Tudo sobre padel > Tática e técnica no padel

Posicionamento táctico no padel desde o início

(1/2) > >>

Mário Santos:
Um de vários artigos interessantes.

http://www.preparacionfisicapadel.com/2013/09/la-tactica-en-el-padel-desde-el-inicio.html

Bons jogos!

pepper:
bom artigo! válido para miúdos e gráudos :)

Povoa:
Boas!
Alguém me consegue explicar o porquê do jogador de potência jogar à esquerda e o jogador de controlo à direita?
É possível/ habitual inverter?
(o link acima está dead)

Abraços.

NS:

--- Citação de: Povoa em Julho 21, 2019, 10:08:23 pm ---Boas!
Alguém me consegue explicar o porquê do jogador de potência jogar à esquerda e o jogador de controlo à direita?
É possível/ habitual inverter?
(o link acima está dead)

Abraços.

--- Fim de Citação ---

Em termos simples:
Esse racional pressupoe que ambos sao jogadores destros
O da esquerda por ter o seu braço mais forte a meio do campo, tem mais area de jogo e portanto "ataca" a bola a meio do campo tendo assim mais amplitude
O jogador de direita bate bolas a meio do campo com as costas da mao/raquete pelo que nao consegue ser tão assertivo em todas as pancadas
Se o parceiro for canhoto, pode ser ele a ser o mais agressivo (ou irem variando) porque ambos podem atacar a bola quando ela vai a meio do campo

tapimentel:
Essa questão tem uma resposta mais ou menos óbvia, mas neste momento o padel está a mudar e já nem se aplica a regra do Esquerda - Potência, Direita - Control.

Eis a resposta: Normalmente jogam dois destros (mão direita) na mesma dupla. O jogador que joga do lado esquerdo, sendo destro, pode cubrir todas as bolas que vierem para o lado dele e para o meio, pelo que pode atacar essas bolas com todo a ângulo que a posição do campo dele lhe permite. Neste caso ele pode fazer remates por 3x, planos, rápidos e até mesmo voleis de direita e esquerda de definição.
Pelo contrário, se uma bola ficar fácil para o ombro esquerdo do jogador de direita destro, ele vai ter dificuldade em definir essa bola.

Mas no entanto estamos a ver dois jogadores com muita potência a jogar juntos, (Paquito e Lebron) e agora isso já nao conta para nada, pq se metes um globo mais alto e lento no lebron, ele mesmo encostado ao vidro lateral da direito e um passo atrás da linha, ele rebenta a bola de uma maneira que define desde a direita, meio, esquerda, atrás, á frente.. de onde quiseres basicamente (basta ter condições ideais para isso: temperatura, pressão atmosférica, etc..)

Podemos ainda olhar para o caso dos jogadores canhotos (JMD e Lima). Estes dois fizeram com que o Bela fosse Nº1 durante 17 anos. Portanto aqui inverteu-se o sistema. Sendo o Bela a defender desde a esquerda e JMD muito ofensivo na rede (com golpes de definição de voleis na grade, remates x3 ou angulos impossiveis). Já o Pablo Lima tinha mais força que jeito, e também defendia muito (ao contrário do JMD) , mas não deixava de definir muitas bolas por potência (x3 e plano).

Depois ainda tens o caso do Sanyo Gutierrez (atual nº1 ) que define mais bolas que o Maxi Sanchez, apesar de ambos serem destros.

Lá está, essa ideia do jogador de esquerda ser o jogador que define (potência) , está ultrapassada.

Navegação

[0] Índice de mensagens

[#] Página seguinte

Ir para versão completa