Sim pretendo mesmo experimentar. Tirando a Nox que é mesmo de controlo, a Vibora e a Varlion, nos modelos respectivos supostamente são os mais equilibrados, segundo percebi. Talvez a bamboo seja efectivamente mais de controlo, e a Yarara (mais potencia) do que a Black mamba. Talvez o pepper possa esclarecer melhor?
Quanto à NOX entre a ML10 PRO P.1 e a ML10 Attack PRO P.1, além da forma e equilíbrio que são diferentes, também a goma não é a mesma: EVA NOX HR3 + ELAST na ML10 de control e EVA NOX R-21 na Attack. Alguém conhece a diferença entre estas gomas?
Obrigado!
ec
Pegando nas tuas frases:
"Uma raquete usada, mesmo que em boas condições, ou seja sem nicas nem estragos aparentes, com cerca de um ano de uso (p.e. 1 jogo por semana), tem um desempenho pior que a mesma raquete em nova?" - Em princípio a goma já sofreu com as pancadas e poderá ter menos eficácia. No entanto, creio que a goma duma pala de padel não sofre tanto desgaste como as cordas duma raquete de ténis. Para quem já jogou, sabe que ao fim de uns quantos jogos a corda perde tensão e começa a esfarelar, chegando mesmo a partir...
"É significativo?haverá marcas ou tipos de gomas, revestimentos ou marcas que sejam menos duradouros que outros, ou o contrário, ou seja, que recomendem claramente não comprar usado?" - que conheça não, mas talvez o Pepper, Nuno Silva ou Ferraz te possam elucidar, que são mais experts na matéria. Sei que ao fim de ano e meio / dois anos, acredito que acabe por haver desgaste na goma de todas as palas...
Quanto a palas, não me leves a mal, mas estás a misturar demasiadas palas com formas e "performance" diferentes...
Quanto à NOX, tens aqui um post que fala da colecção de 2016. As que falas têm gomas diferentes e formatos diferentes como bem referes e portanto podem ter sensações diferentes.
Quanto às Vibor-a, pegas nessa gama toda e todas elas diferem umas das outras...
A sugestão que te dou é a seguinte:
- Qual o meu tipo de jogo?
- Que quero da pala com que jogo?
A partir daqui escolhes gomas e formatos de palas. Mas todas as que falas são óptimas, novas ou usadas (desde que estimadas)
JR