Material para padel > Lojas físicas e online

Milanuncios e viável? Já alguém teve experiência de comprar por lá?

<< < (6/6)

pmg2018:

--- Citação de: pepper em Janeiro 09, 2019, 11:13:56 am ---
--- Citação de: NS em Janeiro 07, 2019, 09:37:24 am ---Pepper, tens de colocar um post a explicar a logica da politica de preços.
Alguns foristas sabem como "funciona" o mercado porque já conviveu com este ou com aquele e alguns sao representantes e por isso ficaram a saber, mas a grande maioria é "consumidor" normal/comum e por isso vê os negocios do ponto de vista do consumidor/utilizador que so procura (legitimamente) o preço mais baixo sem perceber porque está mais baixo num sitio em relação a outro nem se preocupa com os mecanismos da garantia.

--- Fim de Citação ---

é simples. há um valor de venda de raquetes aos pontos de venda de, imaginemos, 120 eur+IVA (147.60) e chega ao cliente marcado com um PVP 200 eur (162.60 tirando o IVA). a marca impõe este PVP ou um desconto máximo e quem é cumpridor e quer manter uma boa relação com a marca, segue isso à risca. outros não cumprem, preferindo ganhar 10 eur/raquete e vender mais, do que os 40 eur de margem acordados. por isso surgem valores mais baixos nas lojas A ou B em comparação com a C. é porque C é mais careiro ou quer ganhar mais? nem sempre, pode ser simplesmente por ser cumpridor do acordado com a marca.

depois o cliente queixa-se a C que nas lojas A e B está mais barato, C contacta a marca que diz que vai ver o que se passa. umas conseguem impor-se às lojas e estas acabam com as promoções desleais, mas por vezes pelo meio já C perdeu vendas. outras marcas desculpam A e B dizendo que eles têm um grande stock e que estão a despachar o material e que vai acabar daqui por uns dias. o problema é que nem sempre permitem a C acompanhar esses preços :/ faz sentido? não, nenhum

mas depois vamos ver e as lojas A e B são normalmente aquelas que já foram várias vezes aqui faladas e que têm essas raquetes com esses preços quando na realidade o stock é zero e o que querem é angariar o cliente para depois lhes imporem as marcas próprias que têm PVP de 400 eur e que eles simpaticamente disponibilizam pelos mesmos 150 eur da anterior para compensar o "transtorno" do cliente. convém referir que como não há preço de distribuição para estas marcas próprias nestas lojas, a margem deles com estas raquetes é estratosférica, de 500 e 600% por vezes, daí a facilidade no desconto.

--- Fim de Citação ---

Pepper, entendo perfeitamente o teu ponto de vista, como vendedor e representante.

Mas como explicas então em fóruns espanhóis por exemplo, haver vendedores com milhares de posts (e transações), que vendem abaixo dos PVP's nos sites "online"? E que, além de terem boa reputação, possivelmente até podem ter boas relações com pessoas ligadas às marcas e às fábricas...

Não vou dar nomes nem exemplos, muito menos estou a julgar se é mais ou menos legal à luz da lei de Espanha; até porque acho que o ponto de vista deste fórum não é jurídico; deixo isso para as autoridades espanholas que são pagas para tratar dessas questões.

Os meus 2 cents são que isto é como tudo na vida; em qualquer cadeia com intermediários há várias margens até ao cliente, se há cadeias com menos margens ou margens mais curtas, elas existem (mais uma vez, não sou formado nem me compete julgar o ponto de vista jurídico).

Acho que cada comprador faz como preferir; como foi dito aí em cima discordo de que um comprador não pense na garantia - qualquer pessoa com 2 dedos de testa não gasta 150 ou 200 euros num bem material sem se questionar sobre a garantia.

Agora, aquilo que cada um quer pagar a mais por ter uma garantia mais certa (com papel) ou não, acho que é com cada um.

Eu posso-te dizer que comprei há pouco tempo uma pala no Wallapop, num vendedor com 101 reviews positivas, algumas delas depois de defeito e processamento de garantia bem sucedida. Se a pala pode rachar e o vendedor pode fugir para Marte? Claro que pode. Se me pode bloquear no Whatsapp e fechar a página? Claro que pode. Se há histórias em fóruns que a garantia processada pelas marcas e sites mais conhecidos não foi a melhor? Também há.

E depois isso das margens, é como em tudo, eu posso por uma raquete num site a 500 euros, e dizer que fica por 99e em grande promoção de Natal. Se ela me tiver custado 70 a fazer, é igual a vendê-la como preço base de 99e.

Deixo neste tópico a minha humilde opinião sobre isto, não sou de longe tão experiente como vocês, mas acho que como tudo na vida, isto é paradoxal e tanto aceito um comprador que prefira dar mais X para comprar na marca, como outro que prefira tomar outra opção.

Daí a liberdade de escolha, e repito que só estou a comentar no âmbito deste tópico.  :)

pepper:
imagina que uma pessoa de uma loja decide "desviar" uma raquete/telemóvel/televisor/... da loja para a vender num qualquer grupo de WA em vez de legalmente com fatura e aplicando impostos...

sobre as ligações dessas pessoas às marcas, não sei. só conheço o caso da Vibor-A. e relativamente a legalidade, obviamente que se estamos a falar de uma venda num grupo de WhatsApp de tipos que vendem dezenas de raquetes e as vendem sem papéis, fica clara a ilegalidade da coisa

Navegação

[0] Índice de mensagens

[*] Página anterior

Ir para versão completa