ForumPadel.PT

Por favor entre ou registe-se.

Entrar com nome de utilizador, password e duração da sessão
Pesquisa avançada  

Autor Tópico: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel  (Lida 7812 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

JR

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 1549
Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« em: Janeiro 17, 2017, 02:07:37 pm »

Que dizem?

JR
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #1 em: Janeiro 17, 2017, 02:23:00 pm »

Giro...e quanto se paga?
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Pedro Carvalho

  • Pro
  • ****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 526
  • Nível 3 com dias de 5!
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #2 em: Janeiro 17, 2017, 02:31:41 pm »

Também vi o mail mas ainda não tive tempo para ler tudo.

No entanto, isto confirma o que falavamos do seguro de Federado. Assim sendo, o preço que se paga para ser federado não me parece excessivo.
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #3 em: Janeiro 17, 2017, 02:43:10 pm »

Também vi o mail mas ainda não tive tempo para ler tudo.

No entanto, isto confirma o que falavamos do seguro de Federado. Assim sendo, o preço que se paga para ser federado não me parece excessivo.

Mas qual o preço?

Parece-me que chamar-se praticante restringindo o nível de inscrição no torneio, na pratica é o mesmo que assumir o nivel IV como "oficial" na federação.
Não estou a dizer que seja errado, acho muito bem, mas não me parece uma inovação por aí alem.
É simplesmente reconhecer que o Padel so pode expandir ganhando massa critica. Da turbe emergirá, depois sim, uma classe mais predisposta à competição.
Espero que este seja o indicio que demonstra uma alteração à visão/missão da instituição.
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Pedro Carvalho

  • Pro
  • ****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 526
  • Nível 3 com dias de 5!
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #4 em: Janeiro 17, 2017, 02:45:59 pm »

A minha interpretação do que está escrito é basicamente uma inscrição para poderes praticar padel a nível competitivo. Ou seja para te inscreveres nos torneios ditos "sociais". Não sei se com isto quer dizer que vão obrigar os torneios sociais a serem FPP500. Espero bem que não.
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #5 em: Janeiro 17, 2017, 03:26:34 pm »

Não sei se com isto quer dizer que vão obrigar os torneios sociais a serem FPP500.

Como assim? quem nao fosse federado entao nao poderia inscrever-se?
Nao podem "obrigar" a isso
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #6 em: Janeiro 17, 2017, 03:27:50 pm »

A minha interpretação do que está escrito é basicamente uma inscrição para poderes praticar padel a nível competitivo. Ou seja para te inscreveres nos torneios ditos "sociais". Não sei se com isto quer dizer que vão obrigar os torneios sociais a serem FPP500. Espero bem que não.
Não acredito que seja esse o caminho...

Até porque os clubes não devem ter interesse nisso.



Enviado do meu D5503 através de Tapatalk

Registado

Pedro Carvalho

  • Pro
  • ****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 526
  • Nível 3 com dias de 5!
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #7 em: Janeiro 17, 2017, 03:29:44 pm »

Se a federação assim o entender, os clubes têm que acatar, ao que eu percebi.

O nosso Forista Freitas Pinto é que poderá dar uma luz mais clara sobre o assunto. Verdade que não li a fundo nem estou 100% dentro destes assuntos, mas sei que as federações oficiais podem reger o funcionamento destes modelos de torneio.

Creio que não será do interesse de ninguém, mas que o podem fazer, podem...
« Última modificação: Janeiro 17, 2017, 03:32:37 pm por Pedro Carvalho »
Registado

NS

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4214
  • Moderador
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #8 em: Janeiro 17, 2017, 03:33:13 pm »

Se a federação assim o entender, os clubes têm que acatar, ao que eu percebi.

Não sou entendido na legislação.... mas era o mesmo que dizer que um clube la do bairro para organizar um torneio de futebol 5 teria que ter aprovaçao da federaçao portuguesa de futebol.
E nem sei se essa logica apenas se aplicaria a clubes filiados, ou se ha legislaçao portuguesa de actividade que condicione a actividade comercial.

Quem tiver mais conhecimento de causa que se pronuncie.
Registado
As opiniões são tão válidas como as suas contrárias.

andre_rosa

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 263
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #9 em: Janeiro 17, 2017, 03:43:26 pm »

A minha interpretação do que está escrito é basicamente uma inscrição para poderes praticar padel a nível competitivo. Ou seja para te inscreveres nos torneios ditos "sociais". Não sei se com isto quer dizer que vão obrigar os torneios sociais a serem FPP500. Espero bem que não.

Não creio que seja isso. É apenas uma nova forma de te filiares e teres acesso ao seguro da FPP.

Os torneios FPP500 eram abertos a não federados. Com esta medida passam a ser apenas para filiados e para os "meio" filiados
Registado

NunoFelix

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 163
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #10 em: Janeiro 17, 2017, 06:00:08 pm »

Falo do conhecimento que tenho da Federação Portuguesa de Tiro com Arco, na qual estou federado como arqueiro, treinador e dirigente. Existem dois tipos de federamentos, o de competição e o de arqueiro regular, que não permite fazer competição mas como o arco é considerado uma arma permite a estes arqueiros transportarem os arcos por exemplo em viagem, ou de casa para o treino. Não sei se é algo semelhante, mas é capaz de ser.
Registado

ZP Freitas Pinto

  • Cromo
  • ***
  • Offline Offline
  • Mensagens: 444
  • Vibor-A King Cobra, esquerdino, direita, Nível?:)
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #11 em: Janeiro 17, 2017, 11:02:05 pm »

Viva,

Infelizmente não tenho nenhuma informação privilegiada uma vez que o assunto não foi discutido na única assembleia que houve desde que assumi o cargo de Delegado representante dos jogadores.

No entanto, não deixo de ter opinião. :D Acho que a ideia até é boa uma vez que permite ao praticante estar seguro "por ter seguro" ;) Parece-me é ser redundante uma vez que os clubes (empresas) também são obrigados a ter seguro. Quanto à questão de poder ir aos torneios 500... é mais uma não questão porque para isso o praticante irá de certeza, preferencialmente, a torneios sociais.

Quanto à questão legal: pelo que me informei apenas no caso da FPP passar a ter a muito propalada Utilidade Pública Desportiva é que e federação passa a ter o obrigatoriedade de regular a modalidade em todas as vertentes e terá que o comprovar ao Estado regularmente. Assim, por extremo, poder-se-á dizer que todas as actividades relacionadas com o Padel poderão vir a ser alvo da sua "inspecção", tais como torneios sociais ou não, homologação de campos e clubes, acreditação de treinadores/professores... etc...

O que o Nuno diz não é descabido de todo se fizermos uma leitura da legislação extrema e na realidade tal não acontece até motivos culturais e de incapacidade das federações de controlarem todas as iniciativas de cada uma das suas modalidades...

 
Registado

Silverbones

  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 2802
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #12 em: Janeiro 17, 2017, 11:43:11 pm »

Viva,

Infelizmente não tenho nenhuma informação privilegiada uma vez que o assunto não foi discutido na única assembleia que houve desde que assumi o cargo de Delegado representante dos jogadores.

No entanto, não deixo de ter opinião. :D Acho que a ideia até é boa uma vez que permite ao praticante estar seguro "por ter seguro" ;) Parece-me é ser redundante uma vez que os clubes (empresas) também são obrigados a ter seguro. Quanto à questão de poder ir aos torneios 500... é mais uma não questão porque para isso o praticante irá de certeza, preferencialmente, a torneios sociais.

Quanto à questão legal: pelo que me informei apenas no caso da FPP passar a ter a muito propalada Utilidade Pública Desportiva é que e federação passa a ter o obrigatoriedade de regular a modalidade em todas as vertentes e terá que o comprovar ao Estado regularmente. Assim, por extremo, poder-se-á dizer que todas as actividades relacionadas com o Padel poderão vir a ser alvo da sua "inspecção", tais como torneios sociais ou não, homologação de campos e clubes, acreditação de treinadores/professores... etc...

O que o Nuno diz não é descabido de todo se fizermos uma leitura da legislação extrema e na realidade tal não acontece até motivos culturais e de incapacidade das federações de controlarem todas as iniciativas de cada uma das suas modalidades...
Se a FPP já tem um papel "relativo" nos torneios FPP duvido que queira ter mais responsabilidades com os torneios sociais.

Eu diria que se isso for para a frente vai ser negativo para o Padel.

Ate porque ainda hj lançaram o calendário das provas para 2017 e a forma de o apresentarem deixa muito a desejar

Enviado do meu D5503 através de Tapatalk

Registado

Pedro Carvalho

  • Pro
  • ****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 526
  • Nível 3 com dias de 5!
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #13 em: Janeiro 18, 2017, 08:08:14 am »

Viva,

Infelizmente não tenho nenhuma informação privilegiada uma vez que o assunto não foi discutido na única assembleia que houve desde que assumi o cargo de Delegado representante dos jogadores.

No entanto, não deixo de ter opinião. :D Acho que a ideia até é boa uma vez que permite ao praticante estar seguro "por ter seguro" ;) Parece-me é ser redundante uma vez que os clubes (empresas) também são obrigados a ter seguro. Quanto à questão de poder ir aos torneios 500... é mais uma não questão porque para isso o praticante irá de certeza, preferencialmente, a torneios sociais.

Quanto à questão legal: pelo que me informei apenas no caso da FPP passar a ter a muito propalada Utilidade Pública Desportiva é que e federação passa a ter o obrigatoriedade de regular a modalidade em todas as vertentes e terá que o comprovar ao Estado regularmente. Assim, por extremo, poder-se-á dizer que todas as actividades relacionadas com o Padel poderão vir a ser alvo da sua "inspecção", tais como torneios sociais ou não, homologação de campos e clubes, acreditação de treinadores/professores... etc...

O que o Nuno diz não é descabido de todo se fizermos uma leitura da legislação extrema e na realidade tal não acontece até motivos culturais e de incapacidade das federações de controlarem todas as iniciativas de cada uma das suas modalidades...


Era como pensava, a Federação passa a "reger" tudo o que tem haver com a modalidade, inclusivé os ditos torneios socias. Não quer dizer que o vá fazer, mas pode.

Em relação á Quota de Filiação/Federado/Praticante já disse mais que uma vez, não acho caro para o que se recebe em troca, neste caso o seguro.

Pelo que percebi os clubes apenas são obrigados a ter um seguro de responsabilidade cívil, desportivo não sei se são cobertos pelo da FPP, no entanto pelo que depreendo do decreto lei que rege esta situação, a responsabilidade é do praticante, o que faz algum sentido.
Já vi amigos meus a virarem pés no squash e o "clube" onde estávamos nem queria que se chamasse a ambulância e a verdade é que o melhor para ele foi chegar ao hospital e dizer que torceu o pé a descer a escada para o seguro normal cobrir.
Pois é, quem tem seguro de saúde normalíssimo livre-se de chegar ao hospital e dizer que estava a fazer desporto. Seja onde for, até no ringue do bairro como dizia o Nuno.

Deixo-vos aqui o decreto lei, não é claro, como toda a legislação mas dá para ter uma ideia.

http://www.idesporto.pt/DATA/DOCS/LEGISLACAO/doc111.pdf




Registado

pepper

  • Administrador
  • Padel Geek
  • *****
  • Offline Offline
  • Mensagens: 4152
  • Nível 2. Vibor-A Bamboo
    • ForumPadel.PT
Re: Federação Portuguesa de Padel - O Praticante de Padel
« Responder #14 em: Janeiro 18, 2017, 09:37:14 am »

já alguém olhou com atenção para o seguro da FPP e percebeu a mais valia do mesmo? pergunto isto porque sei que já houve quem levantasse muitas dúvidas sobre o mesmo, embora não tenha sido aqui no fórum. se alguém tiver mais informações ou mesmo um caso prático de recurso ao seguro da FPP, por favor partilhe
Registado
Criador ForumPadel.PT - padel Para Todos

PadelBox
www.padelbox.pt
Representante exclusivo Vibor-A
Distribuidor Tubo+