ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Teste Fakun X31 Fiberflex K90 Snake  (Lida 2240 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Teste Fakun X31 Fiberflex K90 Snake
« em: Dezembro 03, 2015, 11:09:42 am »

Piloto de testes: Nuno Silva
Altura: 184 cm e mais de 90 kg
Nível de jogo: 3 que num dia bom não parece nível 4
Posição em campo:  Parado. Mas normalmente à direita
Estilo de jogo: Tento ser ponderado e não perder o ponto para poder finalizar na situação mais favorável (leia-se que o jogador da esquerda ganhe o ponto antes que eu o perca)

Nota prévia sobre as Fakuns:
A marca Fakun é um caso distinto relativamente a todas as outras marcas que fabricam raquetes de Padel.
Pelo que fui apurando e correndo o risco de estar enganado (se alguém souber mais pode e deve corrigir-me e/ou acrescentar informação), a marca tem um processo de construção manual e é, ao que sei, a única que combina todos os tipos de “forma”, “revestimento” e “núcleo” entre si. Ou seja, podemos ter uma raquete x-31(forma), com goma K90(núcleo), com revestimento fiberflex (revestimento) como é o caso deste modelo, como podemos ter o mesmo núcleo e revestimento mas numa 512(forma).
Isto acontece porque a construção das raquetes é artesanal – podemos “encomendar” o que queremos e eles fazem a raquete a pedido! A marca não pretende vender em massa e os canais de distribuição são escassos (o melhor é o fórum espanhol). Têm inclusive um modelo que cada raquete nunca é igual a outra pois a injeção do material cria veios únicos na cara da raquete.
Nem se digna sequer a ter a tradicional bolsa para se guardar a raquete tal como algumas marcas automóveis fazem com alguns extras e características de modelos comerciais. Controlo de tração?? Isso é para quem não sabe conduzir.
Bolsa de raquete? Isso são para raquetes feitas à pressa e que estalam com o calor ou humidade.
Todas, repito, todas as fakun que vi parece que são feitas para resistir a tiros de bala. Por vezes a pintura, design ou mesmo o acabamento tem “imperfeições” devido ao método de construção, mas nunca tem “defeito” – percebem a diferença?
Eu já tive duas fakun´s… a primeira uma x-31 PRO, já tinha tido uns 3 donos… Comprei-a a um jogador que por sua a vez a tinha comprado ao nosso estimado Admin! Passados uns 2 meses por acaso encontrei o pepper no CNN e ele viu a sua antiga raquete Ao pegar-lhe exclama “Mas a raquete ainda está impecável”!!!!
Passado algum tempo tive uma 512… hoje em dia está com o Xadex… Jogámos há 2 semanas e num dos jogos estive a matar saudades. A raquete continuava impecável, quer de aspecto, quer de comportamento da Goma.
Tal como já anda por aqui espalhado por alguns posts a qualidade de construção da Fakun é distinta. Bem como o “feel” de toque e que depende da tal combinação entre  “goma/forma/revestimento”.

Mas passo a escrever um pouco sobre este teste deste modelo especifico e que ainda por cima se encontra à venda pelo seu dono no momento em que escrevo.


Características da raquete
Formato: Diamante
Peso: Não sei! Se tivesse que adivinhar diria uns 365g pois “sente-se” leve
Composição exterior: Mistura de Carbono e Fibra de vidro
Composição interior: Eva K90 (exclusiva da marca Fakun)

Controlo: O modelo x-31 é o que tem a forma de “ataque” da marca. Ora isso em qualquer outra marca significa um modelo “cabeçudo” com o peso à cabeça da raquete.
Na Fakun isso significa o modelo mais ágil com um balanço nada cabeçudo. Parece contraditório mas, para mim resulta. Não tendo o “ponto doce”  que a forma da 512 ou da A500, por ser necessariamente mais pequeno, o controlo para uma raquete deste formato é bastante elevado.
A raquete é muito confortável também pela empunhadura. Parecendo mais larga que o habitual noutras marcas e sendo muito direita (não tem aquela largura na base tao pronunciada) permite que ao colocarmos um grip adicional, que fique perfeito.
No caso deste modelo o feel da goma é também confortável não parecendo uma raquete muito técnica.

Potência: É uma X-31, logo ajuda o formato da mesma na aceleração mas pelo núcleo e revestimento não tem tanta potencia como com outras combinações.

Saída: Tem a saída ideal. Suficiente sem ser descontrolada. Esta goma K90 é uma ilustre desconhecida (infelizmente). Passa facilmente a rede sem ter força para ir ao vidro. E esta hein?

Defesa: Não é o seu ponto forte, não sendo uma raquete fraca neste aspecto. Diria que não compromete por ser ágil e confortável e principalmente porque tem saída para devolver bolas difíceis.

Ataque: Sendo ágil na rede, confortável na batida (transmite segurança e por isso não temos “medo” de errar e atacamos melhor a bola) é na rede que esta raquete está melhor. Não é a raquete certa para se querer estar sempre a sacar por 3 ou por 4. É a raquete que é boa para finalizar pontos com mestria sem ter que se usar força pura. Arriscaria dizer que ideal para um jogador de direita que seja mais ofensivo.

Preço: Desta raquete em especifico é perguntarem ao Paulo Silva! Sobre os preços da marca acho melhor irem ao fórum espanhol e investigar.

Apreciação Global: De qualidade de construção a toda a prova, este modelo em particular é bastante inovador. Aquilo que se adivinha quando se sabe as características de uma raquete não é aplicável a esta (nem a nenhuma) Fakun. Mais que com qualquer outra marca é preciso testar e vai-se ficar surpreendido.
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Teste Fakun X31 Fiberflex K90 Snake
« Responder #1 em: Dezembro 03, 2015, 12:08:47 pm »

Mais um excelente teste by guru das palas.
Registado

jaba73

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 458
Re: Teste Fakun X31 Fiberflex K90 Snake
« Responder #2 em: Dezembro 03, 2015, 01:46:32 pm »

Mesmo! Melhor que em qualquer site por aí!
Registado