ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Jogador lesionado - competição e ética  (Lida 7616 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #15 em: Maio 21, 2015, 07:11:09 pm »

É claro que depois tens jogadores que são nível 2 e inscrevem-se no nível 3 para ganharem a liga
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #16 em: Maio 21, 2015, 08:01:11 pm »

É claro que depois tens jogadores que são nível 2 e inscrevem-se no nível 3 para ganharem a liga

Isso no meu entender é que chamaria de falta de ética.

Agora em relação à questão do lmikes, se o jogador lesionado quer continuar é aproveitar uma mudança de campo e dar-lhe com a pala no joelho  ;D
Tira-se logo a vontade de continuar

eheheheheheheh

Agora a sério e com conhecimento de causa já que creio que a questão surge pelo menos um pouco pelos comentários que fizémos do jogo com os manos Raimundo, Ricardo e o Miguel. Como no geral todos apontam, tem muito a ver com o espirito que se vive na competição. Relativamente ao adiamento a minha opinião é de que se efectivamente não puder continuar o jogo, deveria contar como desistência ou seja derrota. Era o que estava preparado se fosse o caso do João não conseguir continuar e de forma alguma ficaria chateado com os manos. No caso do jogador continuar, como foi o nosso caso, senti(mos) que os manos tentaram jogar mais na minha direção ou bolas que não fizessem o João correr, o que na minha opinião demonstrou enorme fair-play.
Mas e como o Ivo indicou, se a estratégia deles fosse carregar sobre o João teríamos que aceitar e fosse o que fosse o resultado, não teriam sido incorrectos nem teriam tido falta de ética, teriam seguido uma estratégia de explorar o jogador mais vulnerável que é muitas vezes seguida em competição mesmo sem lesões. No meu ver isso é estratégia não é falta de ética, isso guardo para situações onde por omissão, falta de desportivismo, etc se tenta enganar para obter vantagem.
Esta é a minha visão.

Abraço
« Última modificação: Maio 21, 2015, 08:27:38 pm por Paulo Silva »
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

Petereagle

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 113
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #17 em: Maio 21, 2015, 09:31:30 pm »

O lesionado apresenta-se. Boa tarde a todos. ;)

Nota prévia: O lesionado manteve-se em campo por opção própria. É maior de idade. Está vacinado. Tem excesso de peso e os triglicéridos elevados, sendo ainda de salientar que se insurgiu no momento próprio, quando viu que estava a ser protegido.   ;)

Pegando no tema, e antes de me pronunciar suscito a questão: O que é fair-play no desporto?
Condescendia? Por exemplo, um jogador com uma deficiência que decida entrar numa competição para jogadores ditos "normais", o oponente deve ser condescendente com a diminuição do adversário? Ou isso seria sentido como desrespeito por parte de quem do outro lado se esforça e que não gosta de facilidades e facilitismos?

Atenção que não estou a falar em desportos de combate, nem de uma prova de caça, nem de tiro ao alvo, mas sim de um desporto em que, consciente da limitação que tem, um jogador considerou que não seria opção desistir e perder, tendo antes optado, ainda que com dores e com capacidade para decidir quais as bolas que jogava, manter-se em campo, sem correr qualquer risco de vida, apesar dos triglicéridos e do excesso de peso, a que deve ser acrescentado um almoço de um duplo aniversário, ao sabor de um naco na pedra, com 1, ou 2, talvez 3, copos branco seco fresquinho (foram mais, mas não interessa, pois não sei se seria considerado doping :D) e com direito a sobremesa calórica – entradas não pois era dia de competição! :P.

Agora o mais importante. Optou, mas alertou a equipa adversária que não queria ser protegido tendo mesmo dito para jogarem como se nada tivesse (aliás, até gritou que estava em campo). E no 2º set não foi só por uma vez.... Já no super tie break não foi necessário, mas aí houve muitos nervos.

Não se tratou de uma situação em que se tenha fingido uma lesão para arranjar uma pausa e depois surgir a 100%, nem para quebrar o jogo e ritmo do adversário (mas existe a perfeita consciência que isso aconteceu, e que isso foi dito pelo "manco", quer pessoalmente, quer no Watzapp da liga), e muito menos para tentar apelar à condescendência do adversário apenas trocando a bolinha por cima da rede (o lesionado- o tal que é maior de idade, está vacinado, tem excesso de peso e os triglicéridos elevados 8), e não obstante o Paulo a correr os dois campos e com fantásticas direitas - sim as bolas também iam para o campo onde o Paulo não estava) ainda fez um ou dois smash e umas saídas da parede liftadas ganhadoras - digo isto só para que se perceba que o lesionado não se escondeu atrás da lesão, nem escondeu que queria ganhar pontos  :D.

Apenas que deu tudo o que tinha, o que, por não ser muito, o pouco que consegue idolatra como épico, não se sentido culpado por jogar com muitas dores devido a lesão que não foi rutura (sim, já agora, talvez seja importante referir, pois acredito que exista essa preocupação – até porque o tema é fair-play  ;) – que o lesionado dos triglicéridos está vivo, a recuperar com poucas dores, e que não foi rutura embora ainda tenha uma moinha), mas que o obrigou a um dispêndio de verba em saúde que estava destinado para hidratação pós-padel :D, até pq o esforço que o seu parceiro fazia, era disso merecedor - o serviço é que nunca mais saiu e foi quase sempre dupla falta atrás de dupla falta, exceto num contestado ás que bateu mais que uma vez no chão da área de serviço e que ficou esclarecido com recurso a um professor que por lá dava aulas.

Em resumo e em resposta à minha questão, contrariando até um pouco o Paulo Silva, para mim fair-play não é condescendência com o adversário, é agir com respeito ao esforço do adversário, é trata-lo com dignidade, e se esse decide manter-se em jogo, joga-se e numa competição, joga-se e compete-se.

Claro que se há uma lesão, para-se o jogo pelo tempo que for necessário, pergunta-se ao adversário se está mesmo em condições. Querendo participar, o respeito pelo seu esforço é não fazerem dele um coitado. Embora compreenda que de facto me protegeram...o que (confesso) me irritou mais do que a lesão - repito...não escondi e falei com os nossos adversários e pedi-lhes para jogarem normalmente - e disso eles são testemunhas, tal como quem assistia ao jogo junto ao campo 1 do Campo Grande.

É esta a minha opinião, foi esta que transmiti quer no jogo, quer publicamente no Watzapp. E mesmo com o Paulo lamentei ter sentido que os adversários saíram prejudicados depois da minha lesão.

Não obstante, analisando esta situação do lado de quem esteve lesionado, numa perspetiva de competição e ética, cumpre referir que não me sinto culpado por não ter desistido....

Independentemente do resultado final.

Por último, ficou combinado fazermos um jogo amigável, pois estava a ser um jogo mt engraçado com excelentes trocas de bolas, até eu parecer um limpa vidros num aquário. ;D

Cumprimentos a todos!
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #18 em: Maio 21, 2015, 10:26:53 pm »

Topico com mais caracteres no Forum em todas as intervenções?
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Petereagle

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 113
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #19 em: Maio 21, 2015, 10:29:15 pm »

Ahahaja Nuno os caracteres sao como as cerejas lol. Mas achei importante partilhar todos os factos numa análise vista dos olhos de quem está lesionado 😉
Ps. Da direito a uma cerveja gratis dia 32?
« Última modificação: Maio 21, 2015, 10:30:46 pm por Petereagle »
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #20 em: Maio 21, 2015, 10:33:15 pm »

Ahahaja Nuno os caracteres sao como as cerejas lol. Mas achei importante partilhar todos os factos numa análise vista dos olhos de quem está lesionado 😉
Ps. Da direito a uma cerveja gratis dia 32?

Dia 32? Dá. Aparece lá nesse dia e de certeza que dá....
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Petereagle

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 113
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #21 em: Maio 21, 2015, 10:35:48 pm »

Smartphone....dedos grandes.... 34!!! Lol
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #22 em: Maio 21, 2015, 10:55:23 pm »

Eh eh Petereagle não estás sobre o efeito das loiras não??!! ;)

Gostei do teu post.

E sim Nuno... este tópico sem dúvida nenhuma está a arrecadar grandes testemunhos :)
Registado

Paulo

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1117
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #23 em: Maio 21, 2015, 11:08:01 pm »

Smartphone....dedos grandes.... 34!!! Lol

34?!!!

#estatudoapensarnomesmo

 ;)
Registado
4Padel

Representante Oficial Viral Padel.

Distribuidor Joma.

Petereagle

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 113
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #24 em: Maio 21, 2015, 11:12:04 pm »

De todo Gonçalo. Para isso arranjei o pretexto do Padel :D

Achei por bem dizer o que penso, pois a determinado momento comecei a sentir-me culpado de ter continuado...mas prefiro perder a desistir. Tento sempre ser o soberano do meu destino...com ou sem loiras :D

...para quem não conhece...temazo de Gustavo Cordera ex:Bersuit Vergarabat (Argentina)

Registado

lmikes

  • Apanha bolas
  • *
  • Offline Offline
  • Mensagens: 40
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #25 em: Maio 22, 2015, 01:01:39 am »

É claro que depois tens jogadores que são nível 2 e inscrevem-se no nível 3 para ganharem a liga

Isso no meu entender é que chamaria de falta de ética.

Agora em relação à questão do lmikes, se o jogador lesionado quer continuar é aproveitar uma mudança de campo e dar-lhe com a pala no joelho  ;D
Tira-se logo a vontade de continuar

eheheheheheheh

Agora a sério e com conhecimento de causa já que creio que a questão surge pelo menos um pouco pelos comentários que fizémos do jogo com os manos Raimundo, Ricardo e o Miguel. Como no geral todos apontam, tem muito a ver com o espirito que se vive na competição. Relativamente ao adiamento a minha opinião é de que se efectivamente não puder continuar o jogo, deveria contar como desistência ou seja derrota. Era o que estava preparado se fosse o caso do João não conseguir continuar e de forma alguma ficaria chateado com os manos. No caso do jogador continuar, como foi o nosso caso, senti(mos) que os manos tentaram jogar mais na minha direção ou bolas que não fizessem o João correr, o que na minha opinião demonstrou enorme fair-play.
Mas e como o Ivo indicou, se a estratégia deles fosse carregar sobre o João teríamos que aceitar e fosse o que fosse o resultado, não teriam sido incorrectos nem teriam tido falta de ética, teriam seguido uma estratégia de explorar o jogador mais vulnerável que é muitas vezes seguida em competição mesmo sem lesões. No meu ver isso é estratégia não é falta de ética, isso guardo para situações onde por omissão, falta de desportivismo, etc se tenta enganar para obter vantagem.
Esta é a minha visão.

Abraço

Mais uma vez, e que fique bem claro  :) abri este tópico não pela vossa situação em concreto, mas pela ocorrência, pois até foi alvo de discussão (saudável) familiar: "o que farias nesta situação em concreto?" "a dupla adversária não deve tirar partido da situação", "o jogador lesionado quis continuar logo o jogo deve prosseguir como se nada tivesse ocorrido", etc., etc., daí gostar de ouvir mais opiniões. O certo e o errado é relativo, tudo depende da perspectiva, mas subscrevo efetivamente o que dizes da diferença entre estratégia e o enganar. Quiseram continuar o jogo e aí claro teriam sempre que sofrer as consequências disso.

Pelos vossos posts ficou identificado o desportivismo e o fairplay, e isso é o mais importante dentro de uma liga como a presente, mas não deixa de ser uma situação a que todos estamos expostos num jogo...assim se acontecer, sugiro uma pausa técnica de 10 min e discussão do que fazer acompanhado de  umas imperiais para melhorar a hidratação e o fluidez do pensamento ;)
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #26 em: Maio 22, 2015, 01:23:15 am »

Lmikes os 10min de pausa com direito a loiras está completamente aprovado ;-)
Registado

15zinho

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 426
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #27 em: Maio 22, 2015, 12:07:32 pm »

Eu só acrescentaria umas massagens, nessa pausa! :P
Registado

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #28 em: Maio 22, 2015, 04:15:23 pm »


Se o regulamento for omisso, moralmente e em consciência interromper (ou propor interrupção), mantendo a pontuação como estava no momento da lesão.
Se a dupla que tem esse problema se quiser manter em competição então acho que jogaria "normalmente" com a tatica que fosse mais conveniente.
Atenção que a Liga é uma competição que não deixa de ser amigável.
Acho que não vale a pena ninguém se "chatear" e há que ter fairplay.

O mesmo para a duvida se o ponto é válido ou não, situação mais frequente e em que me parece haver mais "polemica" neste tipo de competições. Na duvida repete-se o ponto....mas há que ser homenzinho e admitir quando se falha ou quando o adversário faz ponto limpo e ele próprio fica na duvida.

Ha pouco terminou outra Liga em que uma dupla amiga contou um episódio em que, num jogo a dupla adversária dizia sempre que o ponto era em favor próprio, fosse numa situação de duvida a atacar ou a defender.

Enfim... Já basta no Futebol....

o regulamento indica, como qualquer torneio, que o jogo se dá por terminado aquando da lesão de um jogador, se a mesmo for impeditiva da continuação da partida. contudo damos liberdade para, se os jogadores acordarem isso, que a partida continue ou se repita posteriormente.

é um terreno pantanoso, e o nosso bom senso não é o dos outros, por isso a regra tem de ser clara :/
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Re: Jogador lesionado - competição e ética
« Responder #29 em: Maio 22, 2015, 04:28:09 pm »

Eu só acrescentaria umas massagens, nessa pausa! :P

Outra vez esta conversa? Acho muito bem!! Quem recomendas?  :P

JR
Registado