ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Por não se joga nos torneios da FPP?  (Lida 4122 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

joaoplantier

  • Bate bolas
  • **
  • Offline Offline
  • Mensagens: 71
    • Clube de Padel
Por não se joga nos torneios da FPP?
« em: Setembro 22, 2015, 05:39:43 pm »

Olá a todos.
Queria lançar uma pergunta provocatória que espero que lance alguma discussão neste forum. Nos últimos anos temos assistido a um crescimento sustentado do número de praticantes de padel, que estimaria entre 10 a 12'000 a nível nacional, a esmagadora maioria na área da Grande Lisboa mas com polos de desenvolvimento forte no Porto, no sotavento Algarvio, na Madeira, etc. Esse crescimento não se traduzido num aumento do número de inscritos nos torneios da FPP, havendo inclusivé necessidade de cancelar algumas provas por falta de inscritos. Na opinião do forum (i.e de todos vós) quais serão as causas para isso?
- Será "culpa" das Ligas?
- Será ´por causa do número de torneios?
- Será por causa dos formatos competitivos?
- Será por causa do perfil eventualmente não competitivo dos jogadores?

Espero que seja uma discussão acalorada :)
Abraço
João Plantier
Clube de Padel & Academia de Padel
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #1 em: Setembro 22, 2015, 06:08:24 pm »

Nice question João. Abro as hostilidades tendo em conta um pouco a minha experiência, sendo que ao final de 1 mês de ter jogado pela primeira vez já andava por aqui no fórum à procura de parceiro: http://forumpadel.pt/index.php?topic=911.0
Maluquinho, eu sei !!! Lá consegui "enganar" um camarada do forum para jogar o torneio de Mafra em junho. Mas daí para cá, ninguém quis nada comigo :(
Na minha opinião é a conjugação da existência das Ligas e de torneios sociais e mix's que normalmente os clubes organizam e bem, aliado à falta de perfil competitivo da maioria dos jogadores. A maioria da malta prefere um jogo com cerveja e porco no espeto, que estar a jogar por conquistar pontos e subir no ranking. ;)
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

andre_rosa

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 263
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #2 em: Setembro 22, 2015, 06:14:13 pm »

Nice question João. Abro as hostilidades tendo em conta um pouco a minha experiência, sendo que ao final de 1 mês de ter jogado pela primeira vez já andava por aqui no fórum à procura de parceiro: http://forumpadel.pt/index.php?topic=911.0
Maluquinho, eu sei !!! Lá consegui "enganar" um camarada do forum para jogar o torneio de Mafra em junho. Mas daí para cá, ninguém quis nada comigo :(
Na minha opinião é a conjugação da existência das Ligas e de torneios sociais e mix's que normalmente os clubes organizam e bem, aliado à falta de perfil competitivo da maioria dos jogadores. A maioria da malta prefere um jogo com cerveja e porco no espeto, que estar a jogar por conquistar pontos e subir no ranking. ;)

Já te disse que alinho contigo  ;)


Voltando ao tópico, acho que é um misto dos vários fatores enunciados.

Há, sem dúvida, uma larga maioria de jogadores que apenas quer jogar socialmente o que leva a que o número de praticantes "competitivos" seja mais reduzido. Também penso que existe um número exagerado de torneios, ligas e eventos que fazem uma concorrência forte às provas da FPP.

Por último penso que falta informação, principalmente junto dos jogadores mais recentes, de forma a que estejam informados sobre os vários torneios.
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #3 em: Setembro 22, 2015, 07:50:15 pm »

Falta um factor

PREÇO

Paga-se para se ser filiado
Paga-se para ter aulas e aprender a jogar
Paga-se para ter aulas e para se ser competitivo a serio
Paga-se para treinar alugando campos
Paga-se para ter o melhor equipamento e ser competitivo
E para quê ?
Ah para se dizer que numa tabela qualquer se está duas linhas acima de um "jose" qualquer.

E não é assim em tantas outras modalidades?
A esmagadora maioria dos praticantes pratica porque gosta. Seja o futebol 5 semanal aos domingos, seja o running, seja a natação etc. (E sempre repito a preços mto inferiores)

O modelo competitivo simplesmente não interessa a muitos jogadores por todas as razoes que anunciaram.

A federação  (nem vou entrar na conversa sobre qual delas) que tenha protocolo com os clubes e os filiados paguem 50% de aluguer de campos. Vão ver que o paradigma muda.

Mas isso não acontecerá porque qualquer pessoa pode abrir um clube de padel e "não querer saber" da federação, então porque haveria de sujeitar o seu business model a esta premissa?

Teria de haver regulação... mas isso leva-nos à conversa sobre a(s) federação(oes).



Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

jaba73

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 458
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #4 em: Setembro 22, 2015, 09:19:07 pm »

Na minha zona, recentemente, houve 2 torneios organizados pelo mesmo clube no mesmo fim de semana.
Um social e que decorre todos os meses e outro federado, anual. O social teve 5 pares e o federado 3...
É pouco para ambos, o que me confunde ainda mais porque há cada vez mais gente a treinar, alguns a sério, os campos estão sempre ocupados...acho estranho que a malta depois não arrisque a entrar seja no social seja no federado. Olha, eu não treino e vou aos que posso...
Cá há torneios de ambas as federações...ah, não sou federado...
Registado

ZP Freitas Pinto

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 444
  • Vibor-A King Cobra, esquerdino, direita, Nível?:)
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #5 em: Setembro 22, 2015, 11:21:52 pm »

Para mim a resposta à pergunta do João é simples. :)

Porque os clubes não querem!

Esta situação faz-me lembrar as festas na minha faculdade. Havia as da Associação (oficiais - tipo FPP) e as dos diferentes cursos e anos (tipo dos clubes) ... as melhores festas eram as que tinham melhor data e não obrigatoriamente as da Associação e algumas eram um fiasco porque o "mercado" estava saturado.

No Padel acontece a mesma coisa e os torneios acabam por ser um negócio - têm inscrição, trazem tráfego em horas fracas com maior consumo de artigos das suas lojas e criam momentos para promover a fidelização ao clube - e por isso os clubes investem todos os seus recursos para trazer jogadores aos mesmos.

Ora, caso os clubes quisessem, o mesmo aconteceria com os torneios da FPP... eu sou aliás apologista de que todos os torneios deveriam ser válidos para o ranking da FPP. mas lá está, os clubes teriam de querer e de se organizar à volta da FPP... E isto acaba por ser interessante porque as federações são normalmente instituições dos clubes e não dos jogadores. Para a FPP por exemplo 75% dos votos são dos clubes e 25% dos jogadores federados, portanto basta os clubes organizarem-se.

Finalmente, parece-me que com este tema o João queria mesmo chegar ao modelo de "governance" da FPP. Era assim ou não era, João? :D

Abraço.

 

 
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #6 em: Setembro 22, 2015, 11:39:55 pm »

João belo tópico para debater sim sr.

Eu falo pela minha experiência. Participei em duas ligas e num torneio.

A primeira foi com um parceiro que não conhecia de lado nenhum. Ambos tínhamos começado a jogar padel a dois ou três meses e a ideia foi ver como corria.

Lá está ninguém gosta de perder a feijões mas pronto não ficamos em último.

Isto para dar a entender que para haver uma evolução dos torneios e das ligas para torneios fpp/fpt tem que haver motivação e consistência de jogo.

E como o Nuno disse, e com razão, é um investimento de tempo e dinheiro grande.

Todos nós sabemos que as aulas e o aluguer dos campos esta com um valor muito elevado.

Ora para terminar pq não tenho o dom da palavra...

Ou uma pessoa realmente tem em mente que quer investir no Padel e quer evoluir ou uma pessoa ficasse pelo padel porco no espeto e umas frescas.

Eu gostava muito de poder evoluir no Padel. Mas não tenho tempo nos dois sentidos
Registado

pepeferraz

  • Moderador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1734
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #7 em: Setembro 23, 2015, 09:01:20 am »

Belo tema para debater.

No meu ponto de vista, no principio existia torneios socias, onde havia muito convívio, boa competição e uma boa relação entre preço que pagávamos e o retorno que tínhamos de jogos e umas belas bejecas !!!!!!!

Com a entrada da FPP, com a expansão da modalidade e com os clubes a reduzirem nas despesas dos torneios, começou a existir os torneios mais competitivos e menos sociais.

Neste momento existe vários torneios por fim de semana, quando no antigamente havia um por mês!!!!! como a crise chega para todos, começou a existir as pessoas que só vão aos torneios para raking, aos que só vão para o social e aqueles que preferem pagar 10 euros e jogar hora e meia de bom convívio que pagar 10 euros e jogar um jogo com ponto de ouro até aos 9!!!!!!!

Por ultimo chegaram as ligas, que por um lado é uma boa maneira de uma pessoa jogar um jogo por semana com boa competividade, mas que depois também retira as pessoas dos torneios porque já estão a jogar a liga x ou y, estas também vão ter de mudar o seu modelo, pois em breve também estarão saturadas.


Para resumir, todos tem de trabalhar para melhorar as ofertas Vs competividade e chamarem a si mas jogadores.




Registado

Xadex

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 201
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #8 em: Setembro 23, 2015, 09:23:06 am »

Respondo à "provocação" com uma pergunta: Que vantagem tenho eu em ser filiado?

R: nenhuma

Assim, porque me vou filiar à federação?

Ok, não posso entrar nos torneios da federação e ter um ranking. Por mim, tudo bem. Porque nesse fim de semana terei mais 2 ou 3 torneios sociais que são igualmente competitivos (para o meu nivel).
Penso que quando existirem vantagens reais (desportivas e financeiras) para os filiados os numeros vão aumentar e claro, isso vai traduzir-se no aumento de inscrições nos torneios da FPP.

P2: Os clubes e a FPP tem interesse em trabalhar em conjunto?
R: não sei..... deixo as politiquices para outros.
Registado

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #9 em: Setembro 23, 2015, 10:25:18 am »


João, muito bem colocada a questão.
Há sem dúvida uma questão premente no Padel nacional, que tu e o Pepper têm muito mais presente que nós - a disputa FPP / FPT. Apesar disso não influenciar muito o "comum" jogador de padel que não se está para chatear com política é algo que fractura a forma com o Padel é visto no exterior. E isso pode ter influenciado por exemplo o cancelamento do WPT em Lisboa com consequências muito grandes. A verdade é que a FPP faz muito menos que os clubes para promover o desporto e devia ser exactamente ao contrário. Mais uma vez em Portugal continuam a ser os investidores privados a alavancar tudo... o que é errado.

No que diz respeito às tuas questões, respondo uma a uma para ser mais fácil de as examinar, sendo que penso não adiantarei muito mais que os meus colegas já fizeram:

- Será "culpa" das Ligas?
    - As Ligas são benéficas. A primeira sendo a do fórum, acompanhada por um boom recente de clubes a organizar mixes e mini-ligas ao fim de semana e horas mortas. Se formos ver é nestas ligas que se formam duplas, que os jogadores ganham ritmo, porque é a doer, é para ganhar, portanto é aí que se aprende e se cresce como jogador. Para quem não tem aulas a Liga serve como aula para voos maiores, para aprimorar a técnica e depois ir a torneios...
- Será por causa do número de torneios?
   - Talvez. O dinheiro não cresce na àrvore. E fazendo contas a jogo de liga por mês + torneio social + cerveja e águas, rapidamente chegamos a mais de €90/€100 mês gastos em padel.
- Será por causa dos formatos competitivos?
   - Não há muita forma de fugir ao formato actual. Se um torneio tiver grupos de 3 equipas, uma equipa derrotada faz apenas 4 set's. Há quem considere isso pouco. A verdade é que não há forma de fazer avançar equipas e manter campos livres para jogarem os oitavos, quartos, semi finais e finais e fazer uma espécie de repescagem com os "derrotados", para terem mais jogos e fazerem valer o seu dinheiro. Não me parece que aqui haja conflito e seja por causa disto que não há mais jogadores...
- Será por causa do perfil eventualmente não competitivo dos jogadores?
   - Claramente sim. Eu nem ao berlinde gosto de perder mas vou lá, mas sempre pratiquei desporto de alta competição e estou habituado. Há pessoas que não estão para isso e não querem com medo de ficar logo para trás. Sugestão (que está a ser seguida por alguns clubes mas que não é facil de obter) - patrocínios. Oferta dum jantar, dum paletero, duma aula grátis, dum par de ténis, duma entrada num museu, um passeio de barco... Sei que não é facil, mas dinamizar o torneio fará com que mais pessoas queiram ir...Implica investimento, eu sei. Mas o investimento tem retorno.

Outra razão - o preço das pistas... €10,00 por hora e meia? Isso sim é elevado. Se pensarmos que em Barcelona pagas €5,00 / €6,00 pela mesma hora e meia... Ao fim de três jogos tens o dinheiro para mais um torneio...e aí sim talvez se fizesse a diferença. Sei que há custos inerentes à manutenção de um clube - saberás muito melhor que eu porque tens um - mas esse valor é ainda muito elevado. É certo que a €10,00 por hora e meia continuas a ter o clube cheio em hora de pico mas baixando o preço dás poder aos jogadores, poder esse que é o dinheiro que eles investirão também no teu clube, comprando mais palas novas, sumos no bar e afins...e fazendo mais jogos ou mais torneios, ou então mais aulas.

JR
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #10 em: Setembro 23, 2015, 03:14:39 pm »

É uma questão da veia competitiva.
Há 'n' torneios, de todo o tipo, portanto quer as pessoas q querem fazer uns torneios quer as q só querem bater umas bolas, já são uma grd fatia dos praticantes.
Os restantes são os q têm uma veia competitiva ainda mais cerrada e se dão ao trabalho de se federar, e de ir a torneios oficiais.
« Última modificação: Setembro 23, 2015, 03:15:13 pm por ruilebreiro »
Registado

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #11 em: Setembro 26, 2015, 12:17:05 pm »

[Sobre a questão do preço dos torneios oficiais]
Inscrição no FPP5000 (!) do IPC: 15€.
Mais barato q qq torneio interno que tenho visto.
Registado

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #12 em: Setembro 28, 2015, 06:00:56 pm »

Bom, com a organização do Masters e o fecho das inscrições da Liga, não tive tempo para participar nesta discussão. E que belo tópico!

Sobre as Ligas, acho que elas vieram preencher um vazio existente na altura. Hoje já não há esse vazio, dado que o modelo da nossa Liga foi replicada por todo o lado, quiça em excesso, e óbvio que isso traz consequências, mas isso é discussão para outro tópico. O que vale a pena reter aqui é que as Ligas claramente retiraram pessoas dos torneios porque de alguma forma responderam à ambição competitiva de um certo tipo de jogadores, que mais facilmente entra num formato que lhe garante 7 jogos competitivos, a fazer jogos completos, sem pro-sets e pontos de ouro, num formato flexível de marcações, etc. E também convenhamos que os torneios que existiam aqui há 2 anos eram miseráveis em termos de organização. Não todos, atenção, mas grande parte. Hoje felizmente estão bem melhores, quem sabe se devido à concorrência não só da Liga como dos novos clubes que foram abrindo. A concorrência faz-nos sempre melhorar e aumentar a exigência osbre nós próprios. Posso até contar a história de que a Liga acelerou o seu processo de formação no dia em que num torneio me fizeram estar das 12 às 23h nesse clube para fazer dois jogos (e até aos 7 cada um deles!), sendo que o meu segundo jogo estava marcado para as 18h. Mas entretanto houve outras prioridades no agendamento dos jogos...

Hoje as coisas estão bem melhores. O formato, apesar de eu embirrar solenemente com pro sets e pontos de ouro, embora compreenda a sua existência, também tem melhorado por forma a controlar melhor os tempos dos jogos e a repartir por blocos do dia cada categoria, organizando assim melhor a agenda de cada um e dando para conciliar com a família.

Quanto ao excesso de torneios, acho uma consequência normal do crescimento da modalidade. Já o facto do modelo da FPP ser o mais adequado, aí já tenho as minhas dúvidas. Basicamente acho que há aqui 2 modelos a ter em conta: o modelo WPT, um circuito com provas oficiais, e o modelo ATP, que é como que uma homologação de torneios, e que é o que temos atualmente. Esta foi uma discussão que tentei levar por diante numa das últimas assembleias gerais da FPP, mas que redundou em nada, indicando que o modelo proposto era X e pronto. Os clubes também não pegaram na deixa, aliás a participação destes nas "discussões" da dita AG foi mínima. Mas isto tambem é tema para outro tópico :)

Talvez alguns clubes ainda achem que o selo FPP faz muito pelo seu torneio. E se calhar faz. Mas também sabemos que há clubes que não precisam dessa chancela para nada e fazem torneios muito melhores que outros do calendário FPP. E acho que é isso que faz a diferença: a organização do torneio, o clube onde ele decorre, o ambiente que aí se vai viver. Não acredito que o que chama as pessoas ao torneio do IPC, para citar o próximo no calendário, seja o facto de ele ser um torneio FPP5000. Acho que é simplesmente o facto de ser um torneio no IPC. E ser o 2.º aniversário. E o porco (vai haver? imagino que sim :)). E a animação. E acho que é por aqui que os clubes têm de ir. Diferenciarem-se. Saber que o seu torneio, seja ele FPP ou outro, vai ter um carácter distinto, em que os jogadores já sabem ao que vão. E não são muitos os clubes onde isto sucede atualmente. Onde tu à partida estás logo automaticamente motivado só pelo simples facto de existir um "save the date" no Facebook.

Só sobre o último ponto, para rematar. Há muitos jogadores competitivos. Não são obviamente mais de metade dos jogadores, mas seguramente que há umas centenas para encherem vários torneios. Mas destes também há muitos que preferem fazer os jogos disputados entre amigos a terem de alocar um fim de semana ou até terem a chatice de andar a marcar os jogos da Liga. Repetindo o que já disse acima, acredito que muitos destes jogadores competitivos já veem as suas ambições competitivas preenchidas com outros formatos que não o dos torneios, sejam eles Ligas, Mixes, etc.
« Última modificação: Setembro 28, 2015, 06:10:51 pm por pepper »
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

ruilebreiro

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1498
  • Nível 2. Esquerda.
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #13 em: Setembro 28, 2015, 10:12:10 pm »

Olha q acho q o selo FPP "vende", e o o IPC ser um 5000 puxa mta (vá alguma) gente.
Cof cof ;)
Registado

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Por não se joga nos torneios da FPP?
« Responder #14 em: Setembro 29, 2015, 01:54:18 pm »

Olha q acho q o selo FPP "vende", e o o IPC ser um 5000 puxa mta (vá alguma) gente.
Cof cof ;)

as 78 vagas que tinham para o torneio encheriam da mesma forma sem o selo FPP. estou convencido disso. ainda te digo mais, encheriam só com nível 3 se fosse preciso :)
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+