar muito, porque estamos em tempo frio, mas sinceramente esperava um nadinha mais (secalhar face ao que os sites "gostam" de dizer). Pode (e deve) ser claramente por falta de técnica, mas esperava mais inércia dada a cabeça ligeiramente larga e que a bola corresse mais. Mas é bastante razoável. 8/10

- Fundo de court: bom, uma vez que a pá a bola não come nada a bola, mas não é daquelas que irá corrigir automaticamente se bateres muito forte ou demasiado fraco. Dá-te aquilo que tu lhe deres, nada mais. 8.5/10

- Glovos: tem que se acompanhar um pouco, se não ficam curtos. O controle e a precisão são bons. 8.5/10

- Tacto: seco, compacto, meio duro a duro. Se preferirem tactos mais suaves, experimentem primeiro. Planos rugosos para bons efeitos.

Não é uma raquete muito difícil, mas é um pouquinho técnica (embora o ponto doce seja muito bom).
Naquele sentido de que ela só te dá o que lhe deres, não "joga sozinha", dada a saída justa. Isso é bom para jogadores intermedios / avançados, talvez não recomendasse para iniciantes ou jogadores 100% de controlo de fundo de court.

E é isto... 8) Estou bastante satisfeito e espero ir chegando mais perto do seu potencial, ainda é cedo eu sei.
Nenhuma pala destes valores vale o PVP, mas se encontrarem uma boa oportunidade, vale cada euro.

Se alguém tb a tiver, partilhe as suas sensações, mesmo que sejam diferentes.

Cpts e bons jogos,
« Última modificação: Março 07, 2019, 02:34:37 pm por pmg2018 »
Registado

RS37

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 46
Re: [Review] Orygen Carbon Edition Pro (2018)
« Responder #1 em: Julho 19, 2019, 05:27:27 pm »

Jogo à quase um ano e já experimentei várias raquetes. Muitas de forma lágrima e algumas redondas e diamante.

Jogo à esquerda (revés) mas não sou pegador.
O meu jogo baseia-se no controlo e colocação de bola.
_____
Peso da pala com protetor, 2 overs e sem cordão:
374
Balanço: 26,8 (balanço médio)

Peso do protetor: 8gr
Peso do cordão: 10gr

Molde lágrima oversize, é um lágrima arredondado. Diria que está entre o molde redondo e o lágrima.

Goma Eva ultra-soft

Acabamentos perfeitos. Planos rugosos.
_____

De todas as palas que já experimentei, esta é a minha preferida até ao momento. Já fiz muitos jogos com ela, tanto com temperaturas baixas como altas e sinceramente não notei muita diferença. Fica realmente mais dura com o frio mas pouco mais. E em relação à saída de bola a diferença é mínima.

Os seus pontos fortes são:
- ponto doce enorme, elevado controlo
- saída de bola média/baixa, elevado controlo
- tacto médio/duro, apesar de a goma ser ultra-soft o tacto dela não é soft talvez por o material das caras ser mais duro do que o normal. Carbono mais duro ou mais do que uma camada de carbono?!
Sente-se bem a bola.
Tacto compacto e seco.
- molde arredondado apesar de ser lágrima, elevado controlo
- materiais, aparenta ser acima da média. Muito bem acabada, qualidade nos detalhes, compacta e super robusta.
- não massacra o braço. Não sou muito forte fisicamente e jogo 5/6 vezes por semana. Zero problemas de ombro e cotovelo. Um pouco no pulso mas acho que é por falta de técnica, uso muito pulso nos golpes.

Ponto "fraco", embora não ache que seja tão fraco assim:
- maneabilidade, média/baixa diria. Não é uma pala difícil de a mover na pista mas podia ser melhor. Tem balanço médio logo não se sente cabeçona.


Pontos neutros:
- potência, não tem pouca nem muita. Dá aquilo que imprimimos na pala. Não ajuda na hora de rematar mas também não prejudica. Logo se és um bom pegador não acredito que terás problemas com ela. Se não és...
- peso, não parece pesada nem leve
- balanço, medio

Como acredito que esta pala está entre o molde redondo e lágrima, vou compará-la com as duas:
- comparativamente com a média das palas redondas diria que tem o "mesmo" controlo mas tem menos maneabilidade.
Talvez mais potência por causa do formato lágrima.

- comparativamente com a média das palas lágrimas tem muito mais ponto doce e controlo, muito mais mesmo. Menos potência.

Conclusão:
Pala ideal para quem depende mais do controlo do que da pegada no seu jogo.
Não gosta de palas com saída. (É incrível o controlo que se perde numa pala com saída. Para quem está habituado a palas com muita saída, aconselho a experimentarem alguma com pouca para verem a diferença)
Não gosta dos tactos softs de algumas palas.

Acredito ser uma boa alternativa para quem vem de palas redondas e procuram o molde lágrima para terem um pouco mais de potência mas sem quererem arriscar numa pala pura lágrima para não perderem todo o controlo.
Ou então de quem está habituado a lágrima mas quer mais ponto doce e controlo e não se importe de perder alguma potência.

Registado

pmg2018

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 35
Re: [Review] Orygen Carbon Edition Pro (2018)
« Responder #2 em: Julho 19, 2019, 06:01:19 pm »

Excelente review, RS37.

Também tive sensações semelhantes....

Só em relação ao molde, bom, parece-me uma pala peculiar. É lágrima oversize, quase que parece híbrida com um pouqinho de tudo , redonda mas com cabeça, e o balanço/sweet spot é ligeiramente descentrado para a cabeça (daí ser menos maneável para quem só adora palas redondas).

Ora, eu jogo com vários overs (agora devo estar com 4 ou 5) e isso ajudou-me bastante nesta pala: ao baixar ligeiramente o balanço, "parece" que fica com 2 sweet spots. Passo a explicar: bato mais em baixo para pancadas de controle, e quando aperto no voley acelerado, ou no smash, bato mais em cima e com alguma frequência já as trago de volta, inclusivé nos voleys (mais raro)...dependendo das condições claro.

É apenas uma sensação e acontece provavelmente porque o sweet spot desta pala é realmente uma pizza familiar, tendo em conta o molde... :)

« Última modificação: Julho 19, 2019, 06:08:34 pm por pmg2018 »
Registado

RS37

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 46
Re: [Review] Orygen Carbon Edition Pro (2018)
« Responder #3 em: Julho 19, 2019, 06:47:11 pm »

Excelente review, RS37.

Também tive sensações semelhantes....

Só em relação ao molde, bom, parece-me uma pala peculiar. É lágrima oversize, quase que parece híbrida com um pouqinho de tudo , redonda mas com cabeça, e o balanço/sweet spot é ligeiramente descentrado para a cabeça (daí ser menos maneável para quem só adora palas redondas).

Ora, eu jogo com vários overs (agora devo estar com 4 ou 5) e isso ajudou-me bastante nesta pala: ao baixar ligeiramente o balanço, "parece" que fica com 2 sweet spots. Passo a explicar: bato mais em baixo para pancadas de controle, e quando aperto no voley acelerado, ou no smash, bato mais em cima e com alguma frequência já as trago de volta, inclusivé nos voleys (mais raro)...dependendo das condições claro.

É apenas uma sensação e acontece provavelmente porque o sweet spot desta pala é realmente uma pizza familiar, tendo em conta o molde... :)

 ;)
"Pizza familiar"! Hahhaaha
Continua a ser a tua raquete principal?
Registado

pmg2018

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 35
Re: [Review] Orygen Carbon Edition Pro (2018)
« Responder #4 em: Julho 20, 2019, 12:57:43 am »

Sim, mas confesso que só tenho esta  :D

De qualquer forma, adoro a raquete, adapta-se perfeitamente ao meu estilo de jogo, e acho que ainda tenho muito para evoluir com ela.

Se pudesse pedir um "desejo de lâmpada", gostava que tivesse um pouco mais de inércia na cabeça, para imprimir mais força na bola. Mas isso sem mexer muito na saída (mais um pouquinho tb n era grave) e sem mexer no sweet spot, o que talvez possa ser um tradeoff "impossível".

Enfim, já fiz umas pesquisas nos foruns espanhois por alguma coisa nesse género, mas tb não há pressa, e seria sempre para ter 2 palas no saco, porque desta não me livro tão cedo, dá-me muito boas sensações, é preciso acompanhar bem os glovos senão tou tramado...:)

« Última modificação: Julho 20, 2019, 02:02:05 pm por pmg2018 »
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: [Review] Orygen Carbon Edition Pro (2018)
« Responder #5 em: Julho 22, 2019, 09:42:52 am »

300€ de raquete? + - ?
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

RS37

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 46
Re: [Review] Orygen Carbon Edition Pro (2018)
« Responder #6 em: Julho 23, 2019, 01:48:43 pm »

PvP sim, mas com alguma pesquisa deves conseguir mais barata.
Registado