ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Dimensões da raquete.  (Lida 9666 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

pepipe

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 182
Dimensões da raquete.
« em: Abril 28, 2015, 04:33:54 pm »

Li num forum dos "nuestros hermanos" que o comprimento destas varia bastante entre marcas, mas o que me chamou mais a atenção é que certas marcas fazem as raquetes com comprimento maior do que permitido pelo regulamento. Entre estas marcas estavam marcas de topo como Varlion ou Vibor-a.

Citando o regulamento da FPP sobre as dimensões da raquete:
Citar
- Cabeça: o comprimento pode variar, no entanto o comprimento total da raquete (cabeça +
cabo) não pode exceder 45,5 cm, largura máxima – 26 cm, espessura máxima – 38mm.

Decidi medir a Vibor-a Yarara World Champion Edition do meu irmão e fiquei estupefacto com os 46,5cm que tem. A não ser que esteja a medir coisas a mais, o tampão do punho é grandote mas mesmo assim não é de 1cm. Medi a minha Fakun A512 Wabi-Sabi e está praticamente nos 46cm.

O que quer dizer isto? Que se num torneio federado alguém avisar o arbitro que as nossas raquetes não cumprem o regulamente estamos tramados? Sei que normalmente se diz que o tamanho não interessa  ;D e também duvido que estes cm façam alguma diferença mas se existe regulamento não é para cumprir?

Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #1 em: Abril 28, 2015, 04:46:07 pm »

Olha que bom post!!
Não faço ideia......
Quem souber... fico a aguardar por noticias!
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #2 em: Abril 28, 2015, 11:05:02 pm »

Fiquei com este post!

Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #3 em: Abril 28, 2015, 11:40:42 pm »

O que me parece é que o actual regulamento,  estará desactualizado neste ponto não tendo acompanhado a evolução que as palas tiveram nos últimos anos.
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #4 em: Abril 29, 2015, 10:29:13 am »

O que me parece é que o actual regulamento,  estará desactualizado neste ponto não tendo acompanhado a evolução que as palas tiveram nos últimos anos.

Não percebo essa lógica.
Então se a Nike desenvolver uma bola xpto, redondinha, e leve que faz efeitos brutais e tal,mas com 2 terços do tamanho, o regulamento de Futebol da FIFA fica desactualizado é isso?

Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #5 em: Abril 29, 2015, 10:43:32 am »

mensagem muito interessante esta. ainda não medi as minhas raquetes, mas faço fé no que o Pepipe disse. estive também a ler os regulamentos espanhóis, que obviamente são iguais aos portugueses, e lá referem uma tolerância de 2,5% face às dimensões, embora só particularizada para a espessura da raquete:

"Al realizar el control de las medidas de la pala se permitirá una tolerancia en el grosor de la misma del 2,5 %."

fonte: http://www.padelfederacion.es/refs/docs/REGLAMENTOJUEGO2010.pdf
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #6 em: Abril 29, 2015, 11:23:24 am »

O que me parece é que o actual regulamento,  estará desactualizado neste ponto não tendo acompanhado a evolução que as palas tiveram nos últimos anos.

Não percebo essa lógica.
Então se a Nike desenvolver uma bola xpto, redondinha, e leve que faz efeitos brutais e tal,mas com 2 terços do tamanho, o regulamento de Futebol da FIFA fica desactualizado é isso?
Da mesma forma que as balizas já aumentaram de tamanho,  da inclusão dos árbitros de área e até as próprias bolas como referes ( lembras-te do peso da Azteca do México 86) etc. etc., ou seja quando o jogo sofre uma evolução e torna-se mais rápido,  as entidades responsáveis devem estar atentas e adequar os regulamentos. Este regulamento espanhol que consultei e que é igual à nossa versão tem uma revisão em 2010 mas pelo que consegui ver pouco altera às bases do que foi criado em 1969 por Enrique Corcuera.
Off-topic : tal não é a pancada que já li a história do padel, Wikipédia, tenho o regulamento em espanhol e português para ver se não há erros de tradução,  etc. Alguém me ajude por favor
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #7 em: Abril 29, 2015, 11:27:23 am »

Se por exemplo a tolerância de 2,5% se aplicar não só à espessura bem como as restantes medidas,  as medidas que o pepipe indicou da yarara já estão dentro dos regulamentos. Agora foi uma omissão na criação do regulamento actual e estava no regulamento inicial? Porquê admitir tolerância enquanto à espessura e não nas restantes medidas?
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #8 em: Abril 29, 2015, 11:38:15 am »

O que me parece é que o actual regulamento,  estará desactualizado neste ponto não tendo acompanhado a evolução que as palas tiveram nos últimos anos.

Não percebo essa lógica.
Então se a Nike desenvolver uma bola xpto, redondinha, e leve que faz efeitos brutais e tal,mas com 2 terços do tamanho, o regulamento de Futebol da FIFA fica desactualizado é isso?
Da mesma forma que as balizas já aumentaram de tamanho,  da inclusão dos árbitros de área e até as próprias bolas como referes ( lembras-te do peso da Azteca do México 86) etc. etc., ou seja quando o jogo sofre uma evolução e torna-se mais rápido,  as entidades responsáveis devem estar atentas e adequar os regulamentos. Este regulamento espanhol que consultei e que é igual à nossa versão tem uma revisão em 2010 mas pelo que consegui ver pouco altera às bases do que foi criado em 1969 por Enrique Corcuera.
Off-topic : tal não é a pancada que já li a história do padel, Wikipédia, tenho o regulamento em espanhol e português para ver se não há erros de tradução,  etc. Alguém me ajude por favor

Paulo... de acordo com a evolução do desporto...
....o que quero dizer é que primeiro mudam-se os regulamentos e depois se usa o material ajustado a esses regulamentos. Não o contrário.
Ninguem alterou tamanhos de balizas sem a FIFA alterar as dimensões oficiais certo?
(Aqui não se coloca a questão de quem chegou primeiro...se o ovo, se galinha.)

Não pode existir um regulamento e as marcas fazerem o equipamento como querem.
Aliás... elas podem fazer o material e nós podemos comprar, e usar nos jogos entre nós, e é tudo muito giro, e beber umas cervejas, e mostra lá a tua raquete, e agora experimenta a minha, etc. etc.

Em competição não.
Uma raquete mais comprida é uma vantagem competitiva.
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #9 em: Abril 29, 2015, 11:44:30 am »

Se por exemplo a tolerância de 2,5% se aplicar não só à espessura bem como as restantes medidas,  as medidas que o pepipe indicou da yarara já estão dentro dos regulamentos. Agora foi uma omissão na criação do regulamento actual e estava no regulamento inicial? Porquê admitir tolerância enquanto à espessura e não nas restantes medidas?

2,5% de 38mm são..... 0,95mm....
é ter um verniz mais grosso e/ou uma rugosidade que na medição isso poderia confundir e causa polémica.
Sinceramente não me choca. (medida mm)

No cumprimento da raquete 1 cm a mais é bastante.
Faz diferença em quase todas as jogadas (principalmente nas bolas altas)

E já estou a imaginar os "cromos" todos aqui do forum a, assim que chegarem a casa, irem medir as palas! eheh

Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

pepipe

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 182
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #10 em: Abril 29, 2015, 12:19:40 pm »

O regulamento da FPP já se sabe que é uma cópia traduzida do espanhol, também não fazia sentido ter regras diferentes dos espanhóis. O regulamento só fala em tolerância na espessura da raquete:

Do regulamento da FPP:
Citar
Ao realizar o controlo da espessura da raquete dará-se uma tolerância de 2,5%

No cumprimento da raquete 1 cm a mais é bastante.
Faz diferença em quase todas as jogadas (principalmente nas bolas altas)

Pessoalmente não acho que faça grande diferença mais 1 ou menos 1 cm de comprimento, mas estou contigo em relação que em competição as regras são para cumprir. Não faz sentido nenhum raquetes fora das medidas. Até porque em relação as outras medidas, tanto a espessura como a largura máxima, estão dentro dos limites.

Espero medições das vossas raquetes  ;D
« Última modificação: Abril 29, 2015, 12:36:53 pm por pepipe »
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #11 em: Abril 29, 2015, 12:26:36 pm »

Partilho da opinião do pepipe que 1 cm a mais ou a menos não vai alterar assim tanto as características da raquete. Dá mais potência?  Possivelmente penaliza no controlo. É o mesmo que os vários formatos e aí o regulamento é omisso assim como no material da pala e nesse ponto é que acredito que seja possível ganhar vantagem,  aliás a opinião dos jogadores é unânime que desde que se começou a fabricar raquetes com EVA e outros materiais, o jogo melhorou bastante. Não esquecer que é um desporto bastante recente e em explosão neste momento pois não há muito tempo as raquetes eram de madeira.
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #12 em: Abril 29, 2015, 12:27:01 pm »

Logo já comparo as minhas
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #13 em: Abril 29, 2015, 02:27:56 pm »

Eu penso q 1cm no comprimento de uma raq repercute-se numa enorme diferença em termos de comportamento. 
Registado

pepeferraz

  • Padel Geek
  • *****
  • Online Online
  • Mensagens: 1734
Re: Dimensões da raquete.
« Responder #14 em: Abril 29, 2015, 02:32:43 pm »

nos proximos torneios vai andar o juiz arbitro de fita a medir as palas !!!!!!

principalmete a do Rui !!!!!
Registado